segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Point of view - 31/01


Apenas para lembrar que o Ibovespa não vive somente de altas. A queda de 2008 devalorizou nada menos que 60% e acionou 5 vezes o circuit breaker.

Ibovespa finalizou abaixo do suporte dos 67 mil pontos e projetou um cenário mais pessimista do que otimista para os próximos meses. Se havia alguma chance de o Ibovespa romper os 74.000 pontos e buscar os 100 mil pontos no curto prazo, provavelmente esta sendo postergado para um prazo maior.

Um repique  altista podera ocorrer ainda durante a semana, tendo em vista que os indicadores diário e intraday se encontram em posição sobrevendidos. O gráfico semanal ainda continua mais vendedor e com as médias móveis cainte e sem sinais de fundo por enquanto.

Mas todo o cuidado é pouco, como finalizou abaixo do suporte, a primeira projeção do Fibonacci sera nos 65.000 pontos e logo depois na região dos 63.000 pontos. Para os próximos meses, o grande teste sera na região entre 53 e 56 mil pontos, considerando topos e fundos anteriores além do suporte de Fibonacci.

O Dow Jones encostou na linha do canal de alta e plotou um candle de topo no gráfico semanal. Um cenário de curto prazo completamente diferente do Ibovespa. Enquanto o Dow testa a parte superior do canal, o Ibovespa vem pedendo o fundo anterior e testando uma LTB de curto prazo.

Bons trades

5 comentários:

  1. Alexandre,
    pelas suas palavras, aparentemente, você está bem pessimista com o futuro do índice, você acredita mesmo que o índice voltará para a casa dos 50 mil pontos nos próximos meses? Chegando lá, é um bom ponto de compra ou vem mais queda ainda?
    Abração, parabéns pelo blog, estou sempre acompanhando e bons negócios.
    Flávio Stedile

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Alexandre,
    Desculpe..mas oque é Circuit Breaker?

    abraços

    Jobson M.

    ResponderExcluir
  3. Flavio, td bem!

    Acredito sim que podera corrigir até os 53/56 mil pontos. Chegando nesses pontos, precisa fazer um fundo e stopar na minima dessa região caso perca.
    abs
    Alexandre

    ResponderExcluir
  4. Jobson, td bem!

    Circuit breaker é acionado quando o Ibovespa atinge uma desvalorização de -10% e o mercado permanece sem negociação durante 30 minutos.

    abs

    Alexandre

    ResponderExcluir
  5. Fala Alexandre, bom dia!!! Tudo tranquilo???

    Engraçado é que lendo por aqui, senão me engano, o IBOVESPA acumulou alta de menos de 2% no ano passado todo... E esse ano já está começando na degringolada... Muito estranho, estrangeiro bem pra cá, dá uma sacloada na bolsa, enhe o bolso e vaza, rsrsrsr... E o engraçado é apesar de o índice ter ido lá perto dos 72 mil pontos, muitas blue chips estávam muito aquém, com relação ao valor, de quando o IBOVESPA bateu no topo histórico lá mais ou menos em MAIO de 2008... Parece que tem muito poney por aí que tá puxando a carroça...

    Muito se falou também no ano de 2009, um belo ano pra quem soube aproveitar, que a bolsa de descolou e tava muito cara e tal... POis bem... Agora, em vista das bolsas lá de fora, e tendo em vista o ano passado, acredito que a bolsa daqui se tornou foi é uma boa opção... Concorda??? Agora, só não entendo as constantes sacolas que o índice vem sofrendo... Sai notícia boa, IBOVESPA despensa, sai notícia ruim, IBOVESPA desaba... E tenho visto que no início do pregão, 90% das vezes o dia é decidido, ou cai, ou sobe... Não li seu artigo ainda falando sobre a entrada dos jovens e das mulheres no mundo das ações, mas acredita que essa característica que o índice está enfrentando tem a ver com a entrada de muita "sardinha no mercado de ações???"

    E tipo, ano passado, e tendo em vista que a bolsa daqui não "subiu", e se descolou das outras, num seria uma boa aos olhos dos estrangeiros uma boa opção de investimento??? Por que será que tá nessa pendenga toda hein??? Será que é medo de medidas governamentais em impedir a valorização do câmbio??? Será que a gringaiada tá com as barbas de molho???

    Abração e parabéns pelo UOL invest novamente!!! Um dia, acho que chego lá, rsrsrsr...

    ResponderExcluir