quarta-feira, 30 de junho de 2010

Point of view - 29/06



Dow Jones perto de perder o neckline nos 9.750 pontos. O importante para os próximos dias é tentar manter acima desse patamar com a finalidade de manter a tendência de alta. Se ocorrer o fechamento abaixo do neckline, a projeção para os próximos objetivos será primeiramente nos 9.400 pontos e depois os 8.830 pontos.


Mesmo que o Dow Jones perca o neckline, antes da queda mais acentuada deverá dar um repique de alta, tendo em vista que os indicadores se encontram sobrevendidos. A justificativa fundamentalista para a queda de hoje foi em função das previsões de um crescimento abaixo do esperado da economia chinesa.


O Ibovespa estava com um padrão mais forte e havia chances de superar a resistência dos 66.000 ptos. No entanto, com a forte queda de -3,70% e volume de vendas acima da média dos últimos dias, o índice configurou um padrão para quedas mais acentuadas. Além disso, o fluxo de estrangeiros voltou a apontar para baixo com elevado saldo vendedor.


Havia até uma esperança de terminar o mês de junho acima do fechamento de maio que encerrou nos 63.046 pontos. Mas com a correção de hoje, ficou 1,70% abaixo do patamar, bastando apenas um pregão para tentar encerrar no azul e configurar um padrão gráfico um pouco melhor para o próximo mês.


O divisor de tendência do Ibovespa é os 57.600 pontos. Se romper o suporte a projeção será nos 54.200 pontos e depois nos 48.000 ptos.


Não lute contra a tendência e opere sempre a favor, respeitando o seu tempo gráfico.


Bons trades

9 comentários:

  1. Fala Alexandre, beleza???

    Alexandre, o que seria operar a favor da tendência exatamente? Tipo, agora que a tendência é de baixa, tá na hora de esperar só as ações caírem e depois quando os indicadores estiverem sobre vendidos, esperar e encarar os repiques??? Caramba, semana passada mesmo com algumas notícias ruins o índice até que teve um bom fôlego... MAs agora a coisa tá ficando meio apocalíptica, rsrsr... O DOW tá perto da tal neckline, e aí, os touros estão por um fio literalmente...

    Alexandre, no caso do rompimento desta neckline para baixo, será que isso causaria os tais circuit brakes por aqui???

    Ótimos trades a você e a todos...

    Um abraço...

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Iura

    Será que vai haver um repique de alta para retornar a queda?

    1 Abraço

    Roberto

    ResponderExcluir
  3. Olá Alexandre, tudo em cima?
    Então rapaz... Já o Augusto levantou a questão, ia ser muito bom uns circuit brakers para animar a festa... ;-)
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Augusto, bom dia, tudo bem!

    Operar a favor da tendência é acompanhar os graficos de tempos mais longos, semanal e mensal. Se for operarador de curto, respeitar o seu tempo grafico, vamos supor que goste de operar nos 15 minutos, dai se opera a favor da tendência nos 15 min. Se os candles estiverem trabalhando abaixo da media de 20 dias, dai se opera somente com venda a descoberta e se estiver acima da de 20 dias...apenas na compra.

    Em relação ao circuitbreaker, podera haver sim...mas ainda não acredito, pq geralmente acontece somente na última onda de baixa...quando o mercado se encontra em stress geral. Caso perca o neckline...ainda não teremos um forte stress. Mas se ficar abaixo dos 40 mil, dai sim acredito em circuitbreaker.

    abs

    Iura

    ResponderExcluir
  5. Roberto, tudo bem, acredito sim num repique de alta, porém não muito forte, antes da queda mais acentuada.

    abs

    Iura

    ResponderExcluir
  6. Iura, parabéns pelo blog, estou sempre acompanhando!
    Tenho uma pergunta, qual é a tendência para o dólar nos próximos meses? é um bom momento de compra? Tenho intenção de investir em um fundo que acompanha a variação do dólar.

    Abraço, Artur

    ResponderExcluir
  7. Artur, td bem!

    Considero sim um bom momento para aplicação no dolar.

    abs

    Ale

    ResponderExcluir
  8. E eu compro o dólar com qual objetivo? visando o curto, médio ou longo prazo? Quais você considera as melhores estratégias neste tipo de investimento?

    Obrigado, Artur

    ResponderExcluir
  9. Opa, boa noite!

    Não tem como avaliar o dólar por um período de longo prazo. As análises devem ser feitas em períodos parciais, ou seja, de 3 em 3 meses.

    abs

    Iura

    ResponderExcluir