sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Point of view - 16/12


Ibovespa finalizou o pregão com perdas de -0,83% aos 67.306 pontos e volume financeiro de R$6,8 bilhões. Por outro lado, o Dow Jones vem se mantendo numa tendência altista e acima do topo anterior nos 11.450 pontos.

Conforme o gráfico semanal do Ibovespa, notamos que os preços perderam o canal de alta e testando o fundo anterior nos 67.100 pontos. Se perder fará um pivot de baixa com projeções bem abaixo.

O stocastico se encontra numa região sobrevendida e aliviado para a qualquer momento repicar para cima novamente.

Pelo Fibonacci, observamos que ainda há muito espaço para correções. O primeiro suporte do Fibonacci é nos 62.900 pontos. Num prazo maior, o suporte interessante estaria na região de intervalo de 43 e 46 mil pontos.

Veja bem que pelo gráfico, os preços ainda não corrigiram quase nada, mesmo com as quedas recentes. Por isso, alerto mais uma vez a necessidade de montar uma estratégia para os stops.

O Ibovespa se encontra numa região de topo que vem se acumulando há um bom tempo. Vários ativos já se encontram em tendência de baixa e sem sinal de fundo.

Os preços geralmente se desvalorizam com topos e fundos descendentes e analisando os indicadores há indícios que o repique de alta não devera demorar muito.

Bons trades

13 comentários:

  1. Vamos esperar para ver. Dow em alta ontem, IBOV não acompanhou.
    Gostei da sua análise, simples e objetiva.

    Vlw

    Marcos

    ResponderExcluir
  2. Oi alexandre, tenho uma curiosidade, essa crise de 2008 que fez a bolsa cair para 29 mil pontos... uma queda superior à 50 % do ibovespa é normal de quanto em quanto tempo? Pode-se dizer que nos proximos 10 anos isso deva ocorrer de novo? As chances são grandes?
    (é que estou pensando em montar uma estratégia mega segura... investir em renda fixa e a cada queda superior à 50% comprar ações e vender quando dobrar ou quase triplicar... acho que em 40 anos dá para montar um patrimônio interessante pois tenho apenas 17 anos)

    Abraço, Felipe

    ResponderExcluir
  3. O Ibovespa no gráfico diário segurou mais uma vez na média móvel simples 200, pode fazer fundo duplo aí. Mas acho difícil o mercado virar a mão no médio prazo, a força nas vendas estão maiores e nas compras estão menores.

    ResponderExcluir
  4. Ola alexandre
    pq tenho a empressão de que nenhuma analise tecnica esta funcionando no mercado atual? comprei bbas3 quando fez fundo...resolveu lateralizar e não estou longe de ser stopado

    abrçs
    Wilson

    ResponderExcluir
  5. Caro Wilson,

    Não é bem assim, a análise técnica depende do analista tb, cada um interpreta de um jeito. O Alexandre por exemplo usa MME, estoclástico, figuras, pivot, candle, entre outros como uns dos principais artifícios (não sei se tem mais, qq coisa me corrija). Outros gostam das MME, div IFR, figuras, pivot, fibo, candle, etc. Depende muito do analista, tem aqueles q só vêem somente o preço, nem msm olha volume. E qnd rompe um pivot por exemplo pode lateralizar sim, em rompimentos tb. Cara é simples, no mercado não há lógica, tudo é feito no teste. Para sobreviver o gerenciamento de risco e do dinheiro é essencial. Entre outras habilidades como disciplina e autoconhecimento de si mesmo.
    Bem é minha opinião e como tudo na vida a verdade tem várias vertentes, assim como a mentira. Ninguém sabe de nada, tudo pode acontecer... ainda mais na bolsa. Oque fazemos e tentar prever e decidir oq fazer em todas as posibilidades, além de verificar se compensa correr o risco.

    Abs

    Marcos

    ResponderExcluir
  6. Felipe, td bem! Uma queda de 50% do Ibovespa é normal da mesma forma que subir mais de 100% tb pode ser considerado normal. Na minha opinião uma queda de 50% podera acontecer novamente a qualquer momento e com certeza não levara 10 anos. Um exemplo, o ativo (petr4) mais importante do Ibovespa ja realizou quase 40% depois da crise de 2008 (na crise perdeu quase 70%).
    Essa sua estrategia é muito interessante, basta ter um pouco de paciência e determinação e não depender do mercado para a sua sobrevivência.

    abs

    Alexandre

    ResponderExcluir
  7. Por enquanto o mercado se segurou na média de 200 períodos. Um suporte interessante. Nos EUA, a média é conhecida para determinar a tendência, abaixo dela quem domina são os ursos e acima os touros.

    abs

    Alexandre

    ResponderExcluir
  8. Wilson, td bem!

    Olha em mercado lateral, onde os preços estão travados em intervalos de preços, o melhor a fazer é operar com ganhos e perdas pequenas.

    abs

    Alexandre

    ResponderExcluir
  9. Wilson e Marcos, td bem!

    No mercado não existe uma verdade e uma lógica 100% garantida. Se existesse, todos estariam afortunados. A analise gráfica é somente mais um instrumento de ajuda para tomada de decisão. Quando vc compra ou vende a descoberto, tem na partida 50% de chances de acerto, mesmo que não saiba nada de ações/bolsa/graficos e etc. Agora vamos supor que vc seja conhecedor de análise técnica e pode trazer mais um pouco de vantagem para si mesmo, mesmo que seja 10%, ja esta valendo, pq sera a seu favor 60% contra 40% de acerto.
    Com esta pequena regrinha de probabilidade a meu favor, estou conseguindo me manter no mercado há mais de 10 anos.

    abs

    Alexandre

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde Alexandre

    Estou colocando o stoclástico aqui, para usar como vc. Porém não esta ficando igual o gráfico do stoc., vi q usa calibragem 7 com mms 2. É isso msm? Aqui não esta indo, é o stoc. lento? To penando... não sei se é o soft.... poderia me ajudar?

    Marcos

    ResponderExcluir
  11. Alexandre,

    Vc usa a %D e depois mms da %D, e tirando o %K?
    É isso?

    Att.

    Marcos

    ResponderExcluir
  12. Marcos, bom dia!

    Em relação ao stocastico:

    Período %K = 7
    Período %D = 2
    Lento

    abs

    Alexandre

    ResponderExcluir
  13. Vlw Alexandre,

    O soft q eu uso tem a fórmula errada do stoc. lento. Já arrumei, grato.

    Abs

    Marcos

    ResponderExcluir