segunda-feira, 7 de maio de 2012

Point of view - 06/05


Ibovespa depois de forte acumulação no gráfico diário, o dia finalizou abaixo das mínimas anteriores. Esse tipo de configuração representa força vendedora e com o próximo objetivo nos 59.500 pontos. Os preços estão respeitando uma LTB (linha de tendência de baixa). Para os próximos meses acredito nos preços abaixo dos 55 mil pontos testando a LTA de longo prazo.

O stocastico no gráfico diário ainda com espaço para cair para a zona abaixo dos 20. Os preços nesta sexta feira perderam o fundo com volume, nada bom para os comprados.

O OBV esta perto de montar mais um pivot de baixa e buscar o fundo anterior.

O MACD ainda trabalhando abaixo da linha do zero, ou seja, mercado vendedor (baixa).

Em relação as médias móveis de 20 e 55 se encontram cruzadas na venda. Da última vez que ocorreu esse mesmo cruzamento, o Ibovespa cedeu 20 mil pontos dos 67 mil para 47 mil pontos.

No momento, o melhor a fazer é operar mais na venda a descoberto, e caso se opere na compra com objetivo de curto prazo, estopar sempre na mínima do candle anterior.



Com a crise voltada no momento para a Espanha, nada melhor que analisar o gráfico da bolsa espanhola que representa diretamente a economia do país.

Conforme o gráfico acima, notamos que os preços estão testando o fundo anterior no gráfico semanal. Este fundo anterior é nada menos que a crise de 2008. Na quinta-feira havia plotado um fundo, porém na sexta ja anulou perdendo a mínima. Pela configuração gráfica os preços irão perder o fundo de 2008 e montara um belo pivot de baixa com objetivos bem abaixo do preço atual.

Bons trades

8 comentários:

  1. Alexandre, bom dia!

    Parabens pelo blog!

    Abraços.

    Tiago Londrina.

    ResponderExcluir
  2. Alexandre, esses gráficos são de qual programa ?

    ResponderExcluir
  3. Amigo, os gráficos são do programa Broadcast da agência Estado.

    Abs

    Alexandre

    ResponderExcluir
  4. Oi,
    Iura, tu disseste que acreditava no índice abaixo de 55 mil pontos nos próximos meses, mas ele chegou a esse patamar em apenas 20 dias... o que será dos próximos meses? Mais queda ainda? Até quanto e quando? 40 mil pontos?

    Abraço

    Marcelo B. J.
    Itajaí

    ResponderExcluir
  5. Iura, o seu livro já foi publicado? Se não, qual, a previsão?

    Abraços,


    Vander

    ResponderExcluir
  6. Iura, uma vez você comentou sobre divergências entre preços e indicadores. O gráfico diário de BBAS3 há uma divergência de alta entre o gráfico de preço e o Histograma MACD. Essa divergência, tem que ser confirmada com aumento de volume e MME virada para cima? E essa mesmas divergências também valem para gráficos intradiários?

    Abraços,
    Vander

    ResponderExcluir
  7. Marcelo, bom dia, a projeção do Ibovespa foi alcançada mais rapido do que eu esperava. Estamos numa região de suporte, que deverá levar ao índice a um repique no curto prazo. Porém, sempre é interessante trabalhar com stop, tendo em vista que o objetivo ficou bem abaixo do preço atual. Primeiramente é testar o fundos dos 47 mil pontos. Porém minhas projeções levam o Ibovespa para a casa dos 40/45 mil pontos.

    Abs

    Alexandre Iura

    ResponderExcluir
  8. Vander, bom dia, estou trabalhando no livro. Mas no momento estou dedicando meu tempo a um setup no mini-índice que estou desenvolvendo para divulgar para os meus clientes.

    As divergências se houver entrada de volume melhor ainda. Porém não há necessidade de volume. Em relação ao tempo, serve sim para o intraday, mas qto maior o tempo gráfico a consistência aumenta.

    Grato,

    Alexandre Iura

    ResponderExcluir