quarta-feira, 27 de julho de 2011

Point of view - 27/07



Boa noite, o Ibovespa voltou a perder o fundo novamente que estava em 58.580 pontos conforme o gráfico acima. Houve um aumento de volume na venda acima das compras anteriores, mostrando a força vendedora. Agora sugere a busca primeiramente nos 57 mil pontos.

Geralmente essas últimas realizações são mais fortes, considerando que os preços foram testar a média de 255 dias, depois duas vezes a média de 55 dias e na semana passada testou a média de 20 dias, demonstrando que cada vez mais os repiques de alta são mais tímidos que os anteriores.

Acredito que depois dessa realização atual, vira um repique mais forte de alta. Mas o cenário global não esta ajudando, tendo em vista o cenário político nos EUA e Europa. Para um prazo maior, os motivos que influenciarão para as baixas mais fortes serão exatamente de países de primeiro mundo. Enquanto nós dito como emergentes vamos segurar a onda ou uma ´´marolinha`` como aconteceu em 2008.

Os países que serão alvos de crescimento nos próximos anos acima da média serão China, Índia, Brasil e Rússia. São países produtores de commodities, populosos e com grande extensão territorial. Os países dito hoje de primeiro mundo são fabricantes de produtos acabados e os preços do mesmo em forma decrescente.

Por outro lado, os preços das commodities crescem de valor. Exemplos: Barril do petróleo por volta do ano 2000 era de US$10 e hoje na região dos US$100. O preço do etanol é o mais alto da história. O preço do Ouro, Minério de ferro, Boi, Café e etc idem.

Logo, depois desta tempestade no cenário Global, o Brasil será um dos países que será a bola da vez. E com isso a bolsa de valores estará em evidência, juntamente com a mídia e investimentos voltada para a Copa 2014 e Olimpíadas 2016.

Bons trades


4 comentários:

  1. Iura, parece que o IBOV está em busca da média de 255 no semanal; se, ao tocar essa média e ocorrer um repique, terá se formado um OCO, mesmo que bem deformado, não? Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, a média de 255 já perdeu...me parece que é mais em baixo. O oco ja esta deformado.

    Grato,

    Alexandre

    ResponderExcluir
  3. Alexandre, a bolsa cairá até quanto? 50 mil? 45 mil? 29 mil? E quando será esse "fundo do poço"? Setembro? Dezembro? Ano que vem?

    Obrigado, Sandro

    ResponderExcluir
  4. Sandro, boa noite, o fundo do poço mesmo só o tempo dira, mas acredito que sera entre esse ano e no máximo meados do próximo ano.

    Até onde a bolsa ira, não sei, mas acredito que perdera o fundo dos 29 mil pontos.

    Alexandre

    ResponderExcluir