sábado, 5 de fevereiro de 2011

Point of view - 05/02


Olá amigos, o Ibovespa finalizou o dia com desvalorização de -2,2%, formando outro pivot de baixa no gráfico diário, além de perder o canal que vinha respeitando, atrelado a força vendedora das corretoras internacionais.
O repique de alta do Ibovespa no intraday no inicio da semana foi bem tímido por volta de 3% saindo da região dos 66 mil até os 68 mil pontos. Ao tocar na média móvel de 55 períodos no gráfico de 60 minutos, os preços sentiram a resistência e voltaram a ceder encerrando a semana aos 65.269 pontos.
O índice finalizou a semana abaixo da mínima da semana anterior, sem sinal de fundo e projeta a continuidade de correção para a próxima semana. O suporte imediato segue por volta dos 63 mil pontos e o mais forte nos 56 mil pontos.
No gráfico semanal ainda não houve o cruzamento das médias móveis mantendo ainda uma posição bullish. Acredito que muitos investidores estão com dificuldades de operar, tendo em vista o forte descolamento do Ibovespa em relação ao Dow Jones. Mas na verdade, a bolsa brasileira anteriormente subiu dos 29 mil ate os 73 mil pontos e buscou o topo anterior enquanto o Dow ainda esta devendo a região do Fibonacci nos 12.400 pontos (resistência).
Ainda em relação ao Dow, finalizou a semana sem sinal de topo e com projeção altista para a semana. Para atingir a resistência citada anteriormente, resta uma valorização em torno de 2,5%.
Segundo os fundamentalistas, a correção do índice se explica pela crise do Egito, volatilidade dos juros futuros em função da inflação e possíveis sobretaxas aos investimentos estrangeiros.
Vários ativos se encontram em região sobrevendida, porém sem sinal de fundo mais consistente por enquanto. O cenário ainda exige muita cautela por parte dos investidores, onde os stops curtos se fazem necessários.
Bons trades

10 comentários:

  1. essa bovespa está me dando um soninho... alguém me acorde quando bater nos 20.000 pontos... zzzzzzz (hauhaua)

    Luis

    ResponderExcluir
  2. Olá alexandre,
    quais os criterios mais importantes que você considera graficamente antes de decidir a entrada em um trade?

    Jones RS

    ResponderExcluir
  3. Vc escreve muito pouco. Escreva mais. Gosto muito de suas observacoes. Acho que pelo menos duas vezes por semana seria de bom tamanho.

    ResponderExcluir
  4. Alexande o Ibov esta em um suporte importante e com os principais ativos do indice vendidos, acredita no repique? e oque acha de petr4 nesse momento?

    Gilmar

    ResponderExcluir
  5. Boa noite Alexandre, e quanto aos outros indicadores Bollinger ADX MACD etc..vc não acha eles eficientes nas analises?

    abraço
    Bruno

    ResponderExcluir
  6. Luis,td bem, pode deixar que eu te aviso quando o Ibovespa testar o fundo dos 29 mil ptos...rs.

    abs

    Alexandre

    ResponderExcluir
  7. Jones, td bem! Antes analiso a força do ativo, se compradora ou vendedora. Durante o intraday por exemplo, tem ativos que se sustentam em alta, mesmo durante a queda do Ibovespa, dai quando o Ibovespa vira para o repique altista, esses ativos com maior força compradora é que eu escolho para os setups na compra.

    abs

    Alexandre

    ResponderExcluir
  8. Pode deixar que a partir do próximo mês, provavelmente começarei a postar de forma mais continua.

    abs

    Alexandre

    ResponderExcluir
  9. Gilmar, no semanal parece que esta querendo deixar um sinal de fundo. Mas é necessário que
    se mantenha acima desse doji plotado nesta última semana. Se perder a minima da semana passada, tende a cair muito mais.
    Petr4, se encontra em cima do suporte do canal de alta. Provavelmente devera repicar novamente para alta. Mas esta sempre encontrando resistência na região dos 27/28.

    abs

    Alexandre

    ResponderExcluir
  10. Bruno, com certeza tem sim a sua eficiência. Mas para não poluir muito minhas análises tento evitar olhar muitos estudos. Macd um ótimo indicador para procurar divergências. Adx serve para avalisar a força da tendência e sinais de topos e fundos.

    abs

    Alexandre

    ResponderExcluir