quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Point of view - 30/11 - Long & Short


Ibovespa encerrou o pregão com queda de -0,30% aos 67.705 pontos e volume financeiro de R$10,1 bilhões. Mercado com força vendedora (bearish) e ainda sem sinal de fundo mais consistente para operar na compra. No entanto, o mercado deverá repicar a qualquer momento, uma vez que os indicadores no gráfico diário estão na região sobrevendida, ou seja, aliviados.

As médias móveis de 08 e 20 dias no gráfico diário, além de estarem cruzadas para a venda se encontram cainte. Outro fator que denota fraqueza na ponta compradora é o fato de os preços estarem sendo negociados abaixo das principais médias e pivotando para baixo (escadinha de baixa).

Ainda resta a média de 255 dias como suporte na região dos 65.500 pontos.

Em relação ao gráfico do Dow Jones acima, podemos destacar:
  • Os preços tentando se segurar na média de 55 dias;
  • A média de 08 dias cruzou a média de 20 dias, demonstrando fraqueza no curto prazo;
  • O suporte interessante se encontra na região dos 10.500 pontos. Além do Fibonacci dos 61,8%, temos a média de 255 dias.
O quer dizer Long & Short no mercado de renda variável:

A estratégia de Long & Short (Comprado & Vendido) consiste em uma operação casada (simultânea), na qual um investidor mantêm uma posição vendida em uma ação e comprada em outra (com financeiro perto de zero) no intuito de obter um residual financeiro da operação quando liquidá-la. Esta operação permite alavancagem financeira, pois é lastreada com margens de garantia.

O Long & Short pode previnir do risco de correlação com o Índice Beta do mercado, dependendo da correlação individual de cada ação com o índice de ações a qual pertence. Operações de Long & Short na BM&F Bovespa são mais comuns com ações que pertençam a ao menos um índice de mercado (Ibovespa, IBrX ou IBRX50).

Conceito
Consiste em uma operação de mercado neutro, usualmente praticada por arbitradores, utilizando-se de distorções provocadas por movimento de especuladores ou outros players do mercado.

Esta operação, conhecida no mercado brasileiro como Long & Short ou Long/Short, em português seria algo como Arbitragem entre Ações. É um tipo especifico de operação de Hedge, no qual busca-se a neutralidade em relação aos índices principais do mercado. Trata-se basicamente de uma operação de arbitragem entre papéis.

Esta arbitragem entre dois ativos busca performance relativa entre ambos,ou seja, que a ponta ativa (comprada) performe melhor que ponta passiva (vendida)ou vice-versa. Nao interessa neste caso se o índice da bolsa cai 10% ou sobe 10%, a operação pouco sofre influencia disto, se o ativo Long (ponta comprada) cair 10% mas o ativo Short (ponta vendida) cair 15% a operacao gerou um lucro de 5% no diferencial dos dois papéis.

Bons trades


4 comentários:

  1. "Mercado com força vendedora (bullish) "

    Acho que seria bearish, não?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. João...td bem!...rs...obrigado pela correção!

    abs

    Alexandre

    ResponderExcluir
  3. Ola Alexandre, poderia comentar sobre a ODPV3?
    ela parece uma boa oportunidade de compra
    media 55,tendencia de alta e o doji que deixou no ultimo pregão,oque vc acha?

    abraços

    Gregorio

    ResponderExcluir
  4. Gregorio, bom dia, td bem!

    Exatamente, plotou um doji em cima da média de 55 dias. Para qq entrada, stop na mínima do candle.

    abs

    Alexandre

    ResponderExcluir