quinta-feira, 10 de junho de 2010

Point of view - 09/06


Ora sobe ora cai, assim se encontra o Ibovespa nesses últimos dias em cima da média de 20 dias. Como havia comentado no último post, ontem seria um dia de boa volatilidade em função dos indicadores. Depois do anuncio do Livro Bege, o Mercado virou nos EUA e o Brasil não ficou atrás depois de estar com uma alta de 1,4% e finalizou com correção de -0,5%.

Conforme o esperado, o Copom eleva a taxa Selic em 75 pontos base para 10,25% ao ano. Geralmente a valorização do dólar e o aumento da taxa selic andam contra o Ibovespa. Enquanto a taxa de juros aumenta o mercado apresenta fases de correção.

Você sabia que pode ganhar um rendimento extra ao emprestar suas ações a outros investidores? Detalhe, geralmente aconselhável para investidores de longo prazo.

Por meio do Banco de Títulos (BTC), você empresta suas ações e recebe uma taxa - como uma “remuneração” - pelo tempo em que os papéis estiverem nas mãos do outro investidor.

A BM&FBOVESPA concede aos investidores que emprestam suas ações uma receita adicional líquida de 0,05% a.a. sobre o volume emprestado, além da taxa de "aluguel" definida entre as partes, para todos os investidores doadores (desde que residentes no País).
.
A operação é garantida pela Bolsa e o investidor que empresta os títulos tem a vantagem de ganhar um rendimento extra, sem correr riscos. Esta operação é ideal para quem pretende ficar com suas ações em carteira por um longo período.

Para realizar uma operação de empréstimo, procure sua Corretora.

Bons trades.

7 comentários:

  1. Alexandre! Desculpe a demora, mas seja bem vindo! Como foram as férias?
    Eu já li algo a respeito sobre aluguel de ações no grupo de discussão do yahoo, o bovespabrasil... Mas não me aprofundei no assunto... O que ganha quem aluga a ação? E quem oferece a ação para aluguel? O que acontece se ação cai? e se ela subir? Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Alan, obrigado e as férias foram excelente. Vamos lá, para quem oferece a ação: vamos supor que vc seja um investidor de longo prazo e que tenha 10 kilos de petr4 na carteira e não queira vender de jeito nenhum, mesmo que o Ibovespa vá para 20 mil pontos. Daí vc pensa...vou estar perdendo com a queda do mercado...mas sera que tem alguma forma de eu ganhar, mesmo que seja um pouquinho. Tem sim! Além dos dividendos que a petrobras paga aos seus acionistas, vc podera emprestar seus papeis para terceiros ganhando 0,05% a.a. sobre o volume emprestado mais a taxa de aluguel definida entre as partes. Como a petr4 é um ativo de muita liquidez e baixo risco, a taxa estava girando nos últimos dias em torno de 1% ao ano. Esses dias liguei para perguntar sobre o aluguel de Mmxm3 e a taxa estava em torno de 15% ao ano.
    Quem aluga a ação: Não ganha os dividendos que a empresa paga, porém ganha ou perde conforme o preço alugado. Vamos supor que vc ligou para a corretora e alugou e vendeu 1 kilo da petr4 a 30. No mês seguinte a petr4 estara cotada a 25, dai vc ganhara a diferença de 5 (30-25), ou seja, no nosso exemplo R$ 5 mil. Não estou considerando a corretagem e nem a taxa de aluguel que ira pagar para quem lhe forneceu a Petr4. Se a petr4 ao inves de cair subir...vc estara tomando um prejuizo. Vamos supor que seu stop seja 32, logo, tomara um prejuizo de 2 pontos (R$2 mil).

    abs

    Alexandre

    ResponderExcluir
  3. Olá, Alexandre

    Acompanho seu blog a algum tempo e já aprendi muito com ele. Parabéns!

    Tenho algumas dúvidas a respeito de aluguel de ações:


    1) Na hora de devolver as ações, é preciso ligar para operadora ou devolve-se pelo HB?

    2) Quando recompro as ações para devolver, esse preço fica estático ou continua oscilando?

    3) Dinheiro na conta serve como GARANTIA, ou a garantia tem que ser em ações?

    4) Se dinheiro parado servir de garantia, ele fica bloqueado ou pode-se comprar e vender ações normalmente?

    5) Quando aluga-se um papel, logo em seguida vende-se, pois espera-se que ele caia e ganhamos com a diferença. Ok. Mas
    é possível comprar outras ações, que não a alugada, com esse dinheiro (no caso uma estratégia convencional: comprar barato para vender
    caro),enquanto espera-se o alvo do aluguel?

    Estou começando na bolsa e essas dúvidas me atormentam durante muito tempo. Acho que todos os iniciantes gostariam de saber
    esses detalhes para entrar no mercado com mais segurança caso essa tendência de baixa continue por algum tempo.

    Desde já obrigado.

    Sucesso!

    ResponderExcluir
  4. Alexandre, bom dia. Tudo bem?

    Nesse assunto de aluguel de ações, como é atrativo pagar juros e alugar ações de alguém se a pessoa pode pegar um montante e comprar e vender suas próprias ações? Acho estranho, porque quando uma pessoa aluga ações, se o preço cai, ela ganha, e se o preço sobe, ela perde... Acontece o mesmo com as ações em carteira, só que ao contrário, pois ganha-se quando sobe... Num é assim???

    Abraços e ótimos trades a você e a todos...

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Geilson,

    Continue assim, se dedicando que se tornara um excelente investidor.
    1) Depende da corretora, tem corretora q sim e há outras que não. No caso da interfloat não precisa ligar, a menos que vc ligue lá, e avise que quer continuar com o aluguel em carteira. Caso não ligue, eles entendem que vc quer finalizar a operação de aluguel.
    2) Quando vc recompra as ações...seu posição esta zerada, ou seja, finalizada. Dai basta apenas devolver os ativos. Se não devolver o aluguel, ira ficar pagando a taxa que vc combinou com a corretora.
    3) Dinheiro na conta serve como garantia.
    4) Dai depende novamente da corretora, na interfloat como exemplo, pode sim operar normalmente.
    5) Nada impede que vc opere outros ativos enquanto não esteja na posição vendida. Ainda mais várias corretoras trabalham com alavancagem, podendo operar além do capital que vc tem na conta.

    Espero ter ajudado.

    Abs

    Alexandre

    ResponderExcluir
  6. Augusto, tudo bem!

    Depende do ponto de vista. Se vc coloca a disposição seus papeis para a corretora com a finalidade de alugar para terceiros, significa que vc é um operador de longo prazo e não tem como costume vender seus ativos e sim acumular quantidade. Esses operadores de longo, além da variação do mercado, ganham dividendos.

    Agora para quem pega o aluguel, e as vende. GAnha sim com a queda dos preços. Esse tipo de operação é bom qdo o mercado esta em queda.

    abs

    Alexandre

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigado, Alexandre. Dúvidas sanadas.

    Grande Abraço.

    ResponderExcluir