terça-feira, 23 de novembro de 2010

Point of view - 22/11


Conforme o gráfico acima da Bvmf3, podemos destacar:
  • Sentiu a LTB (linha de tendência de baixa) como resistência;
  • Plotou sinal de topo em cima das resistências das médias móveis;
  • Stocastico na região sobrecomprada e virou para venda;
  • Bom suporte na média de 255 dias na região dos 12,50.
Após sentir a resistência da média de 20 dias o Ibovespa realizou -1,78% aos 69.632 pontos. Mesmo com a queda, o mercado ainda não perdeu o fundo anterior nos 68.600 pontos e ainda mantém as chances de buscar o topo anterior nos 73 mil pontos. Caso perca o fundo, plotara um pivot de baixa com projeções bem abaixo, logo, um bom ponto para acionar o stop nas posições compradas.

O Dow Jones vem tentando fazer um fundo em cima da média de 55 dias. O suporte ficou definido nos 10.970 pontos. Ao contrário do Ibovespa, finalizou com uma pequena queda de -0,22%.

Durante a semana teremos alguns indicadores importantes a serem divulgados (Venda de casas Novas e Confiança do consumidor), além do feriado dos EUA na quinta feira.

Indicadores x Osciladores:

Os indicadores são modelos matemáticos que foram construídos com o intuito de auxiliar a tomada de decisão. Eles são divididos basicamente em dois tipos: os rastreadores de tendência e os osciladores.

Podemos definir os rastreadores como o próprio nome diz, são indicadores que buscam encontrar tendência nos preços dos ativos, já os osciladores são de grande utilidade quando as ações se encontram em zona de congestão, não possuindo uma tendência definida. Exemplos de rastreadores de tendência são: DMI (movimento direcional), MACD, MM ( Médias Móveis) entre outros; Osciladores: IFR, Estocástico, etc.

Bons trades

2 comentários:

  1. ola alexandre, vc compra apenas quando o stocastico cruza para cima ou vc arrisca quando tem um stop curtissimo e stocastico vendido?

    abrç

    Mauro

    ResponderExcluir
  2. Mauro, Bom dia!

    Opero também canais de baixa e de alta, fundos e topos anteriores da seguinte forma: Quando vejo a aproximação de alguns desses pontos, e o stocastico se encontra sobrevendido ou sobrecomprado, espero a formação de um candle de fundo/topo no intraday (no tempo que estiver operando), dai compro ou vendo a descoberto o ativo e meu stop fica sendo a minima do candle de fundo/topo.

    abs

    Alexandre

    ResponderExcluir