segunda-feira, 3 de maio de 2010

Point of view - 03/05



O Ibovespa apresentou mais uma sessão de descasamento em relação ao Dow Jones com mais um dia de saldo vendedor das corretoras estrangeiras. Enquanto o Ibovespa finalizou o dia com desvalorização de -0,61% aos 67.119 pontos e volume financeiro de R$6,5 bilhões, o Dow valorizou 1,30% aos 11.151 pontos.

Uma das explicações para o fraco desempenho do índice se deve ao fato de ter antecipado o movimento de alta nos meses anteriores, tendo em vista que o Ibovespa se encontra a 10% do topo histórico enquanto o Dow esta a 27%, ou seja, bem mais desvalorizada.

O setor de construção se destacou positivamente no pregão de hoje, com fortes altas da Agei3, Pdgr3, Gfsa3, Cyre3 e Rsid3. Por outro lado, o setor de mineração, petróleo e siderurgia apresentou forte desvalorização.

Enquanto os preços estiverem sendo negociados abaixo da média de 20 dias, a força predominante do mercado é a dos Ursos. Logo, um bom investidor opera conforme a tendência vigente, ou seja, na linha dos Tubas (tubarões) e não contra a tendência.

Análise de alguns ativos:

Petr4: posição vendida, suporte nos 30,50. Caso perca o suporte, projeção dos preços na região dos 28,50.

Cyre3: ativo se afunilando dentro de um triângulo com suporte nos 19,70 e resistência nos 22,0.

Vale5: perdeu a mínima da semana passada e pivotou mais uma vez para baixo com a próxima projeção na região dos 44,40.

Fibr3: tentando montar um fundinho na região dos 33,80. Devera buscar os 35,50 no intraday.

Bons trades.

2 comentários:

  1. Boa tarde Iura

    poderias explicar o que seria "estratégias operacionais"?

    desde já agradeço

    Roberto

    ResponderExcluir
  2. Roberto, bom dia!

    Digamos que vc queira montar um estratégia operacional no mercado a vista, ou seja, operar conforme a tendência usando indicadores. Se no caso utilizar as médias móveis como definidor de sua estratégia, devera seguir em linha as entradas e saidas da operação. No momento atual, a estratégia de operação para quem opera no gráfico diário e operar na ponta vendida conforme a atual tendência, tendo em vista, que os preços estão sendo negociados abaixo da média de 20 dias. Existem várias estratégias operacionais, citei uma acima como exemplo. Outra estrátegia bastante utilizada pelos investidores é hediar a sua carteira de ações, que citei no post de como operar mini contratos.

    Abs

    Iura

    ResponderExcluir