terça-feira, 24 de novembro de 2009

Point of view - 24/11



Bela recuperação no final do pregão depois da queda de -1,25% durante o intraday, encerrando o dia na máxima com valorização de 0,76% aos 67.317 pontos e volume financeiro de R$5,4 bilhões.

O Dow Jones resolveu lateralizar no intraday e os preços praticamente trabalharam numa congestão nos 60 minutos sem muitas novidades. Finalizou o dia com baixa de -0,16% aos 10.433 pontos.

Graficamente, nos 60 minutos o Ibovespa rompeu um canal de baixa e ganhou espaço para maiores altas no intraday. O teste agora no curto prazo é atingir os 68.060 pontos e logo depois a casa dos 70.000 pontos.

Destaque para amanhã nos Estados Unidos:
11:30hs – Renda e Gastos Pessoais
11:30hs – PCE Deflator e Pedidos de Bens Duraveis
11:30hs – Novos Pedidos de Auxilio-Desemprego
13:00hs – Vendas de Casas Novas
13:30hs – Estoques de Petróleo

Os destaques positivos (de alta) do índice Ibovespa foram:
Fibr3 alta de 4,8%
Dtex3 e Cmig4 alta de 4,2%
Lame4 alta de 3,9%

Os de baixas foram:
Gfsa3 baixa de -3,5%
Brto3 baixa de -2,2%
Ligt3 baixa de -2,1%

Análise Gráfica de alguns ativos:

Operações swing-trade:

- Embr3, acima de 9,15 mira os 9,55. Stop abaixo dos 8,50.

- Cyre3, objetivo nos 26,5. Stop nos 20,8.

- Bvmf3, objetivo nos 13,30. Stop nos 11,0.

- Petr4, objetivo nos 40,50. Stop nos 34,0.

Bons trades.

5 comentários:

  1. Olá Iura!

    O Ibov rompeu o canal de baixa no gráfico de 60 min e ganha espaço para mais altas pelo fato de ter fechado acima desse canal? Outra pergunta é: Quando o Ibov fecha na mínima ou na máxima do dia, isso é algum sinal importante? E o Ibov tem alguma correlação forte com o restante das bolsas mundiais?

    Obrigado e até mais.

    Júlio.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Alexandre, aproveitando a pergunta anterior, a próxima resistência do índice é por volta dos 67.530 pontos???

    E um tempo atrás, aguém perguntou por aqui qual corrente era melhor pra ser seguida: a corrente Fundamentalista ou a de Análise Técnica. Com a minha humilde experiência, começo a suspeitar que muitas vezes, mesmo sem saber fatos relevantes sobre determinada empresa, podemos operar com base unicamente nos gráficos, já que na grande maioria das vezes, a massa do mercado escreve na tela as suas vontades e as expectativas quanto ao futuro. Está correto tomar essa linha de pensamento? Por exemplo, a uns 3 pregões a AGIN3 estava com um volume baixinho... E de uns 3 pregões pra cá, o volume cresceu bastante, então sem saber nada relevante sobre a mesma, suponho que está pra acontecer alguma alta importante da ação ou então de acordo com nosso mestre Alexander, o mercado não está satisfeito com os preços atuais e estão tentando modificá-lo pra cima ou pra baixo para que haja giro do dinheiro. Está correto o raciocínio??? Abraços e bons trades!!!

    ResponderExcluir
  4. Júlio, td bem! Geralmente qdo rompe canais de baixa ou de alta, da continuação a tendência predominante no momento. Quando encerra na minima ou na maxima, a interpretação no geral é que o mercado esta otimista ou pessimista em relação a determinado ativo ou ibovespa. Podemos interpretar da seguinte forma na maioria das vezes, qdo fecha na maxima, geralmente no pregão seguinte, os preços serão negociados acima do valor do fechamento do dia anterior.
    O Ibovespa tem forte correlação com do Dow Jones, tem períodos que a correlação é maior e outros menos.

    ResponderExcluir
  5. Augusto td bem! A próxima resistência do Ibovespa é nos 68.060 pontos. Em relação a análise tecnica, com certeza podera operar sem saber nada da empresa. Um bom operador de bolsa, tem que ter um equilibrio entre a tecnica e fundamentalista. Em relação ao volume é muito relativo, como vc disse, pode ser um volume de baixa ou de alta, e isso é muito de cada caso. E tb depende muito da figura grafica de onde o volume esta se formando. Por exemplo, se o volume esta crescendo num suporte ou numa acumulação de varios meses, isso provavelmente indica uma alta. Mas em geral, vc podera operar na bolsa sem a analise fundamentalista, mas precisa ser conhecedor dos estudos em geral, volume, medias moveis, candles, fibonacci, pivot point, stocastico e etc.

    ResponderExcluir