segunda-feira, 19 de abril de 2010

Point of view - 19/04



O Ibovespa testou o fundo anterior na região dos 68.000 pontos. Agora entendo que os 68 mil é o divisor de tendência no curto prazo. Se o fechamento do índice for abaixo desse patamar, devemos stopar todas as posições compradas para evitar danos maiores.

No final da tarde o Ibovespa recuperou das perdas do período da manhã e encerrou com um candle de fundo. Essa melhora foi importante para a manutenção da alta. No entanto a bolsa paulista vem mostrando fraqueza nas últimas semanas principalmente se comparado com o mercado norte americano que mantém uma tendência de alta mais vigorosa.

O momento pede cautela, para citar alguns ativos que vem testando a região de forte suporte como a Cyrella, Gafisa, Petrobras, B2W, Redecard e Embraer. Esses ativos demonstram apenas repiques altistas e retornam para a queda fortemente, por isso muita cautela e fiquem bem desconfiados com o mercado a partir do mês de maio.

Para abertura de posição comprada, stop na mínima de hoje. Acima dos 72.000 pontos mira os 74.000 pontos. Mas para quem opera como position trade, aconselho ficar de fora no primeiro semestre e se posicionar mais para o segundo semestre com a finalidade de adquirir ativos com os preços mais atrativos que o atual momento.

Mais uma vez descasado do Dow Jones, o Ibovespa apresentou queda de -0,47% aos 69.097 pontos e volume financeiro de R$11,5 bilhões (incluso o volume de opções). Já o Dow mostrou mais força e finalizou o dia com valorização de 0,67% aos 11.092 pontos.

Além dos ativos citados acima, vale acompanhar também a Csna3 e Ggbr4 que estão em região de suporte pelas médias móveis.

Bons trades.

2 comentários:

  1. ola á todos!
    em minha opiniao a bolsa sofrera uma forte queda mes que vem. a forte alta dos ultimos dias c deu pela divulgacao dos lucros das empresas, mas o mercado esta muito fraco, pois mais que o dow jones tenha tendencia altista, em minha opiniao o melhor e segurar e esperar um melhor sinal do mercado.
    abs
    brenno

    ResponderExcluir
  2. Brenno, tudo bem!

    O Dow Jones tem uma forte resistência na região dos 11.250 e 11.500 pontos. Não devera passar essa zona antes de uma boa realização. O grande segredo não é ficar comprado na queda para depois comprar ativos com preços mais atrativos que com certeza ocorrera.

    Bom feriado a todos!

    abs

    ResponderExcluir