terça-feira, 20 de março de 2012

Long & Short


A estratégia de Long & Short (comprado & vendido) consiste em uma operação casada (simultânea), na qual um investidor mantêm uma posição vendida em uma ação e comprada em outra (com financeiro perto do zero) no intuito de obter um residual financeiro da operação quando liquidá-la.

Imagine, por exemplo, que o investidor compre 10.000 reais em ações ON da PDGR3 e ao mesmo tempo monte uma posição vendida de 10.000 reais em papéis ON da MRVE3 do mesmo setor. Se a Pdgr3 subir 10% e as Mrve3 tiver alta de 8% no mesmo período, o investidor terá um lucro de 2%.
Em geral, os investidores montam esse tipo de operação quando percebem que a diferença de preço entre dois papéis foge muito à média histórica. Os parâmetros já são pré-definidos e o cliente escolhe apenas que ativos quer avaliar. O investidor pode buscar distorções dentro de um mesmo setor, entre setores diferentes, entre empresas específicas ou entre ações ON e PN, por exemplo.
Se ocorrerem distorções de preço dentro do parâmetro programado, o investidor define na hora se quer concretizar a operação e pode montar suas posições diretamente no home broker.
Como qualquer tipo de operação de arbitragem, faz se necessária a utilizacao de margens de garantia depositadas na Bolsa para que se possam realizar tais operacoes. Tais garantias podem ser na forma de:
  •  Títulos Públicos, CDB, Ações, e Dinheiro.
Uma das minhas preferidas é comprar ou vender um ativo e na contra parte operar com Bova11. Um exemplo, escolha um ativo com beta acima da média que compõe o índice Bovespa. Dai veja a tendência desse ativo, se for de compra, compre o ativo e venda bova11, que ao longo dos dias tendera a rentabilizar mais que o Ibovespa.
Bons trades

Nenhum comentário:

Postar um comentário