segunda-feira, 14 de junho de 2010

Point of view - 14/06


Ibovespa ao tocar a média de 55 dias no gráfico diário perdeu a força compradora no intraday e plotou um candle de topo ´´martelo invertido`` que necessita de confirmação. A resistência do Fibonacci se encontra na região dos 64.500 pontos.

O índice finalizou o dia com pequena queda de -0,11% aos 63.532 pontos e volume financeiro de R$4,2 bilhões. Cabe destacar que o volume desse repique todo de alta não vem convencendo, ou seja, com números abaixo da média e sem entrada de estrangeiros na ponta compradora. Quando digo abaixo da média significa que na queda dos meses anteriores o volume foi muito maior na correção, ou seja, os Ursos vendendo forte e os Touros tímidos na compra.

O mercado já vem trabalhando em zona de resistência e poderá reverter para a queda mais forte a qualquer momento, logo, acionem os stops para quem estiver posicionado na compra.

Durante a semana teremos volatilidade tendo em vista o vencimento de contratos Ibovespa Futuro (BM&F) na quarta feira e na próxima segunda vencimento de Opções.

Bons trades

10 comentários:

  1. Olá Alexandre, tudo bem?
    Estava aqui aprendendo no InfoMoney a usar a análise técnica e reparei que praticamente todas as ações de primeira linha estão com cotações acima do MME 12D e MME 26D (na melhor das hipóteses estão no meio destas). Isso é sinal que estamos perto de um tombo generalizado?
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Alexandre tudo bem!vencimento de contrato futuros quarta feira isso significa queda ou no vencimento de opções na segunda é que os ursos vão atacar valeu Alexandre abraço.

    ResponderExcluir
  3. oi alexandre,
    qual o fundo e topo que vc usou p/ assinalar a resistencia em 64500 de fibo.
    abs.

    ResponderExcluir
  4. Fala Alexandre, beleza???

    Alexandre, hoje pela manhã eu vi num site de um banco uma outra análise rapaz, mas também tomando o gráfico diário como ponto de partida, só que eles traçaram uma LTB a partir do último topo, e mais ou menos a outra ponta da reta ficou no meio do último fundinho formado... Aí eles falaram que o Ibovespa rompeu essa LTB e ontem apesar da pequena queda, o índice se segurou acima da mesma (mais ou menos o rompimento se deu entre 62200 e 62400). Então observei como num mesmo gráfico podemos ver coisas tão diferentes. E foi nesse mesmo gráfico esses dias que eu tinha te perguntado sobre a formação de um provável OCO invertido, que geralmente é uma figura de impulsão altista... Muito Estranho, mas interessante ao mesmo tempo... Então tomando como base esse OCOI, se ele realmente existir, será mesmo aquele martelo um sinal de topo? O que é necessário pra ele ser confirmado?

    Esses dias também eu vi um martelo invertido no gráfico de Milk11, vendi perdendo apenas a corretagem, apostando na reversão para queda, acho que foi uns dois ou tres dias depois da ação subir 22% (acho que fui pelo lado sensato né, rsrsr), mas aí depois a danada subiu no outro dia mais 6%... Então, nesses caso, o que precisaria para confirmar esses martelos???

    Abraços e ótimos trades a você e a todos...

    ResponderExcluir
  5. Alan, bom dia! Vamos supor que os preços estavam trabalhando abaixo das médias, qdo a um repique e os preços sobem e tocam nas médias citadas podera ser um ponto de resistência. Mas não significa que vira um tombo generalizado, de vez em quando o mercado começa a trabalhar de lado e outras corrige mais intensamente.

    abs

    ResponderExcluir
  6. Claudinho, depende de como os investidores estão posicionados. Mas não significa queda perto de vecto de futuro ou opças, mas sim muita volatilidade.

    abs

    Alexandre

    ResponderExcluir
  7. Olá, para traçar o fibonacci, usei o topo de 72.000 ptos e o fundo de 57.630 ptos. Os 50% do Fibo tem uma resistência na região dos 64.500 ptos.

    abs

    Iura

    ResponderExcluir
  8. Augusto, td bem.

    Num mesmo gráfico, vc podera visualizar ao mesmo tempo um OCOI e um OCO. Mas dai vc podera seguir a sua estratégia e o seu feeling. Mas em toda operação usando stop. Vamos supor que vc viu um OCOI e rompeu o neckline, o que é necessário fazer? Comprar sem medo...mas com stop. Da mesma forma, se romper o neckline do OCO, vende a descoberto ou aluga e põe um stop logo acima. No mercado ninguém esta 100% correto. Por isso existe a análise técnica para nos favorecer com a probabilidade ao nosso favor.

    Todos os martelos tanto de fundos como o de topos precisam de confirmação. Essa confirmação se daria com o próximo candle fechando abaixo da mínima do martelo no caso de martelo invertido. E no caso de alta, encerrando acima da máxima do martelo. Mesmo que essa figura seja forte, não é 100% garantido.

    abs

    Alexandre

    ResponderExcluir
  9. Fala Alexandre, beleza? Entendido.

    Então no caso tipo, do OCOI, rompendo a linha de percoço, podemos comprar(com maiores chances de alta), e colocar um stop um pouco abaixo da linha... SEria isso?

    Abraços e ótimos trades...

    ResponderExcluir
  10. Augusto, boa noite. Exatamente, comprar ao rompimento do neckline seria um dos setups de compra.

    abs

    Iura

    ResponderExcluir