quinta-feira, 15 de abril de 2010

Point of view - 15/04



Mais um dia que o Ibovespa se descola do Dow Jones. Enquanto lá fora obteve valorização de 0,19%, o índice caiu -0,72%. Basicamente, podemos justificar esse descasamento em função do vencimento de opções de segunda feira, uma vez que os investidores não estão querendo nem exercer a petrd34 e com isso estão batendo na Petrobras, que cedeu nada menos que -1,8%

Mesmo com a forte queda da Petrobras, o Ibovespa parou novamente em cima do suporte dos 70.500 pontos. O ideal é aguardar a próxima semana para melhor definição do rumo do ibovespa que estará sem o peso do vencimento de opções e futuro.

O Dow Jones segue firme na tendência altista e bem próximo de boa resistência no gráfico semanal no intervalo entre 11.250 e 11.500 pontos. Quando os preços forem negociados nessa região, o melhor a fazer para os que operam na posição comprada é ficar líquido, ou seja, sem nenhum ativo em carteira, até o mercado nos mostrar o novo rumo a ser tomado.
.
Entrevista com Eike Batista: Entrevista
.
Destaque para uma possível venda de participação de 20% na OGX (OGXP3) que foi anunciado da seguinte maneira pelo Eike: ´´Não percam a oportunidade de comprar essa ação, porque no dia que a empresa anunciar o negócio, o papel irá duplicar de valor``.

Respondendo a uma pergunta: O que é Formador de Mercado?

Formador de Mercado, agente de liquidez, facilitador de liquidez, promotor de negócios, especialista, market maker e liquidity provider são algumas designações atribuídas àqueles que se propõem a garantir liquidez mínima e referência de preço para ativos previamente credenciados, fatores de destaque na análise da eficiência no mercado de capitais.

Na BM&FBOVESPA, o papel de Formador de Mercado pode ser desempenhado por corretoras, distribuidoras de valores, bancos de investimento ou bancos múltiplos com carteira de investimentos, que, ao se credenciarem para exercer essa função, assumem a obrigação de colocar no mercado, diariamente, ofertas firmes de compra e de venda para uma quantidade de ativos predeterminada e conhecida por todos. Ao registrar ofertas, o Formador de Mercado proporciona um preço de referência para a negociação do ativo. E essa é uma tarefa importante porque envolve prévio conhecimento da empresa, atualização constante sobre suas condições econômico-financeiras, acompanhamento do valor de seus ativos e também de perspectivas no longo prazo, fatores essenciais para o estabelecimento de um preço justo, resultado de um extenso trabalho de relacionamento e análise.

Bons trades.

5 comentários:

  1. Fala Alexandre, bom dia... Tudo bem???

    Referenciando seu artigo sobre formadores de mercado, então seriam eles que com suas emissões de ordens de compra e venda no pregão, acabam por definir, intencionalmente ou não, os preços de abertura? Eu sempre tive essa curiosidade, mas ainda não cheguei a uma resposta, também não a encontrei em lugar algum... E com relação às médias de 20 dias, por exemplo, valeu pela dica... Vou observar mais a respeito sobre ela, não para testar se vc está certo ou não, rsrsrr, não precisa... Mas só pra pegar o feeling da coisa... Engraçado também que algumas vezes no leilão de fechamento, que um ativo está perto das méidas móveis no intraday, eu penso: ah, vai ficar nesse preço mesmo, mas algumas vezes ele cai até a banda de bollinger inferior...Aí, a gente fica tiririca né, rsrsrr... MAs infelizmente não temos bola de cristal...

    Ótimo fim de semana, e ótimos trades a você e a todos...

    ResponderExcluir
  2. Alexandre o que vc achou da entrevista, a intenção era forçar o aumento do preço da ação da ogx em curto prazo?

    ResponderExcluir
  3. Alexandre o que vc achou da entrevista, a intenção era forçar o aumento do preço da ação da ogx em curto prazo?

    ROMIRLEY - TAUBATÉ

    ResponderExcluir
  4. Augusto, td bem! Geralmente esses formadores operam em ativos com menor liquidez, com finalidade de girar os preços. O preço de abertura também é realizado pelos formadores de preços. Qualquer dia colocarei o gráfico do Ibovespa para ver o poder da média de 20 dias.

    até mais

    abs

    ResponderExcluir
  5. Romirley, tudo bem! Geralmente esse tipo de entrevista acontece num provável topo, por isso toda a atenção. Haja vista o investment grade como exemplo...que depois de anunciado...o mercado realizou forte. Não tenha dúvida que esse ativo colocarei na minha carteira...mas não agora...e sim num provavel suporte semanal ou até mensal.

    abs

    ResponderExcluir