terça-feira, 9 de março de 2010

Point of view - 08/03



O Ibovespa apresentou baixa volatilidade também por falta de divulgação de indicadores relevantes. Os preços estão trabalhando perto da região dos 70 mil pontos, ou seja, zona de forte resistência. No gráfico diário, as médias móveis ficaram indefinidas, juntas e sem tendência definida.

Conforme o gráfico semanal acima, notamos que os preços estão sendo negociados dentro de um triângulo de longo prazo.
- Estocástico: subinte com espaço para mais alta porém numa região que exige cautela.
- MACD: ainda vendido, demonstrando o perigo do atual cenário, ou seja, ficar comprado ou vendido requer muita cautela nesses patamares de preços.
- LTA: Enquanto os preços forem negociados acima da LTA, tendência de alta clara, porém em cima da resistência dos 70 mil pontos.

Para o intraday do Ibovespa, mostra um afunilamento dos pontos de 69.100 e 68.300 pontos, caso um dos pontos seja superado, devera resultar em uma correção/valorização mais intensa. Suporte no intraday nos 67.800 pontos.

Destaque para a divulgação de alguns balanços corporativos:
- ALL
- Log-in
- Positivo Informática
- Multiplan
- MPX Energia

OSX – início do período de reserva

As maiores altas e baixas no pregão de segunda feira do índice Ibovespa:
Alll11 alta de 4,4%
Csna3 alta de 2,6%
Lren3 alta de 2,4%

Os de baixas foram:
Ccro3 baixa de -3,6%
Mrve3 baixa de -2,8%
Cyre3 baixa de -2,6%

Análise Gráfica de alguns ativos:

- Petr4, os preços trabalhando em cima da resistência dos 35,90. Objetivo nos 36,30 e suporte nos 34,80.

- Vale5, deve sentir a resistência do topo anterior nos 47,50. Estado sobrecomprado, correção natural com a finalidade de aliviar os indicadores no gráfico diário.

Bons trades.

4 comentários:

  1. ola alexandre e a todos!
    Iura, em um mercado em zona de congestao como agora, voce gosta de correr risco e comprar, ou prefere ser conservador e esperar um movimento mais exato do mercado?
    o que pode definir isso é o estocastico? quer dizer, segundo o mesmo esta na hora de vender, entao o ibovespa vai bater no suporte e depois pode ter chances de superar a resistencia?
    Abs Brenno

    ResponderExcluir
  2. Alexandre, boa tarde. Tudo bem? Hoje o dia amanheceu (pelo menos para mim, meio estranho), pois ontem no finalzinho do dia comprei KLBN4 a 4,95 e ela despencou a 4,86 nos primeiros minutos do pregão... Aí lembrei do mestre Alexandre, que alguma vez disse por aqui que disse "não faça operações na primeira hora de pregão"... Só se ouver bastante desespero na primeira hora de pregão, É claro... Aí saí pra almoçar e vlapt... Volto e a bichinha tá R$ 5,09... Aí eu vi a resistência do IBOVESPA... E ele começou a capengar... Nâo aguentei e vendi... A resistência que estava na casa dos 69700 pontos ficou pra trás... Ele bateu nos 70 mil e voltou... Só que a ação ainda fechou em R$ 5,22, pertinho da máxima (5,23 e com volume) MAs deu pra garantir a cervejinha, pois por aqui mesmo vi que a semana vai ser volátil, então mais vale uns centavinhos na mão do que voando... Depois de Tomar um "pedála Robinho na MILK11"... Deu pra ficar menos triste... E por falar nisso Alexandre, que coisa!!! O presidente da JBS Friboi disse ontem que "GEnte, a JBS num quer nada no setor de laticínios, a gente num quer nada com a MILK11"... Ah, aí a ação despencou... Mas hoje, no fechamento ela subiu nada mais nada menos do que 20%... O que houve Alexandre? Pelo menos no site da bolsa num houve nada relevante, a não ser que tenha tido alguma notícia que só os insiders saibam até agora (insider é uma pessoa que tem informações mais cedo, certo Alexandre)... Mas em fim... Estou com medo agora... Ela chegou nos 70 mil e não segurou... Daqui a 7 meses tem eleição, será que as coisas vão ficar como, hein gente???

    De qualquer forma, boa sorte a todos... E eu li hoje no PC da minha namorada (futura esposa, se depender de mim, rsrsrrr. Só falta a bolsa ajudar, rsrsrrs), que " a calma já é uma parte da vitória"... Hoje eu ia acionar os stops na primeira hora de pregão, mas um dia que começou negativo, terminou com alta e com volume quase 100% acima da média, certo professor (acho que estou começando a aprender um cadim)...

    Abraços e ótimos trades a todos...

    Força Sempre (acima da LTA, rsrsr)...

    ResponderExcluir
  3. Brenno, td bem!
    Para posição mais de longo prazo, prefiro esperar um ponto perto do suporte. Estamos na região da resistência e comprar agora o risco é um pouco maior, apesar de achar que a configuração dos gráficos estão boas para compra. Quando eu sinto que o risco x beneficio não é tão favoravel prefiro operar no curto prazo, principalmente no daytrade. O stocastico esta sobrecomprado, podera a qualquer momento aliviar para romper a resistencia dos 70/71 mil ptos de vez.

    abs

    ResponderExcluir
  4. Augusto, td bem!
    O movimento da milk11 é pura especulação, pq de concreto ainda não tem nada. O movimento da milk11 que saiu dos 0,50 e foi para mais de 3,0 foi de pura especulação sobre a JBS, mas não deve ter confirmado a noticia e a ação acabou desabando para cerca de 1,01 e voltou para 1,74 no puro repique devido a forte queda. Os ativos geralmente sobem/caem em escadinha, ou seja, mesmo na queda tem repique altista. E é isso que esta acontecendo com a milk11, pura especulação e volatilidade. Insider são os investidores que tem em mãos as noticias/fatos relevantes antes da divulgação ao mercado.

    abs

    ResponderExcluir