quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Point of view - 01/09



Bom dia! O Ibovespa ainda respeitando o suporte dos 63.000 pontos e em cima da LTA (linha de tendência de alta) vinda desde maio, ou seja, enquanto mantiver acima, tudo tranqüilo para quem opera na ponta compradora (touros) no curto prazo.


No mês de agosto o Ibovespa apresentou uma desvalorização de -3,5%, a Petr4 de -5,7% e Vale5 de -2,9%. Mesmo com essa correção, no gráfico mensal ainda não sinalizou sinal de topo, porém deve se tomar muito cuidado em comprar ou vender tendo em vista que os preços se encontram numa forte lateralidade e sem tendência. Praticamente há um ano atrás os preços estavam sendo negociado nessa mesma região dos 66.500 pontos.


Dow Jones plotou um fundo triplo no gráfico diário com forte suporte nos 9.930 pontos. Pelas médias móveis de curto prazo, a tendência continua de baixa, uma vez que, a média de 20 dias continua direcionada para baixo na região dos 10.200 pontos. Por estar nesse momento longe da média de 20 dias, a qualquer momento o Dow deverá apresentar um repique de alta com a finalidade de buscar a resistência da média.


Na minha modesta opinião, o mês de setembro será de muita volatilidade, uma vez que antecede o mês das eleições e a capitalização/noticiários da Petrobras. Com essa novela que envolve o principal ativo do Ibovespa e sem uma clara definição já deixou a petr4 com perdas superiores de mais de 25% em 2010.


Ggbr4 testando a ultima linha do Fibo e no fundo anterior na região dos 23,0, ou seja, um bom suporte que poderá ocasionar num repique altista.


Petr4 vem brigando muito para se manter acima do forte suporte dos 26,0. Ativo com preço atrativo, porém com alta volatilidade em função do processo de capitalização.


Ogxp3, ativo com clara tendência de alta e preste a romper mais um topo nos 21,0 e seguir rumo aos 23,0.


Fibr3, testando os 61,8% do Fibonacci a cinco pregões. Enquanto mantiver acima dos 26,50 poderá testar a região dos 27,8.


Bons trades




17 comentários:

  1. Gostei das carinhas no gráfico, hehe. Muito bom para lembrar se a coisa tá feia ou normal.

    Patrícia

    ResponderExcluir
  2. Fala Alexandre, beleza rapaz??? Quanto tempo dizemos nós, rsrsrr... Já estava pensando em sair colocando anúncio de "procura-se" na TV, rsrsr... E eu tava sumido por causa da facul rapaz, ainda não ganhei efetivamente dinheiro na danada da bolsa... SE eu te contar minha situação... Você chora... rsrsrr... Alexandre, novamente a bovespa respeitou o canal de médio prazo, e parece rapaz uma coisa muito interessante, como da última vez mesmo que a bolsa subiu uns 10 pregões seguidos, aí chegou no topo do canal que vc colocou no gráfico hoje, e aí começaram a vir notícias ruins, a começar pela suposta desaceleração na China, e depois alguns número horrorosos vindos dos EUA... Aí semana passada quando eu (100% comprado) não aguentava mais ver as quedas e vendo bovespa se aproximar da base do canal, e já me preparando pra pular do barco na segunda-feira, aí vem mais uma queda, mas aí ontem e hoje, começaram a vir novamente notícias da China e EUA que frearam as quedas...
    Só acho engraçado que coincidiu duas vezes notícias ruins no topo fazendo o mercado cair, e notícas boas fazendo o mercado sair das trevas para os comprados... Muito interessante isso...
    E não foi a primeira vez que isso aconteceu, que eu me lembre no começo do ano também teve essa coisa da europa e a crise fiscal, cada ora o mercado arruma uma pra "brigar com a galera"... Parece até gente ciumenta... Vê coisas onde não existem... Mas outra coisa que ia te perguntar Alexandre, é sobre a TNLP4... O pessoa deve ter acompanhado que em dois dias elas caíram quase 20%, e respeitaram fundo anteriores e parecem estar começando a voltar... Será que já é hora de começar a olhar pra ela??? Me lembro que ela caiu principalmente por causa do negócio fechado entre a Telefõnica e a Portugal Telecom (ô mercado bobo), e uma semana antes ou na mesma semana a TNLP4 divulgou ótimos resultados...

    Alexandre, num dá pra galera colocar imagens dos gráficos aqui no blog não??? É que muitas vezes pelo menos eu tenho algumas dúvidas, ou até mesmo identifico entradas compradas boas, mas só falar em números muitas vezes sem mostras a imagem deve ficar meio solto no ar...

    Abraços e ótimos trades a vocÊ e a todos...

    ResponderExcluir
  3. Olá Alexandre gostaria de dar os parabéns pelo seu blog, estou acessando todos os dias, e tem me ajudado muito, tenho pouco tempo de bolsa, mas estou sempre estudando. Estou com uma dúvida preciso definir uma estratégia de compra e venda boa, sei que isso é difícil, o que vc sugere. Ex. usar suportes e resistencias, médias moveis, estocástico, fibonacci, bandas. O problema é que quando começa a cair e sou estopado, as vezes é só uma pequena correção e começa a subir e deixo de ganhar mais, e as vezes é uma queda mesmo!! Pensei em comprar próximo do suporte e realizar na resistência, esperar romper e comprar novamente. Vc tem uma sugestão?

    ResponderExcluir
  4. Alexandre/Cleiton/Galera, bom dia. Tudo bem?

    Não sei se vai ajudar muito, mas também tenho pouco tempo de bolsa, e o que tenho chegado à conclusão é que nas quedas é brabo mesmo... A gente acha que um ponto é suporte, e aí o mercado tá com medo e sai furando tudo... Aí a gente fica frustrado e se acha um lixo porque não sabe operar e essas coisas... O que eu tenho visto também, é que sempre que um ativo está em queda, nunca devemos comprar e achar "ah, acho que num vai cair mais"... Esses dias mesmo entrei em TNLP4 que em dois dias caiu quase 20%, por causa de uma transação entre OUTRAS empresas de telefonia, e aí no pregão seguinte, vieram notícias ruins da China e aí ela caiu por causa da China... E olha que estava perto de um fundo anterior... Tomei a maior volta... Aí o papel continuou a cair e caiu mais 8%... É dose... Mas tenho observado que quando rompe alguma linha de força no intraday, como aconteceu com GAFISA ontem e com a TCLS4 na terça (ela arrombou a linha central da banda de bollinger com volume e foi embora, além de recuperar uma LTA que tinha sido perdida a uns 2 pregões), e com volume, a coisa tende a andar... Ou então quando o ativo está caindo, e começar a entrar em congestão... Aí olhando para o gráfico, utilizando as BANDAS de BOLLINGER tem me ajudado, e tipo, às vezes a ação entra em congestão, pára de cair e a linha da banda inferior de bollinger continua apontando pra baixo, ou seja, cria-se aí uma divergência (preços param de cair e banda inferior continua caindo)... Aí, pode acontecer duas coisas: ela voltar a cair pra buscar a banda de novo, ou romper a central das bandas de bollinger. É nesse rompimento de central que pelo menos eu acho que a compra fica mais segura, até porque geralmente a linha central das bandas de bollinger constuma ser uma média móvel, que muita gente ajusta para 20 ou 21 dias, e conforme os ensinamentos do mestre Alenxandre, essa média de 20 ou 21 dias desperta uma força incrível de compra quando os preços voltam a trabalhar acima dela... Outra coisa que tenho usado pra tentar ver topos e fundos mais recentemente, e consequentemente achar topos e fundos anteriores com mais precisão, para poder identificar supostos suportes e resistências é o gráfico de área, ao invés dos candles... Fica menos embaralhado... Aí dá pra ver mais claramente... Aí depois eu volto o gráfico para os candles...

    Mestre Alexandre, será que o que escrevi acima já é válido como o começo de uma estratégia?

    Ótimos trades a você e a todos...

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Alexandre, lembro que já te perguntei isso uma vez, mas não me lembro a resposta: vc opera por alguma corretora que permita vender papéis a descoberto? Voc~e recomenda essa modalidade de inverstimento quando há perspectiva de baixa?

    Estou pensando nessa possibilidade porque como falei na outra mensagem, eu até tenho ganhos na bolsa, mas devolvo tudo ao mercado quando vêm as quedas... Aí quando há a queda eu sempre acho que vai começar a subir, e aí cai mais ainda... POr fim, tenho que ficar no papel, mesmo com prejú pra esperar voltar... E quando sobem, eu sempre vendo cedo com medo de cair, e quase sempre continuam a subir... O que vc me recomenda pra dominar isso Alexandre... Acho que meu problema basicamente é esse... Não aguento mais, buáaaaa, rsrsrr!!!

    Abraços e ótimos trades...


    Abraços e ótimos trades...

    ResponderExcluir
  8. Femass Valeu pela dica, cada vez mais estou optando pela simplicidade, e cada vez mais, estou tirando o emocional da jogada, acho que assim fica mais fácil

    ResponderExcluir
  9. Alexandre, o dólar está sendo negociado a R$ 1,71... é hora de comprar ou vem mais queda por aí? Caso continue caindo, até onde pode chegar? 1,60, abaixo disso é meio impossivel, certo?

    Eduardo

    ResponderExcluir
  10. Augusto, tudo bem!

    Esses canais de alta e de baixa são muito bons de ser operado, mas veja bem...alguma hora ira romper para algum dos lados. Nada é 100% confiável, mas ajuda muito.
    Qdo chega na resistência não sei o pq começa a vir notícias ruins e no suporte o notícias boas. Deve ter uma força oculta...rs.
    A tnlp4 esta num bom suporte...mas como ela perdeu um ponto do Fibo o ideal seria comprar perto dos 22,0. Agora se vai lá nos 22,0 no curto prazo realmente não sei.
    Em relação a imagens dos gráficos posso verificar. Mas acho que não é possível.

    Um grande abs.

    Alexandre

    ResponderExcluir
  11. Cleiton, tudo bem!

    Um bom começo seria comprar perto de suportes aliado com o Fibonacci e médias móveis. Mas não se esqueça dos candles, ou seja, qdo no final do dia plotar um candle de fundo, o risco é tolerável com stop na mínima desse candle.
    Melhor ainda se puder operar no intraday...pq dai consegueria ver um pivot se formando...logo o risco diminuiria bastante.

    Abs

    Alexandre

    ResponderExcluir
  12. Femass, tudo bem!...

    Muito bom o seu setup. Se estiver dando certo contigo devera manter até que prove o contrário.
    Dependendo do cenário e tendência do mercado, alguns setups trabalham melhores que os outros. Mas dai cabe a cada analista avaliar qual a melhor ferramenta que se encaixa no seu perfil (curto, médio e longo prazo) e o tempo gráfico (1min, 15 min, 60 min, diário, semanal e mensal).

    abs

    Iura

    ResponderExcluir
  13. Augusto, td bem!

    A venda a descoberto é uma operação que deve ser encerrada no mesmo dia. Com certeza eu recomendo. Mesmo numa tendência de alta do Ibovespa, tem ativos que caem e outros sobem. Logo, essa modalidade deve se usar todos os dias.
    Eu por exemplo, vendo a descoberto quase todos os dias. Um exemplo, vamos supor que determinado ativo esta subindo 5%, mas chegou num resistência, dai começa a fazer um candle de topo no intraday...dai vendo a descoberto com stop na máxima desse candle.
    Olha, por isso deve se operar nas duas pontas, e não ficar só pensando nas compras. O segredo da bolsa é mudar a mão quando for o caso.

    abs

    Iura

    ResponderExcluir
  14. Eduardo, o dolar por enquanto vem numa clara tendência de baixa e sem sinal de fundo. Enquanto mantiver esse cenário, podera até comprar mas com a finalidade de lucrar no curto prazo.

    abs

    Iura

    ResponderExcluir
  15. Patrícia, tudo bem!

    Ainda bem que por enquanto não estamos de cara virada...rs.

    abs

    Alexandre

    ResponderExcluir
  16. Olá Alexandre,
    até q ponto o Djones influencia o Ibov?
    parece q ultimamente o Ibov não ta nem ligando para as altas do Djones.

    abraços

    Mauro

    ResponderExcluir
  17. Mauro, td bem! O Dow Jones influencia sim o Ibovespa, ora de forma mais acentuada ora de uma forma menos acentuada. Não significa se lá subir 1% aqui subira da mesma forma e no mesmo dia. A compensação podera vir em outro pregão.

    abs

    Alexandre

    ResponderExcluir