terça-feira, 8 de junho de 2010

Point of view - 08/06


Ibovespa repicou até a média móvel de 20 períodos no gráfico diário e trabalhou alguns dias em cima dos 63.000 pontos e voltou a recuar. O stocastico no gráfico diário esta cainte, no entanto, os preços vem se segurando com mais força que o normal podendo até surpreender para cima no curto prazo.

A correção mais forte acontecera na perda da mínima do mês anterior nos 57.600 pontos. Enquanto não houver a perda do fundo, o Ibovespa poderá ficar negociando na lateralidade e até projetar a média de 55 dias na região dos 65 mil pontos.

Em relação ao Dow Jones podemos dizer que o gráfico vem fazendo novas mínimas e se encontra numa situação mais frágil que o Ibovespa. Hoje plotou um candle de fundo, mas precisa de confirmação. No gráfico semanal, tem tudo para plotar um fundo e seguir rumo aos 10.730 pontos com a finalidade de desenhar o segundo ombro da figura OCO (situação baixista). Do fechamento de hoje para a resistência teríamos uma elevação de aproximadamente 8%.

Amanhã teremos um dia repleto de indicadores importantes e com promessa de muita volatilidade. No Brasil teremos a decisão do Copom e nos EUA a divulgação do Livro Bege às 15:00hs.
Em relação ao gráfico semanal acima do Ibovespa, podemos destacar:
  • respeitando por enquanto o sinal de fundo plotado há duas semanas;
  • stocastico começou a virar para cima;
  • caso haja força compradora dos estrangeiros, os preços poderão repicar para a média de 20 períodos ou até para a resistência do Fibo nos 66.500 pontos.
Bons trades.

12 comentários:

  1. Nosso guru voltou....estamos salvos!

    Jorge

    ResponderExcluir
  2. Alexandre,
    mesmo a tx de juros sofrendo pouca alteração de mês a mês, o ibov ainda pode sofrer a influência da pequena mudança na selic? Ainda com o copom se comportando previsivelmente?
    Obrigado
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Alexandre,um grande prazer.
    Poderia me passar seu email?
    Obrigado,bons trades!

    ResponderExcluir
  4. Olá Alexandre, certa vez li num comentário feito pelo Augusto que vc disse que não se deve operar na primeira hora do pregão. Isso se deve por causa dos excessivos falsos movimentos ?

    Obrigado, Júlio.

    ResponderExcluir
  5. Júlio/Alexandre, bom dia. Tudo bem???

    Júlio, só pra complementar a resposta do Alexandre, que com certeza deverá ser mais válida do que a minha, por várias vezes, tipo, durante a manhã, eu via em alguns sites de economia as notícias assim: "bolsas da ásia despencam!!!". Isso sem dúvida, causa um impacto enorme nas pessoas que não tem muita manha ainda nos pregões... Aí sabe o que acontece? Todo mundo vende desesperadamente e os preços de alguns ativos vão lá em baixo, rasgam suportes, médias móveis, bandas de bollinger... Aí o que acontece? Entram os caras tarimbados e vêem que essa queda inicial foi exagero e compram os papéis a preços que são grandes ofertas boas... Aí passado o pânico inicial, a galera vê que houve exagero e começa a comprar novamente... Só que aí os caras tarimbados já começam a vender um pouquinho e lucram... Jáobservei algumas vezes também que houve notícias sobre: "bolsas na ásia disparam e na na nam..." aí a galera se anima e começa a comprar horrores... E os preços vão lá em cima, ultrapassam resistências, bandas de bolinger superior, médias móveis... Aí os caras tarimbados, sabendo que a tendência dos preços é sempre voltar as médias, vendem e lucram, enquanto as pessoas compram acreditando que a alta dentro do dia continuará... Isso já aconteceu comigo por várias e várias vezes até eu começar a dominar as minhas emoções... É difícil a gente se conter em ver um ativo subindo e achar que estamos perdendo o trem da alta... Só que eles sempre voltam, mais cedo ou mais tarde... Pra se ter idéia disso, eu a um ano atrás comprei ações da JBSS3 por um certo valor... Num é que esses dias eu recomprei as mesmas ações mais baratas do que um ano atrás???

    Espero ter mais ajudado do que atrapalhado, rsrsrsr...

    Abraço e ótimos trades a todos(vamos acreditar!!!)...

    ResponderExcluir
  6. Alexandre, bom dia. Tudo bem?

    Eu hoje num site de um banco, vi o gráfico do IBOV e parece que está tendo a formação de um OCO invertido, é isso mesmo?

    E sobre o Dow Jones, ouvi falar que lá já é o contrário, que ele parece estar querendo plotar o segundo ombro de um OCO,é isso mesmo???

    Abraços e ótimos trades a você e a todos!!!


    Abraços e ótimos trades!!!

    ResponderExcluir
  7. Leno, tudo bem! Enquanto a taxa de juros estiver aumentando, mesmo que seja pouco em pouco...a tendência do Ibovespa também sera de correção. Pelo menos historicamente sempre se comportou inversamente ao índice, ou seja, se uma sobe outra cai.

    abs

    Alexandre

    ResponderExcluir
  8. Renan,

    Segue o email: aleiura@yahoo.com.br

    abs

    Iura

    ResponderExcluir
  9. Júlio, td bem! Olha, operar na primeira hora do dia requer muita sensibilidade e conhecimento do mercado. No meu caso, sempre opero na primeira hora do pregão, mas no começo da minha jornada passei vários apuros por não conhecer os movimentos e macetes que muitas vezes enganam os iniciantes. Por isso que eu disse para evitar, até que se ganhe um pouco de conhecimento dos movimentos e de análise técnica.

    abs

    Alexandre

    ResponderExcluir
  10. Augusto e Júlio,

    Augusto, foi muito bem explicado e é bem por ai. O mais importante é notar que os preços sempre voltam as médias móveis e são excelentes pontos para tomar decisões de compra ou venda. Geralmente eu opero contra a tendência...se vejo que os preços se distanciam muito de uma certa média, vamos supor numa tendência de alta...entro vendendo a descoberto num certo sinal de fraqueza dos preços e recompro ao tocar na média que foi montada conforme a estratégia.

    Abs

    Ale

    ResponderExcluir
  11. Um detalhe importante, vender a descoberto contra a tendência requer muita habilidade e não aconselho para quem esta começando. Além disso, esses tipos de operação necessita de stop curto e operação no intraday.

    ResponderExcluir
  12. Esse OCO do Dow Jones no semanal é bem claro. Agora se ira respeitar e formar essa figura de queda já são outros quinhentos. O melhor a fazer é aguardar e operando no curto prazo até que as coisas fiquem mais claras.
    Em relação ao Ibov, acredito que esse Ocoi seja mais para o curto prazo, ou seja, uma alta de curtissimo. Agora para o Dow é no semanal, um período mais longo.

    abs

    Iura

    ResponderExcluir