quarta-feira, 17 de junho de 2009

Point of view - 16/06

Hoje, o índice deu continuidade à depreciação de ontem, e como perdeu os 51.600 pontos, ainda poderemos corrigir um pouco mais amanhã. Se abrir queda, o Ibovespa tem tudo para fazer um fundo e repicar para cima. Os principais indicadores e osciladores no diário e intraday já se encontram sobrevendidos e aliviados para retornar a alta.

O Ibovespa encerrou o pregão de hoje com queda de 1,59% aos 51.205 pontos com volume financeiro de R$4,3 bilhões. O pregão de hoje foi marcado mais uma vez pela forte volatilidade, abriu com alta de 0,90% e chegou a estar caindo -1,65%. Com o Dow Jones não foi diferente, encerrou com desvalorização de -1,25% aos 8.504 pontos.

Os principais ativos já perderam os canais de alta (LTA) que vinham respeitando, agora ficou tudo mais nebuloso, ainda acredito que teremos um repique altista para tocar alguma resistência do Fibonacci, mas caso não passe o topo de 55.000 pontos e retorne e perca o fundo que provavelmente ira fazer essa semana, a tendência mudará para o médio prazo.

Os destaques positivos no pregão de hoje foi o setor de energia com Eletropaulo, Ligh e Cesp que subiram mais de 2%. Ainda tivemos a Agin3 (ação de menor liqidez) que valorizou 14%.

Como destaques negativos, tivemos a Copel e setor de Siderurgia com Usim5, Csna3 e Ggbr4.

Graficamente, como dito ontem, a consistência de alta foi perdida, agora só retorna a forte alta acima de 55.000 pontos. Mas toda a queda tem o lado bom, porque surgem novos setups de entrada e com maior nitidez. Mas amanhã tem tudo para deixar um fundo no gráfico e retornar a alta no curtíssimo prazo.

Para amanhã, destacamos a divulgação dos indicadores de CPI (consumer price índex) e saldo da conta corrente nos USA e vencimento dos contratos futuros do Ibovespa.

Depois de muito tempo, o Ibovespa vem perdendo a média móvel de 20 no diário, enquanto abaixo dela, as indicações de compra ficam no aguardo até um provável suporte do Fibonacci.

Bons trades.

3 comentários:

  1. Caro Alexandre.
    Seus comentários,no final do dia ,são extremamente valiosos para nossa preparação do dia seguinte.

    ResponderExcluir
  2. alexandre novamente o q vc acha da gerdau? pois perdeu a mm20. nao ficou claro para mim mas para vc ela perdeu o canal de alta? o q restou foi so o suporte de 19,00 e 19,30 q vc mencionou.
    muito obg.

    ResponderExcluir
  3. Leon, exatamente, se a ggbr4 fechar o dia abaixo de 19,0, só resta vender a posição comprada.

    ResponderExcluir