terça-feira, 6 de abril de 2010

Point of view - 06/04



O Ibovespa apresentou uma pequena queda de -0,27%, mas chegou a subir cerca de 0,60% ao romper a máxima do ultimo pregão. Não suportou a pressão vendedora e realizou no intraday com espaço para buscar a região dos 70.500 pontos e o suporte mais forte na região dos 69.500 ptos, conforme o gráfico acima analisado.

Notamos que o stocastico apontou para baixo na região sobrecomprada. O ibovespa rompeu a resistência e agora devera fazer um pullback em cima do topo anterior rompido para daí sim ir em busca dos 73/74 mil pontos.

Mesmo com a quebra da resistência, a tendência de alta vem sendo praticada muito lentamente, em função de o mercado apresentar a seguinte configuração: alguns ativos em forte tendência de alta enquanto outros na lateralidade e outros com queda livre.

O vigor de alta forte notado alguns meses atrás tem se mostrado distante do momento atual, o que exige cautela dos investidores. Os indicadores mensais se mostram com a configuração overbought e a correção devera se iniciar a qualquer momento ainda no primeiro semestre, gerando boas oportunidades de se operar na ponta vendedora.

Bons trades.

7 comentários:

  1. Alexandre, boa noite. Tudo bem?
    Com relação aos indicadores overbought, como houve essa esticada, vamos dizer assim, se em quase 3 meses e meio o IBOVESPA subiu apenas em torno de 3,5%, sendo que nesse meio de caminho, acho que no começo de março, teve aquele correção horrorosa, do índice caindo 2, 3% em um único dia??? Tipo, até nos sites sobre investimentos e tal já está se formando aquela idéia "será que o IBOVESPA supera o topo histórico e tal"??? Caramba, já se passou quase dois anos que isso acoteceu e como ainda não "chegamos lá", então ainda estamos em recuperação... Não houve de fato um crescimento, apesar de tudo... MAs aí me lembro da tal memória do mercado, onde se a coisa cai, a tendência é cair mais... Se está perto do topo anterior, forma-se aquela coisa: "Ih, vou vender porque vai cair"... E a coisa se torna auto realizável... Rsrsrr, às vezes é estranho compreender o mercado, não adianta, rsrsrr, mas por mais insano que pareça, temos que nos juntar a ele, e não ir contra, rsrsr... Mas sobre essa possível correção, como ficam por exemplo empresas como a TCSL4, ou ECOD3, e várias outras que ainda estão longe da recuperação a patamares pré crise, nesse caso, essas empresas que ainda não chegaram lá, acabam sendo afetadas pelas correções, ou viram foco por ainda terem UPSIDE?

    Abraços é ótimos trades...

    ResponderExcluir
  2. Ah, teria como vc dar uma ajudinha com a KLBN4 ou JBSS3, onde uma deu uma subida a R$ 5,85, e agora caiu um pouco, e a outra estava em queda livre, e deu um repique, mas ainda, pelo pouco que sei, está longe de atingir a reta de resitência de baixa, que no caso passaria lá na casa dos nove reais... Será que ela vai voltar a cair, ou ainda tem gás... Pelo pouquinho que já consigo analisar sobre médias móveis e estocástico, elas estão começando a parar de cair e ensaiam uma virada pra cima... E o estocástico, MACD, e IFR está na região de sobre venda e MACD apontando para cima, com a linha MACD cruzando a linha de sinal para cima. Será que mesmo em tendência de médio prazo de baixa, será que num tem força técnica pra subir mais???

    Abraços e ótimos trades!!!

    ResponderExcluir
  3. Rsrsr, Alexandre, hojeestou enchendo o saco, rsrsrr... Últiminha de hoje: estive dando uma olhada em TCSL4 e vi que houve uma queda, depois uma pequena alta (no gráfico diário), e depois voltou a cair até os mesmos patamares (4,88/4,86), mas ao invés do IFR cair também novamente, ele está subindo. Isso seria uma divergência de alta? Foi mais ou menos a mesma coisa que encontrei no gráfico de JBSS3 esses dias... Será que está existindo isso mesmo?

    Abraços...

    ResponderExcluir
  4. ola á todos!
    sou novato na bolsa, e na minha opiniao, o ibovespa e jogo de negro grande, por isso, pessoas como eu, pobres coitados, ganham pouo e perdem muito, pois muitos pequenos precisam perder para poucos negos grandes ganharem. parece complicado mais e simples. o negocio e o seguinte: muitos se iludem com a possibilidade de ficar rico facilmente, e com essa ilusao, pessoas espertas tirao o file da situacao...
    nao digo que nao da para ganhar dinheiro la, so estou dizendo que mais de 90% de suas amizades, sao interesseiros, e te olham apenas como um cifrao, tentando te prejudicar, para extrair dinheiro de vc.
    bons trades
    Brenno

    ResponderExcluir
  5. Alexandre, boa noite. Tudo bem?

    Aproveitando pra tirar mais uma dúvida ou pedir um conselho: tenho reparado que quando compro ou vendo, sempre me baseio nas linhas MACD e de sinal, e no IFR, e no OBV, tipo, sempre quando eles chegam na zona de sobre-venda ou sobre compra, eu compro ou vendo respectivamente. MAs quase sempre observo que ou vendo ou compro um pouco cedo, pois quas sempre os preços sobem ou caem mais um pouco... Exisitiria um outro método no intraday para que a gente possa tornar mais precisas as entradas e as saídas??? E que pregão doido hoje hein (dia 8...)... Começou caindo e de repente virou um foguete e fechou perto da máxima... Será que ainda tem fôlego???

    Ótimos trades a você e a todos...

    Um abraço...

    ResponderExcluir
  6. Augusto, td bem! Realmente vc gosta de escrever heim. Empresas que não foram até agora, em relação aos preços pre crise é devido a situação econômico e financeira da empresa e do setor atual e projeção futura. No caso da ecodiesel os preços foram precificados acima do valor da empresa em função da febre de IPO em 2006/2007. Com o tempo tudo se ajusta. E se houver uma correção do Ibovespa, 99% dos ativos caem conforme o índice.

    Em relação a Jbss3, respeitou o fundo e fez pivot de alta ao romper o topinho anterior. A partir de hoje tem tudo para voltar ao cenário altista e tera como a próxima resistência a região dos 8,70 por onde passa a média de 55 dias.

    Tcsl4, mesmo os preços perdendo o fundo anterior, o stocastico não acompanhou a queda, mostrando que podera vir repique altista do ativo no curto prazo.

    Hoje realmente foi um pregão que os trades adoram. O melhor metodo para tentar acertar os melhores pontos é ver os pontos no diário e exercer a compra ou venda no intraday com gráfico de 15 minutos.

    abs

    ResponderExcluir
  7. Brenno tudo bem!

    Trades novatos porém com disciplina podem ganhar sim na bolsa de valores. O importante é entrar no mercado para tirar um rendimento acima da renda fixa e poupança e não se iludir com rentabilidade acima do normal. Se for pelo caminho da ilusão, dai sim alimentara os negos grandes...rs.

    abs

    ResponderExcluir