quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Point of view - 09/12


Conforme o gráfico diário do Ibovespa acima:

O Ibovespa finalizou o dia com desvalorização de -1,68% aos 68.174 pontos e volume financeiro de R$6,6 bilhões.

Após testar o suporte do Fibonacci nos 67.230 pontos o índice repicou para alta e encontrou as resistências da LTA (linha de tendência de alta) como pullback e as médias móveis de 20 e 55 dias.

O stocastico se encontra cainte, e o ideal para a manutenção da alta seria não perder o fundo anterior nos 67,2 mil pontos.

Caso perca o fundo anterior, montara novamente um pivot de baixa com projeção para os 66 mil pontos (média de 255 dias), 50% do Fibo nos 65.300 pontos ou ainda os 63.500 pontos (num cenário mais pessimista).

Ibovespa
Tendência nos 60 min: vendedora
Tendência no diário: vendedora
Tendência no semanal: compradora

Em relação as empresas blue ships: a maioria dos ativos se encontram em tendência de queda (pressão vendedora dominando).

Bons trades

13 comentários:

  1. Boa noite Alexandre

    Esta com cara de vala, até q prove ao contrário. Ainda bem, ou não, o DJI esta indeciso, pq se ele cair aqui vai ser mutombo. O Sr. Mercado irá nos dizer nos próximos dias.

    Com relação ao Estoclástico, vc usa ele para determinar virada de tendência? Caso tiver um post sobre me passe, eu não achei.

    Grato

    Marcos

    ResponderExcluir
  2. Ola Alexandre,
    Observando o mercado nesta sexta 10/12 parece que o ibov vai ter alta na segunda,considerando que os principais ativos estão sobrevendidos e petr4 e vale ainda tem folego..logico q estou falando em termos de probabilidade,oq vc acha?

    abs

    Rita

    ResponderExcluir
  3. Marcos, bom dia!

    Não costumo operar contra o stocástico, se ele estiver cainte, evito de operar comprado no gráfico diário e subinte evito de alugar ações.

    O stocastico não determina virada de tendência, mesmo pq ele é um indicador de sem tendência. Dizem que ele funciona em mercados que os preços estão sendo negociados num intervalo de preços.

    abs

    Alexandre

    ResponderExcluir
  4. Rita, bom dia!

    Não sei se será nesta segunda feira, mas acredito que o repique de alta esta muito próximo de acontecer, tendo em vista que os indicadores estão sobrevendidos no gráfico diário e os preços em região de suportes.

    abs

    Alexandre

    ResponderExcluir
  5. Bacana Alexandre, essa eu vo gravar para usar.

    Já vi gente usando para virada de tendência, junto com MACD(34,72,17) e topos e fundos ascendentes (ou descendentes dependendo da virada, se é para cima ou para baixo).

    Gosto da definição de topos e fundos acendentes ou descententes junto com preços acima da MME média ou longa (ou pelo menos a inclinação da MME)

    Muito interessante o estoclástico da forma q vc usa. Irei operar da msm forma q disse: "Não costumo operar contra o stocástico, se ele estiver cainte, evito de operar comprado no gráfico diário e subinte evito de alugar ações."

    Grato

    Marcos

    ResponderExcluir
  6. Alexandre,

    Sobre o stoclástico, a linhas de 20 e 80 orientam vc em alguma coisa?


    Ab

    Marcos

    ResponderExcluir
  7. Bom dia.

    Estamos descolados dos principais índices mundiais e sofrendo bastante influência do Shangai Composite. Dow Jones, S&P, DAX, FTSE movimento bull, aqui movimento bear. Se não segurar nesta LTA do fundo em 29k e perder a região dos 66k vai dar venda inclusive no semanal na minha opinião.

    Abcs,

    ResponderExcluir
  8. Ola Iura,
    vc sempre coloca o stop no candle q der entrada?ou seja no mesmo q vc comrou?

    Jorge

    ResponderExcluir
  9. Marcos, bom dia.

    Se vc traçar um canal de alta ou baixa, o stocastico tb avalia se os preços estão sobrecomprados ou sobrevendidos. Por exemplo, se os preços estão sendo negociados na linha de cima do canal de alta, bom ponto para vender caso plote um sinal de topo e etc.

    Em relação as linhas de 20 e 80 utilizo para avaliar apenas se o stocastico esta acima de 80 ou abaixo de 20, ou seja, dependendo do ativo q estou acompanhando devera ser olhado mais de perto.

    abs

    Alexandre

    ResponderExcluir
  10. Jorge, bom dia.

    Em relação aos candles, coloco um stop na minima do candle de fundo, não exatamente o que eu comprei. Logico, se for comprado no candle de fundo, dai sim stop no candle.

    Por exemplo, no gráfico de 15 minutos, fez um fundo, dai subiu e tocou nas médias, retornou e não perdeu o fundo plotado pelo candle, dai o momento q entrar o stop fica sendo aquele candle anterior q plotou um tempo atras e não exatamente o candle atual.

    Dai depende tb do tempo gráfico que esta operando. Se estiver operando gráfico de 1 min, diário, semanal cada qual devera montar uma estratégia que compete a cada investidor. O stop é muito pessoal, tem investidor q gosta de segurar uma % bem maior do que apenas um candle de fundo.

    abs

    Alexandre

    ResponderExcluir
  11. Vlw Alexandre

    Grato pela aula.

    E continuamos no garimpo hj. Ainda em trincheira.

    Abs

    Marcos

    ResponderExcluir
  12. Ola alexandre,
    como é possivel identificar sinais de reversão no intraday? (li isto em um post anterior)

    Gregorio

    ResponderExcluir
  13. Gregorio, boa noite, td bem!

    As ferramentas basicas para identificar reversões são as possíveis resistências (médias móveis, topos anteriores, canais de alta e baixa, pivot point e etc). Logo, espere formar um candle de topo, e opera a partir desse candle com stop na máxima. O tempo gráfico ira depender muito do seu perfil.

    abs

    Alexandre

    ResponderExcluir