sexta-feira, 16 de julho de 2010

Point of view - 16/07



O mercado encerrou a semana com sinal de topo aos 62.339 pontos. Apesar da boa queda o futuro do Ibovespa ficou devendo um fechamento de gap nos 65.000 ptos, ou seja, necessitaria de uma alta de 3,50%. Agora temos uma grande dúvida, será que o gap não será fechado? Venho acompanhando o futuro por algum tempo, e até hoje, todos os gaps foram finalizados. Logo, acredito que a correção mais forte do mercado poderá vir depois do fechamento do gap, enquanto não fechar, o mercado ficara indefinido e na lateralidade.


O Dow Jones sentiu a resistência da média de 55 dias no gráfico diário e resolveu corrigir. O stocastico virou para a queda e perdeu novamente a média de 20 dias. O importante agora é aguardar o stocastico cair e torcer para que o Dow não perca o fundo anterior com a finalidade de tentar reverter a tendência baixista.

.

Para o Ibovespa o importante é se segurar acima dos 60.000 ptos e na próxima pernada de alta superar o topo nos 66.000 pontos com a finalidade de montar um pivot de alta mais consistente.

.

Finalizamos a semana com forte queda da usim5 de -10,82%, Llxl3 -7,45%, Csna3 -7,18% e valorização da Mrve3 de 6,93%, Lame4 6,50% e Rsid3 6,25%. De modo geral, foi uma semana negativa para a siderurgia e mineração e positiva para o setor de construção civil.


Link para o simulador BmfBovespa


Bons trades

15 comentários:

  1. Cadê nosso guru???
    Alexandre, escreva alguma coisa, eu me sinto perdido sem os seus comentários...

    Abraço, Eliseu

    ResponderExcluir
  2. Eu o acompanho há um creto tempo e tenho uma curiosidade, qual a rentabilidade anual que você conseguiu com seus investimentos pessoais nos últimos anos? Sempre acima do ibovespa?

    Eduardo

    ResponderExcluir
  3. Olá Alexandre, eu acompanho e estudo o mercado à vista há algum tempo, mas tenho curiosidade de conhecer sobre o mercado de opções e futuros lentamente(dizem que é muito arriscado o de opções). Gostaria de saber qual é a sua opinião sobre esses mercados e se vc tem algum livro para indicar p/ iniciantes.

    Abraços, Júlio.

    ResponderExcluir
  4. Alexandre, muitos analistas fazem estimativas de preço-alvo das ações, até que ponto isto é fidedigno? É mais comum que os analistas acertem suas previsões ou errem? Por quê?

    Obrigado, Marco

    ResponderExcluir
  5. Parabens pelo blog Alexandre, ele eh mto bom.
    Tenho uma pergunta, qual eh o melhor metodo de investir em acoes usando as medias moveis? existe algumas medias que sao mais eficazes?

    Vlw, Cleber

    ResponderExcluir
  6. Alexandre, continua com a sua opinião de que a bovespa vai cair abaixo de 50 mil pontos na próxima pernada de baixa?

    Abraço, Eliseu

    ResponderExcluir
  7. Eliseu, tudo bem...guru eu...kkkk. Um dia chego lá.

    abs

    Iura

    ResponderExcluir
  8. Eduardo, tudo bem!

    Com certeza venho conseguindo uma rentabilidade média bem acima do Ibovespa. A grande vantagem é que eu opero nas duas pontas, ou seja, ganho com a queda e com a alta do mercado.

    A rentabilidade boa vem quando o mercado entra em forte tendência ou de baixa ou de alta. Em mercado lateral como estamos acompanhando no momento, a grande parte da rentabilidade vem dos daytrades.

    abs

    Alexandre

    ResponderExcluir
  9. Júlio, tudo bem!

    Qualquer mercado tem o seu grau de risco. Mas veja bem se trabalhar com stop, praticamente anula boa parte do risco, e se opera mais tranquilo. Eu opero no mercado a vista, futuro e de opções. O problema do mercado de opções é que as opças viram pó. Se não souber operar a tendência é de muito risco. Por outro lado, o mercado futuro, acho o melhor de todos. Além de trabalhar alavancado vc opera com os contratos de futuro do ibovespa ou com o dolar. Por enquanto indicaria uma visita no youtube e tentar aprender algo sobre opças lá. Depois de ver algo na prática ai sim devera buscar algo para ler. Um bom livro é do John C. Hull (opções, futuros e outros derivativos).

    Além disso, há um simulador da Bmf sobre derivativos no site da Bmfbovespa.

    abs

    Iura

    ResponderExcluir
  10. Marco, tudo bem!

    Quanto um analista faz um preço alvo de determinado ativo tem que se analisar muito bem. Primeiro qual o grau de interesse dele nessa analise. Veja bem, ele pode ser um adm. de carteiras de um grande banco no qual esta lotado desse ativo em carteira. Dai ele divulga um relatório dizendo que o preço do ativo é tal e se torna o maior vendedor desse mesmo ativo com a finalidade de desovar o ativo da carteira, ou seja, puro interesse. Logicamente que no longo prazo, todos eles acertam qdo se trata de uma empresa boa e com lucros crescentes. Empresa com lucros bons, na maioria das vezes os preços irão atingir os preços alvos. Mas veja bem, tem que analisar o tempo e a tendência do mercado também. Eu até leio esses relatórios, mas não é o que define a minha entrada ou saida do papel.

    Bons trades

    Alexandre

    ResponderExcluir
  11. Alexandre, novamente muito obrigado pela atenção.

    Abraços, Júlio.

    ResponderExcluir
  12. Cleber, tudo bem!

    As médias são uma das melhores ferramentas para a tomada de decisão. As médias poderão definir por exemplo uma entrada e uma saida de um trade. Agora, falar qual a calibragem é a melhor não existe, pq vai muito do tempo gráfico e de qual o perfil do investidor e etc. Eu gosto muito da média de 20 dias. Mas vamos supor que os preços de certo ativo estão sendo negociado acima da média, dai o certo seria operar na compra e jamais na venda a descoberta. Logo, é para isso que eu uso as médias, se eu olho um tempo grafico e vejo que os preços estão acima ou abaixo da média, praticamente é o setup que ira definir se eu opero na venda a descoberta ou na compra do ativo.

    abs

    Iura

    ResponderExcluir
  13. Opa, Elizeu, tudo bem! No mercado precisamos trabalhar com etapas. Enquanto mantiver acima do suporte dos 57 mil pontos que plotou ha alguns meses atras não buscara os 50 mil, mas se perder, a projeção do fibonacci sera abaixo dos 50 mil. Por outro lado, se romper os 74 mil ptos, teremos como projeção do Ibovespa, acima dos 150 mil pontos.

    abs

    Iura

    ResponderExcluir