quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Point of view - 19/11



Dando continuidade ao topo deixado ontem, o ibovespa finalizou o dia com queda de -0,28% aos 66.327 pontos e volume financeiro de R$5,7 bilhões. A queda não foi maior em função das altas das principais blueships (Petrobras e Vale do Rio Doce), considerando que o Dow Jones encerrou o pregão com realização de -0,90% aos 10.332 pontos.

Amanhã é feriado e as ADR´s brasileiras negociadas em Nova York estarão operando normalmente, o que poderá trazer certa volatilidade no pregão de segunda feira.

Graficamente, o gráfico do Ibovespa no período semanal no exemplo acima, notamos que ainda não houve fechamento acima de 66.630 pontos (somente as sombras dos candles, porém nada de fechamento), dada a forte resistência de topos anteriores antes da crise do ano passado.

Se o mercado realizar mais forte, a região dos 55.000 pontos é um ponto de suporte respeitável em função da média móvel de 55 dias, topos e fundos anteriores e o suporte também do canal de alta (LTA).

Bons trades.

4 comentários:

  1. Alexandre boa tarde sou novo no mercado de ações ainda estou aprendendo atualmente aplico em fundos de ações do banco do brasil o custo é baixo e tenho mais pratica para operar por internet, pergunto compro fundos da vale e petr.
    é mais interessante comprar ações ou fundos de ações o rendimento é o mesmo??? quero tambem agradecer vc pelo blog e pela ajuda que tem dado até mais Alexandre.....

    ResponderExcluir
  2. Alexandre a EUCA4, FRAS4 E EMBR3 SÃO BOAS AÇOES PARA FICAR ATE 15 DE DEZEMBRO.

    ROMIRLEY - TAUBATE-SP

    ResponderExcluir
  3. Claudinho, td bem! eu prefiro comprar as ações diretamente, pq além de não pagar a taxa de administração, vc recebe os dividendos.

    ResponderExcluir
  4. Se pegarmos o histórico da bolsa e considerarmos que o mês de dezembro costuma ser de valorização, acredito que vale o risco.

    ResponderExcluir