sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Point of view - 21/10



Depois de uma abertura favorável o Ibovespa inverteu a tendência positiva e finalizou o pregão com desvalorização de -1,07% aos 69.652 pontos e volume financeiro de R$7,3 bilhões. Hoje testou um suporte do topo anterior nos 68.800 pontos. O importante no curto prazo é não perder a mínima de hoje, se não o próximo suporte será nos 67.000 pontos região de Fibonacci.

Mas toda essa queda era prevista, tendo em vista a resistência dos 72.000 pontos. Antes de corrigir de vez, fez alguns candles de indecisão na resistência. O stocastico no diário já apresentou uma boa aliviada e não ira demorar muito para o Ibovespa repicar novamente para a alta.

Caros leitores, cada dia que passa, o Fibonacci me deixa mais impressionado, tamanha a veracidade dos pontos que tocam pelos preços e são respeitados. Um conselho aos investidores iniciantes ou não. Valeria a pena perder um pouco de tempo neste assunto e se aprofundar nos estudos fazendo um backtest. Boa literatura sobre o assunto Fibo, infelizmente ainda não o conheço para indicação.

Algumas blue ships perderam as mínimas novamente e abriram projeções de Fibonacci bem abaixo dos preços atuais. No dia 26/10 começara a ser divulgado os balanços trimestrais das empresas o que poderá dar um novo tom de otimismo nos mercados. Segundo alguns analistas dos principais bancos os números deverão vir acima das expectativas favorecendo os preços dos papéis.

Em relação ao Dow Jones vem mantendo a força no diário e ainda sem sinais de reversão no gráfico diário. Hoje rompeu uma congestão no intraday, mas não agüentou a pressão dos Ursos e retornou para baixo da resistência. Não falta muito para o Dow romper o topo anterior plotado no mês de abril/10. Basta uma alta de 1% em relação ao fechamento de hoje.

Bons trades

10 comentários:

  1. Isso é verdade Alexandre!
    Este tal Fibonacci, já ouvi e vi este nome várias vezes e acho que preciso me interar a respeito dele...
    Vou tentar entender este assunto, comprei um livro que mostra um pouco sobre analises e gostei muito, mas não me apronfudei.
    Mas vou atrás, pelo visto me será muito util.
    Obrigado!!

    ResponderExcluir
  2. Realmente, pelo pouco que conheço o Fibonacci aliado à Pivots de alta/ baixa são fantásticos. Eu não sei o porquê essa sequência matemática descoberta pelo matemático Leonardo Fibonacci é tão mágica. Ela funciona muito bem para medir o comportamento da massa. Vou me aprofundar mais.

    Abraços, Júlio.

    ResponderExcluir
  3. Dois livros muito interessantes que li sobre Fibonacci:

    - Fibonacci Trading: How to Master the Time and Price Advantage (Carolyn Boroden)

    - Fibonacci Applications and Strategies for Traders (Robert Fischer)

    Estes livros associados a outros de psicologia de massa são muito interessantes.

    Aconselho a todos.

    ResponderExcluir
  4. Alexandre qual a configuração de Stocastico q vc usa?

    Wilson

    ResponderExcluir
  5. Só um alerta, em tempo morno, isto aí funciona bem.

    ResponderExcluir
  6. Projeto, leia também os livros do Alexander Elder, se possível todos.

    Abs

    Alexandre

    ResponderExcluir
  7. Júlio, td bem!

    Eu também não sei bem explicar a razão/motivo que esses números fibonáticos funcionam tão bem na análise gráfica e em outros segmentos da natureza.

    abs

    Alexandre

    ResponderExcluir
  8. Marcos, obrigado pela indicação dos livros! Qual dos livros é mais complexo/aprofundado em relação ao Fibo?

    abs

    Alexandre

    ResponderExcluir
  9. Wilson, td bem!

    Utilizo para o período K: 7

    para o período D: 2

    abs

    Alexandre

    ResponderExcluir
  10. Ângelo, tb concordo! O Fibo respeita mais em tempos de pouca volatilidade dos mercados. Em períodos de forte stress, como exemplo, da forte queda de 2008, o Fibo é menos eficiente em relação aos pontos.

    abs

    Alexandre

    ResponderExcluir