segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Point of view - 16/11



O índice Dow Jones segue ditando o rumo das bolsas, e com essa força altista, os touros seguem no comando agora com alvo nos 10.750 pontos e depois os 61,8% do Fibonacci nos 11.250 pontos. Olha para falar a verdade, nem sentiu os 50% do Fibo, foi apenas um dia de correção, tamanha a força compradora. Parte do otimismo foi devido ao crescimento acima do esperado do PIB japonês com 1,2% no trimestre e 4,8% em base anualizada.

O Ibovespa segue mais tímido e ainda devendo o rompimento do topo anterior nos 67.530 pontos que deverá se concretizar ainda no decorrer dessa semana. O índice finalizou o dia com alta de 1,99% aos 66.627 pontos e volume financeiro de R$10,2 bilhões (parte do volume em função do vencimento de opções).

Graficamente, foi apenas um dia de realização, tamanha a força compradora do Dow Jones. O Ibovespa precisa romper os 67.530 pontos para seguir rumo ao topo duplo nos 74.000 pontos, que deverá ocorrer no mês de Dezembro, caso a tendência/força altista continue nesses patamares atuais.

Amanhã será o último dia de negociação com as ações da Aracruz, uma vez que serão incorporadas pela VCP.

Os destaques positivos (de alta) do índice Ibovespa foram:
Tcsl3, lame4 e usim3 altas de 5,3%
Tcsl4 alta de 5,0%
Vcpa3 alta de 4,8%

Os de baixas foram:
Clsc6 baixa de -1,9%
Cesp6 baixa de -0,5%
Cgas5 baixa de -0,4%

Análise Gráfica de alguns ativos:

Operações swing-trade:

- Embr3, acima de 9,15 mira os 9,55. Stop abaixo dos 8,50.

- Cyre3, objetivo nos 26,5. Stop nos 20,8.

- Bvmf3, objetivo nos 13,30. Stop nos 11,0.

- Petr4, objetivo nos 40,50. Stop nos 34,0.

Bons trades.

9 comentários:

  1. Olá Iura.

    Gostaria de saber como vc fez para traçar o alvo no Dow jones de 10750 pontos que fica abaixo dos 61,8% do Fibonacci. Outra dúvida é se caso eu trabalhe no gráfico diário, deve pesar também o gráfico semanal para tomar decisões estratégicas? No caso, como o gráfico intermediário se relaciona com o de longo prazo?

    Obrigado e até mais.

    Júlio.

    ResponderExcluir
  2. Teria como explicar por cima essa parte de fibonacci?
    Como encontro o número base?

    ResponderExcluir
  3. Alexandre,
    Todos os dias leio o seu blog e me surpreende cada sempre a seriedade de suas análises. Obrigada.Bom dia!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia

    Alexandre

    Tem futuro promissor a GGBR4?
    Tenho acompanhado as mineradoras e siderurgicas
    e esta é a que menos altera em termos de valorização.

    Obrigado pela indicação do livro, já encomendei.

    1 Abraço

    Roberto
    Apicultor RJ

    ResponderExcluir
  5. Alexandre, oque acontece pra quem tem ações da ARCZ?

    ResponderExcluir
  6. Júlio, tudo bem! Esses 10.750 pontos são fundos e topos de anos anteriores que devem ser respeitados. Sim, qto maior o tempo gráfico maior a consistência. Se o grafico semanal esta comprado, qq realização no gráfico diario, se torna interessante a compra. Um exemplo(analogia) se o pai esta mandando comprar,o filho obecede.

    ResponderExcluir
  7. Luiz, o Fibonacci é muito complexo e não tem como explicar. Mas digita fibonacci no google e tera uma boa noção do que se trata. No geral, o fibo é traçado pelos topos e fundos em todos os tempos, e as linhas intermediarias são suportes ou resistencias conforme a tendência vigente.

    ResponderExcluir
  8. A gerdau parou exatamente no fibo dos 61,8%, logo esses 30,40 é um ponto importante a ser superado. Somente acima desse patamar, novos objetivos serão traçados. Podemos dizer que ela esta um pouco mais fraca no momento em relação as outras siderurgicas tendo em vista que foi uma das primeira a subir. O mesmo esta acontecendo com a vale x petr. A vale foi primeiro e agora a petr esta mais forte.

    ResponderExcluir
  9. Fabricio, tudo bem. A Fibria enviou comunicado ao mercado nesta sexta-feira (13), informando os acionistas que após a conclusão da incorporação da Aracruz (ARCZ6) pela VCP (VCPA3), as ações passam a ser negociadas a partir de 18 de novembro com o código FIBR3 e o nome de pregão Fibria.

    O último dia de negociações dos papéis da Aracruz será em 17 de novembro e os acionistas que possuírem ações da empresa após esse dia receberão, em substituição, uma ação inteira da Fibria, a título de doação da Votorantim Indutrsial.

    As ações da VCP também deixam de ser negociadas na próxima terça-feira, de forma que a partir de 18 de novembro passam a ser negociadas somente ações ordinárias da Fibria.

    ResponderExcluir