sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Entenda melhor como funciona os repiques de alta e correções de baixa.


Conforme o gráfico acima, notamos que o Ibovespa respeitou o martelo (candle de reversão) no gráfico semanal. O objetivo do índice ficara entre o intervalo de 59.500 e 63.000 pontos que são as médias de 20 e 55 períodos.

No semanal a média de 55 períodos, já virou para baixo, além do cruzamento para a venda das médias mais curtas, o que confirma a tendência de baixa do Ibovespa.

O stocastico continua subinte e com espaço ainda para atingir a região sobrecomprada.

Em 2007, quando o mercado estava em forte tendência de alta, houve uma forte correção de baixa, nem por isso, a tendência principal de alta foi anulada. O mesmo esta ocorrendo neste momento com o mercado, o Ibovespa em tendência de queda e esta havendo um repique mais forte de alta com a finalidade de buscar a resistência da média de 55 períodos em 63 mil pontos, como aconteceu em 2007 quando buscou a mesma média como suporte.

Na correção de 2007 levou 5 semanas para testar o suporte. Neste repique de alta, o Ibovespa se encontra na quarta semana. Se respeitar a simetria, o repique já estara próximo do fim.

Bons trades



7 comentários:

  1. Olá, Alexandre. Tudo bem?

    Obrigado por compartilhar um pouco do seu conhecimento. Gostaria muito da sua opinião. Não conheço nenhum HB que opere com ordens a mercado e faça vendas a descoberto. Você poderia indicar algum? Ouvi dizer que a maior parte dos HBs não ativam suas ordens de stop se o mercado "pular" o preço da ordem (um gap). Existe um HB que não tenha esses problemas? Acompanho o mercado já há um tempo, mas ainda não comecei a operar, sei que se operar via mesa não há esses problemas, mas os custos sobem muito pq aí se aplica a tabela bovespa. Obrigado pela atenção.

    Parabéns pelo ótimo trabalho.

    Lucas Paulo

    ResponderExcluir
  2. Iura, boa noite!

    Quando voce fala em tendencia de queda, hoje um repique de mais de 2 %, realmente é oque esta acontecendo. Voce tambem comentou que a Bolsa americana ainda nem comecou a correcao( hoje cairam e nos subimos) podemos entao visualizar a Bovespa no fim do ano e comeco do ano que vem abaixo dos 40 mil pontos? Ou isso vai depender muito do mercado externo e pode ocorrer totalmente o inverso, chegarmos nessa época com mais de 63mil pontos?

    Abracos!

    Tiago Londrina.

    ResponderExcluir
  3. Alexandre, eu sei que tu não gostas muito de fazer previsões, afinal de contas tu não és vidente e o mercado muda de uma hora para outra. Além disso, é muito difícil fazer uma previsão se a bolsa subirá ou cairá amanhã, imagina tentar saber como estará daqui a alguns meses, mas quero muito saber a tua opinião, nem que seja um "chute", sem dúvida nenhuma um "chute" teu é muito mais confiável que um chute meu...
    Alexandre, na sua opinião(previsão, chute, achismo, sentimento...), qual será a pontuação do ibovespa em maio de 2012?

    É que eu fiz um contrato de venda de um imóvel e irei receber o valor (R$ 120 mil) só em maio de 2012, então gostaria de saber se conseguirei comprar pechinchas (ibov abaixo de 50 mil pontos), dentro da normalidade (50 mil a 75 mil), ou terei chegado atrasado para a festa (acima de 75 mil pontos)...

    Abraço e obrigado!
    Alexsandro

    ResponderExcluir
  4. Lucas, boa noite, td bem!

    A XP Investimentos trabalha com venda a descoberta e ordem a mercado. Se quiser saber mais a respeito dos produtos me add no msn: alexandreiura@hotmail.com ou email para: alexandre@aprendainvestir.com.br
    Em relação a ativação da ordem, realmente não existe homebroker que faça isso. Se abrir com gap, a ordem não sera executada. Esse negócio de enviar ordem pela mesa e cobrar a corretagem integral é um pouco antigo. Aqui na corretora
    vc podera enviar ordem pela mesa e pagar a mesma coisa que fosse pelo Homebroker.

    Grato,

    Alexandre Iura

    ResponderExcluir
  5. Tiago, td bem! O Dow Jones realmente nem começou a correção ainda, tem muito espaço para cair. Em relação ao Ibovespa ainda há espaço para buscar os 47.800 mil pontos ainda esse ano novamente. Mas antes disso, se as bolsas dos EUA ajudaram, o Ibovespa podera testar os 63 mil pontos. Agora no próximo ano, acredito no Ibovespa abaixo dos 40 mil pontos.

    Grato,

    Alexandre Iura

    ResponderExcluir
  6. Alexsandro, td bem! Até maio de 2012 o Ibovespa estara bem baratinho, e com grandes oportunidades de compra. Logo, fique tranquilo que ainda comprara ações abaixo do valor patrimonial.

    No meu ponto de vista, o Ibovespa estara abaixo dos 50 mil pontos no primeiro semestre de 2012.

    Se quiser uma ajuda depois para melhor auxiliar no setup de compra e venda dos ativos, me avisa.

    Grato,

    Alexandre

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pela resposta, Alexandre.

    Irei pensar na possibilidade de auxílio.

    Alexsandro

    ResponderExcluir