quarta-feira, 25 de março de 2009

Aula 01 - Suportes e Resistências


São demonstrados 2 gráficos de suportes (seta para cima) e resistências (seta para baixo), sendo o primeiro em retas paralelas e o segundo em diagonais de baixa. Suportes e resistências, de maneira simples, são zonas de preços nas quais o movimento atual do mercado tem grandes chances de parar e reverter em função das intensas compras ou vendas nesses patamares já testadas anteriormente.
Definições:
Suporte: Região na qual o interesse de comprar é grande, superando a pressão vendedora, o movimento de queda tende a parar.
Resistência: Região na qual o interesse de vender é grande, superando a pressão compradora, o movimento altista tende a parar.
Não existe nada de mágico com suportes e resistências o que existe é oferta versus demanda e psicologia humana. Em uma alta, conforme os preços aumentam, os ativos vão ficando naturalmente mais caros e menos compradores vão estar disponíveis a pagar determinado preço.
Os vendedores, pelo contrário, vão querer vender como nunca nesses novos valores resistências (setas para baixo), aumentando a oferta e contribuindo para o início da desvalorização (queda).
Podemos ver nos gráficos acima da Vale5 que o mercado subia até atingir um nível de preços no qual ele parava (resistência). Depois de encontrar a resistência, muitas vezes o mercado revertia a tendência atual e realizava, até um ponto que os compradores voltavam as compras com maior intensidade.
Em uma baixa o contrário acontece, os ativos tornam-se mais baratos e a demanda pelos papéis começa a aumentar. Os vendedores, já não acham os preços tão atrativos, diminuindo a oferta. Está aberto o caminho para a valorização (alta).
A partir do suporte (seta para cima), a força compradora aumentou e a queda parou.
O Componente Psicológico
O suporte e a resistência existem porque as pessoas têm lembranças. Nossas lembranças nos levam a comprar e a vender em certos níveis, e é provável que comprem quando os preços mais uma vez se aproximarem desse nível.
Regras de negociação
A regra para negociar usando suportes e resistências parece simples: comprar no suporte e vender na resistência. Mas se porventura o suporte ou resistência falhar, entra o plano b, usando o stop com a finalidade de proteger o capital. A porcentagem de stop, vai depender muito de cada investidor (0.5%, 2%, 5%, 10%).
Quanto mais vezes o mercado "bater e voltar" na linha, mais forte é a confiabilidade da barreira de preços. O suporte e a resistência são mais importantes em gráficos de longo prazo do que em gráficos de curto prazo. Os gráficos semanais são mais importantes que os diários.

3 comentários:

  1. Muito interessante e explicativo, o seu texto esclareceu muitas dúvidas que eu tinha. Parabéns pela iniciativa de ajudar aos novos investidores no mercado.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Sou uma das pessoas que lhe enviou mensagens no folhainvest e estou acompanhando suas explicações neste blog.
    Gostaria de agradecer e parabenizar pela proatividade das informações e dizer que estou a disposição para colaborar de qualquer forma com essa obra.

    ResponderExcluir
  3. eu tambem sou uma das pessoas q te enviou msg pelo folhainvest.
    Gostaria de agradecer e parabenizar pela proatividade das informações e dizer que estou a disposição para colaborar de qualquer forma com essa obra.

    tenho duas perguntas se vc poder me responder por favor no folha invest?
    como posso montar uma carteira que venha fazer minha rentabilidade subir , quais açõe são mais firmes e me darão mais capital em dinheiro?
    quanto tempo vc joga o folhainvest??

    ResponderExcluir