sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Point of view - 18/11


Análise Ibovespa
No início da semana havíamos comentado da resistência do Ibovespa na casa dos 59.900/60.400 pontos, resistência essa que foi respeitada, o que favoreceu um movimento forte de queda.
De acordo com o gráfico, o indicador Estocástico já apontou para baixo, indicando uma provável realização, e as médias móveis continuam cruzadas para a venda. Tem como o primeiro objetivo o Fibonacci na região dos 55.268 pontos. Para um prazo maior, os 61,8% deverá ser testado na casa dos 52.400 pontos.
Se o Ibovespa mantiver esse movimento, as operações de vendas deverão ser abertas com stop na máxima do candle desta semana.
O ponto favorável aos comprados é o baixo volume de vendas. O movimento do Ibovespa de alta foi com volume acima da média e os 3 últimos candles de baixa foram com volume bem abaixo da média plotada no gráfico semanal. Analisando o volume, não acredito que o Ibovespa ira perder o suporte dos 55.268 pontos, sem antes voltar a repicar para alta no gráfico diário.
Bons trades

2 comentários:

  1. Alexandre,

    Por força da facilidade de se operar na ponta compradora e vendedora e, além disso, diante da evidente correlação com o ibovespa (o que facilita a obtenção de dados), estou pensando em operar apenas mini-índice, inclusive e principalmente para posições mais longas.

    Vc acha que vale a pena esse tipo de operação ou as chances de insucesso são muito grandes?

    Há algum livro que trate desse assunto que vc possa recomendar?

    Muito obrigado.

    Luiz

    ResponderExcluir
  2. Luiz, as chances são as mesmas que se comprasse um ativo. Não tem livros sobre o assunto de mini índice. Mas se vc quiser, podemos conversar sobre o assunto. Qq coisa me ligue.

    Grato,

    Alexandre

    ResponderExcluir