quarta-feira, 21 de julho de 2010

Point of view - 21/07



Boa noite, investidores e traders! Finalmente o futuro do Ibovespa resolveu fechar o gap nos 65.000 pontos. Além disso, a vale5 também finalizou o gap na região dos 41. Depois do fechamento do gap o Ibovespa já plotou um sinal de topo com um belo doji (candle de indecisão) que necessita de uma confirmação para dar a continuidade da queda.


Se o mercado resolver subir nos próximos pregões, o Ibovespa deverá buscar os 66.500 pontos, região essa de fortíssima resistência de Fibonacci 61,8%. Agora caso começar finalizar acima de 66,5 mil, até acredito que o mercado poderá voltar a se animar para as compras e mudar a tendência de baixista para altista.


Por outro lado, se voltar a perder os 60 mil pontos, entrara em novo processo de realização de lucros de forma mais intensa.


O stocastico se encontra na região sobrecomprada e as médias móveis lateralizadas, ou seja, forte demonstração de mercado indefinido e sem rumo por enquanto. Em outubro do ano passado, o Ibovespa estava sendo negociado nos mesmos 65.000 pontos, ou seja, se passaram 09 meses e praticamente nada aconteceu. O mesmo vale para vários ativos, quem montou uma carteira da vale5 e petr4 por exemplo em outubro de 2009, hoje esta com a carteira negativa, tendo em vista que a vale5 era negociada na região dos 41 e a petr4 em 35,0.


Em relação ao Dow Jones vem sentido a LTB e plotou um candle ruim que praticamente anulou a alta de ontem. Acima de 10.410 pontos montara um pivozinho de alta com o objetivo nos 10.635 pontos (região de resistência do Fibonacci).


Estamos em época de divulgação de resultados durante as próximas semanas. Se os balanços vierem acima do esperado pelos analistas, o Ibovespa poderá testar a região dos 66.500 pontos. O Copom surpreende e eleva Selic em 50 pontos-base para 10,75% ao ano enquanto a maioria dos analistas esperavam uma alta de 75 pb na taxa.


Bons trades


16 comentários:

  1. Fala Alexandre, beleza???

    Li o seu post ontem sobre o DOJI precisando de confirmação de topo... UFAAA, ainda bem que não foi confirmado!!! Mas pelo menos pra mim, não sei se estou sendo leigo demais, mas o mercado caiu porque a galera ficou decepcionada com o discurso do nosso amigo BEN, o BEN, vc conhece??? Teve lá em casa semana passada fazendo um churras, rsrsrr... MAs então, parece que esse discurso deixou a galera meio desanimada, mas com os bons resultados divulgados ontem isso foi superado, e com volume até acima da média, senão me engano no caso do IBOVESPA... Mas então fica aquela coisa: graficamente, poderia ter se confirmado um topo, mas esse sinal foi gerado por causa da parte fundamentalista da coisa, e ontem foi anulado também por notícias fundamentalistas... É aquela coisa: os gráficos refletem na maioria das vezes ítens fundamentalistas mesmo? Tipo, se as notícias viessem ruins, aí ia ter uma queda geral, rasgando suportes e aquela coisa horrorosa (vendo pelo lado bullish da coisa), se as notícias vêm boas, sobe até um certo ponto, respeitam as progressões de FIBBO, e batem nas médias e voltam, essas coisas... Às vezes fico perdido com essas coisas, tipo, me perco na parte gráfica da coisa... Mas se bem que já dizia Alexander Elder: para as açoes subirem tem que ter a força dos touros... Agora para caírem, basta só o próprio peso das ações...

    E agora Alexandre, que o ìndice chegou perto da casa dos 66 mil, qual seria o horizonte para os próximos meses???

    Ah, tenho observado também que mesmo com essa alta toda, as ações da TCSL4 num andam cara, estão bem descontadas em relação ás outras... Será que no caso de uma realização elas sofrerão menos??? Sem contar que se não me engano, no gráfico diário o MACD stá virando para compra...

    Abraços e ótimos tradesa você e a toda a galera...

    ResponderExcluir
  2. HUHAUHAUHUAHUAHAUHAHU
    Muito engraçado esse augusto...huahuhauhahua
    "...deixou a GALERA meio desanimada.." hauhhauhuahua

    Fábio

    ResponderExcluir
  3. Foi mesmo Fábio! Rsrsr, num sei o que o Ben Bernake andou falando por lá, que de repente só foi caindo, caindo... Rsrsrsr... Tanto é que plotou um Doji como disse o Alexandre, rsrsr... E se as notícias dos balanços corporativos num viessem bons, duvido que o Ibovespa num pararia lá nos 50 mil pontos (logicamente que nos próximos meses né)...

    ResponderExcluir
  4. Alexandre, mais uma vez: boa tarde. Tudo bem?

    A algum tempo eu havia lhe perguntando sobre o que queria dizer um determinado termo, mas não soube me expressar direito. Hoje eu achei o papelzinho que eu tinha anotado com o que saiu no relatório de uma corretora bem conhecida:
    " Os fortes resultados poderão levar os investidores a cobrirem suas posições a descoberto na Klabin( posição a descoberto em 8,4 dias de negociação, ainda entre as 10 maiores do índice)... Você sabe o que significam essas informações???

    Ótimos trades a você e a todos...

    ResponderExcluir
  5. Olá Alexandre, gostaria de saber como vc trabalha com o stop loss, se vc o reajusta a cada pregão (no caso de operações com o gráfico diário), ou se espera o ativo atingir um determinado objetivo para reajustar.

    Abraços, Júlio.

    ResponderExcluir
  6. Alexandre, o que você espera para os papéis da PETR3 para a próxima semana? Ao meu ver (bem humilde, pois não entendo quase nada)com o rompimento da média de 55 dias o papel tem tudo para disparar...(eu estou só esperando o papel valorizar mais 3% e atingir a média para entrar comprando em petro. Usei a mesma estratégia para os papéis do Açucar Guarani e já faturei 8% em 2 dias mas tenho um sério problema em saber quando vender as ações....

    Abraço, Marco

    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Alexandre
    Em primeiro lugar, parabéns pelo blog!
    Eu tenho interesse em saber um pouco mais sobre bollinger bands, e se tem alguma estratégia mais eficaz para operar com esse instrumento.
    Um amigo meu utiliza muito as bollinger bands e segundo ele, operando com esta ferramenta ele obtém ganhos muito superiores ao ibovespa.
    Fiquei muito curioso em saber mais sobre isso.
    Muito Obrigado, Ricardo

    ResponderExcluir
  8. Tudo bem Augusto,

    Todos os estudos estão interligados, tanto a tecnica quanto a fundamentalista. Por exemplo, qdo chega num ponto de resistência verificado pela técnica...dificilmente passara essa região no primeiro toque, mesmo com notícias favoráveis.

    Se vc conseguir aliar os dois estudos, parabéns! Mas com certeza...para os daytraders...não tem nada melhor que os gráficos. Não tem como operar apenas notícias e se dar bem no mercado...somente se for operador de longo prazo..dai sim.

    Não é pq o Ben falou é que caiu...caiu pq tinha q cair...independente da notícia. O mercado muitas vezes engana ou melhor não segue a lógica e a multidão. Se fosse assim...todos estariam bem abonados no mercado. De vez em quando o feeling, disciplina e paciência aliado a análise técnica são imbativeis.

    Não se prenda a notícia, siga os gráficos pq neles estão refletidos todos os sentimentos do mercado (investidores, institucional, traders, sardinha e etc).

    Nessa região dos 66/67 mil o Ibovespa ira sentir, não tem como, região de forte resistência. Para os próximos meses, o mercado ira se animar somente acima dos 67 mil, se não vem queda boa por ai.

    A tcsl4 vem sem tendência no momento, de lado depois de uma correção boa. Acima de 4,80 podera voltar a se animar. Abaixo de 4,63, tem o fibo nos 4,54 e 4,40.

    abs

    Alexandre

    ResponderExcluir
  9. Olá, o termo ´´cobrir suas posições a descoberto`` quer dizer que os vendidos que acreditam na baixa precisarão recomprar os papéis fazendo com que o ativo suba.

    Mas veja bem, nem sempre acontece isso, mesmo com as notícias boas. Muitas vezes são divulgados balanços acima do esperado e os preços trabalham em forte baixa. Algumas vezes as notícias servem para ludibriar os investidores. Quando a notícia chega ao mercado, os grandes investidores ja sabiam há muito tempo atras, ou seja, já haviam comprado o papel e qdo divulga a informação, aproveitam a euforia das sardinhadas para realizar os lucros. Logo, muita atenção!

    abs

    Iura

    ResponderExcluir
  10. Júlio, não trabalho com stop loss automático e sim com o stop mental, tendo em vista que acompanho o mercado on line. O stop loss serve para quem não acompanha o mercado o dia todo.

    O meu stop varia muito de trade para trade. Do montante até o tipo de papel e operação e o momento gráfico.

    abs

    Iura

    ResponderExcluir
  11. Marco, td bem!

    Graficamente a Petr vem tentando fazer um fundo, mas continua muito fraca, tendo em vista que é um ano eleitoral e a indefinição do pre sal e capitalização da empresa.

    Mas com certeza no médio prazo é um ativo que se encontra com o seu preço bem abaixo do que valeria pelos números do balanço. Mas no curto prazo, os trades deverao ter stop loss e gain curtos.

    abs

    Iura

    ResponderExcluir
  12. Ricardo, blz!

    A melhor forma de saber se determinado estudo funcionara para vc é testando. Alguns estudos funcionam para um investidor e para outros não, uma vez que esta embutido outras variáveis para o sucesso do trade. O emocional, stop, lucro, o ativo e etc são outras variáveis.

    Eu pessoalmente gosto das bandas, mas aliado com outros estudos.

    abs

    Iura

    ResponderExcluir
  13. Iura, desculpe-me o termo, mas tu é FODA!
    Ano passado tu ganhou o simulado do folhainvest com aqueles mais de 500% e como eu continuo sempre espiando os teus rendimentos, observo que você está cada vez mais perto de assumir a liderança por mais um ano. Até agora incríveis 30%, enquanto que a bovespa caiu 2% nesse período. (e eu que tava me achando o cara por ter até o momento ganhos de 8,7% e estar acima da inflação...heheh)
    PARABENS IURA

    Daniel

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Iura

    Você da curso de estratégias para iniciantes?
    Se não, deveria pensar no caso.
    Vai ser um sucesso.

    1 Abraço

    Roberto

    ResponderExcluir
  15. Daniel, tudo bem!

    O ano passado foi bom para todos! Esse ano não esta bom pq estamos sem muita tendência, mais na lateralidade, por enquanto. Na Uolinvest eu estou com 100% de rentabilidade pq foi considerado Janeiro de 2010 enquanto no folhainvest começou apenas em fevereiro. O mês de janeiro foi muito bom para o mercado acionário.

    Com certeza vc também chegara a ser um ótimo investidor, no que depender de mim.

    kkkk...foda é ruim heim...melhor é guruzinho...rs.

    abs

    Iura

    ResponderExcluir
  16. Roberto, tudo bem!

    Por enquanto não estou lecionando cursos...mas esta no projeto dar aulas e escrever um livro sobre trades. Mas fiquem tranquilos que vcs saberão de todos os passos.

    abs

    Iura

    ResponderExcluir