sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Gráfico Semanal do Ibovespa


Em relação ao gráfico acima, notamos que a média de 55 dias desde 2006 foi alvo de vários suportes. Notamos que todos os anos, ao menos uma vez o índice busca a média.

Essa região da média se encontra por volta de 58.000 pontos juntamente com a LTA (linha de tendência alta primária de longo prazo.

Se os preços começarem a trabalhar abaixo da média de 55 dias, o stop é inevitável, haja vista o que aconteceu no ano de 2008 quando os preços perderam a média e cederam até os 29.400 pontos.

MACD: a linha de curto cruzou a linha de longo prazo, atenção! Depois que iniciou a alta do ano passado, é a primeira vez que isso acontece. Da última vez que houve o cruzamento da média para baixo foi na crise de 2008.

Bons trades

14 comentários:

  1. Alexandre bom dia, segundo sua analize não é hora de ir as compras correto.....

    ResponderExcluir
  2. Olá Alexandre Iura

    Pode ser uma boa oportunidade pra ser Urso?

    Abraços

    Júlio.

    ResponderExcluir
  3. Caro Alexandre,

    Muito interessante essa sua analise da MME55 sobre o semanal do IBOV, e se você voltar mais um pouco, ela ainda serviu de bons suportes desde 2004.

    Hoje o IBOV vem fechando positivo, mas o DJ em boa queda. Vamos ver como se comportam nos próximos dias...

    ResponderExcluir
  4. Sobre o MACD, as médias estão se cruzando, mas lentamente, isso pode indicar uma menor força de queda?

    Sobre a PETR4, to comprado desde que verifiquei que que o preço atingiu a cuva inferior da Bandas de Bollinger e também possuia uma resistência de 2 de Outubro. Independetemente do resultado futuro, técnicamente, você acha que usei correto as duas ferramentas para criar um momento de compra?

    Grato pela atenção.

    ResponderExcluir
  5. Alexandre,

    Esqueci de mencionar, no caso da PETR4 que lhe disse, analisei a Bandas de Bollinger no DIÁRIO.

    Grato

    ResponderExcluir
  6. Alexandre, tive que postar mais esta...

    Hehehe, já pararam para olhar o Ranking do Folhainvest? Preferencialmente de trás para frente, pois afinal de contas o Alexandre Iura está na última colocação...

    Claro, o Folhainvest está apresentando vários problemas desde que iniciou, e ainda os primeiros lugares já saturaram a marca máxima do Folhainvest 999.999,9999%. Caro Alexandre, foi só uma brincadeira, mas achei engraçado.

    Estes com alguns problemas nos algoritmos, mas deve ser resolvido nas próximas semanas.

    Grande Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Alguma coisa me diz que não é momento de comprar nada. É necessário aguardar e verificar para que lado penderá a balança.
    O momento pede prudência.
    Bons trades a todos

    ResponderExcluir
  8. claudinho, esticou para baixo e podera dar um repique bom...o stop é na minima da semana passada.

    ResponderExcluir
  9. Deu uma boa puxada para baixo, mas ainda não é mercado dominado pelos ursos, muita cautela.

    Abaixo da média de 255 dias, dai sim o mercado é mais vendedor.

    ResponderExcluir
  10. Marcos, todo momento pode ser um momento bom de compra, mas é necessario sempre colocar stop, um bom stop sempre é na perda da mínima do candles anterior. Se vc comprou a petr4 na banda inferior, foi uma boa aposta, mas lembre-se do stop.

    ResponderExcluir
  11. kkkkkkk, em relação ao folhainvest...quer dizer que eu sou o último...melhor ainda...isso me da mais motivação para superar todo mundo....kkk...agora vamos ver se eu consigo.

    até mais

    ResponderExcluir
  12. Fernando, exato, tudo depende do tempo que vc opera, se vc é investidor de médio prazo, o momento é de cautela. Agora no meu caso que sou trader, todo dia é de compra e venda ou venda a descoberto e recompra, ou seja, não tem dia ruim...rs.

    ResponderExcluir
  13. Boa noite Alexandre, boa noite galera... Alexandre, sempre vejo os investidores, como você também no caso, dar dicas de sempre se usar stops de proteção. Só que nos mercados voláteis por exemplo como na semana passada, eu vi ações caírem mais de 4 por cento na primeira hora de pregão, e com mais ou menos duzentas negociações apenas... Ou seja, sem volume nenhum! pela minha pouca experiência, dá pra ver que são os mais desesperados que puxam os preços pra baixo por puro desespero... De ações por exemplo que não tinham subido tanto assim no mês, como TENDA, KLABIN, AGRA, TIM... Aí eu me pergunto, como programar stops em mercados voláteis, já que os preços caem exageradamente e nem sempre(como na semana passada), tem um fundamento para isso... Eu já vi casos também de dar um repique, um gap por exemplo, como o que vi esses dias, em que em menos de um minuto as ações da TEND3 caíram 14 centavos (a ação estava em R$ 5,56!!!)... Em fim, tenho dúvidas de como colocar um stop sem ser pego pelos repiques exagerados. Ah, queria mais uma vez agradecer pelo excelente blog e pelo espaço criado para a galera turbinar os conhecimentos! Aqui encontro dicas e pontos de vista que não se acha em qualquer livro! Apesar de não ser profissional (sou apenas um cupim de home broker, rsrsrr), tenho aprendido muito...

    Ótimos trades a todos!!! Abraços...

    ResponderExcluir
  14. Opa, colocar o stop é muito pessoal. Pq qdo se compra um ativo, cada um tem um objetivo e uma estrátegia pessoal. Tem vez que eu entro num ativo apenas para ganhar 0,20 centavos, e meu stop tb é curtinho, ou seja, stop no gráfico de 5 minutos. Agora tem investidor que entra para ficar um ano com papel, dai o stop tem de ser longo, mais de 10% de intervalo, pq num ano o ativo pode cair bem mas depois subir e superar o preço comprado. Não tem stop correto, não existe o certo e o que vc ganhara sempre. O melhor a fazer é tentar comprar sempre no suporte e com stop curto. Logico que nao sabera onde é o fundo, mas na sua estrategia na hora da compra, foi dessa forma e assim o faça, principalmente para a proteção do capital.
    Se no seu exemplo, o ativo cai sem volume e volta. Em 1998, vi ativo caindo de 30 para dois 2 reais, se o cara não usou stop, perdeu todo o seu capital.

    ResponderExcluir