segunda-feira, 10 de maio de 2010

Point of view - 10/05


Na quinta feira passada, houve aquela queda brusca nas principais bolsas mundiais acionando todos os stops de venda e no pregão de hoje com forte alta do Ibovespa acionou todos os stop de compra (para quem estava alugado em ativos ou vendido a descoberto em contratos futuros). Conclusão: com toda volatilidade apresentada nos últimos pregões, o mercado esta deixando muito investidores confusos e sem saber o que fazer.

Já havia dito quando bateu no forte suporte dos 61 mil pontos que haveria um repique de alta, mas não esperava que fosse quase todo o repique em apenas um dia. O Ibovespa com a alta de hoje de 4,50% aos 65.698 pontos e um volume financeiro de R$6,5 bilhões, praticamente atingiu o objetivo de curto prazo que se encontra na região dos 67/68 mil pontos. Detalhe: mesmo com a forte valorização do índice o saldo de estrangeiro apresentou saldo negativo.

De qualquer forma, para qualquer compra a partir de hoje, o stop mais definido é os 60.780 pontos. Esse patamar se perdido levará o Ibovespa para a região dos 53/55 mil pontos como a primeira projeção do Fibonacci. Cabe destacar que os 61,8% do Fibo se encontra nos 45 mil pontos e a cabeça do pivot de toda alta na região dos 43 mil, ou seja, não queira ficar comprado caso perca os 61 mil pontos.

O pacote de ajuda foi bem recebido pelos mercados que reagiram com fortes altas...França 9%, Alemanha e Inglaterra 5%, Dow Jones 4% e Argentina 7%. Agora resta saber se o pacote europeu será suficiente para reverter a tendência de baixa ou será mais um repique de alta até as resistência das médias ou do Fibo. Por exemplo: a média de 20 dias se encontra na região dos 67.200 pontos, ou seja, um bom ponto para vender a descoberto no intraday.

Nas próximas semanas, o Ibovespa devera trabalhar na região dos 61 e 72 mil pontos com a finalidade de aliviar os indicadores semanal que se encontram sobrevendido. Porém o stocastico mensal já indicou queda e pelo visto para os próximos meses o cenário no meu ponto de vista não é nada animador para os que operam na posição compradora.

Bons trades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário