segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Point of view - 23/11



Dow Jones segue ditando o rumo das bolsas mundiais e alcançou nova máxima do ano em 10.495 pontos (com 1,72%). O índice finalizou o dia com alta de 1,29% aos 10.451 pontos acima da congestão da semana passada, fator esse positivo para a manutenção altista.

Em função das quedas ocorridas na última sexta feira com as ADR´s brasileiras, o Ibovespa não acompanhou o mercado norte americano e finalizou o pregão com alta de 0,73% (bem abaixo do Dow Jones) aos 66.810 pontos e volume financeiro de R$5,2 bilhões.

Graficamente, o Ibovespa ainda segue dentro da congestão no diário e precisa romper os 67.530 pontos para de fato ganhar forças e seguir rumo ao topo histórico nos 74.000 pontos. Por outro lado, se perder os 60.000 pontos, devera seguir rumo aos 55.000 pontos (região de forte suporte).

A agência de classificação de crédito Fitch reduziu o rating de probabilidade de default em moeda estrangeira do México para BBB, mas ainda mantém o grau de investimento. Os principais motivos foram os impactos da crise mundial e da queda na produção mexicana de petróleo.

Destaque para amanhã nos Estados Unidos:
11:30hs – PIB
11:30hs – Consumo e Gastos pessoais.
17:00hs – Ata do FED

Os destaques positivos (de alta) do índice Ibovespa foram:
Rsid3 alta de 4,4%
Ccro3 alta de 3,9%
Gfsa3 alta de 3,8%

Os de baixas foram:
Netc4 baixa de -3,1%
Usim3 baixa de -3,0%
Tcsl4 baixa de -2,2%

Análise Gráfica de alguns ativos:

Operações swing-trade:

- Embr3, acima de 9,15 mira os 9,55. Stop abaixo dos 8,50.

- Cyre3, objetivo nos 26,5. Stop nos 20,8.

- Bvmf3, objetivo nos 13,30. Stop nos 11,0.

- Petr4, objetivo nos 40,50. Stop nos 34,0.

Bons trades.

4 comentários:

  1. Caro Alexandre,
    O que são os dividendos? são bonus em ações ou dinheiro que você recebe da empresa após a demonstração dos lucros? Quando que isto ocorre e, você precisa apenas possuir açoes desta no momento em que cederem os dividendos, ou precisa estar algum tempo com ações? Operando atraves de uma corretora, você recebe normalmente estes dividendos?

    Desculpe a quantidade de perguntas, mas gostaria de analisar quando vale a pena investir em empresas que pagam bons dividendos, mesmo normalmente tendo açoes mais caras...

    Obrigado,

    Marcos

    ResponderExcluir
  2. Alexandre, boa noite. Tudo bem??? Com relação ao que foi disse do México na mensagem hoje, o que isso impacta no Brasil ou no mercado Mundial??? Isso é uma informação relevante ou afeta apenas o preço do petróleo??? Abraços...

    ResponderExcluir
  3. Marcos, td bem! Dividendos é uma parcela do lucro apurado pela empresa em dinheiro que é distribuida aos acionistas geralmente uma ou duas vezes ao ano. Cada empresa paga num determinado dia e para recebe-lo precisa possuir as ações nesse determinado dia independente do tempo. Vc recebe os dividendos operando atraves de qualquer corretora ou corretoras de bancos.

    ResponderExcluir
  4. Augusto, é uma informação que não impacta o mercado local, mas é bom saber que as agências de classificação de rating estão ligados na economia mundial. Se vacilar levara um downgrade e por enquanto o Brasil nesses últimos anos apenas tem classificação de upgrade.

    ResponderExcluir