terça-feira, 16 de agosto de 2011

Point of view - 16/08




O quinto dia consecutivo de valorização do Ibovespa, amenizando um pouco as perdas recentes do índice. Mas por enquanto nada animador ainda, o mercado continua em tendência de baixa e por enquanto sem sinais de reversão para uma tendência de alta mais consistente.

Conforme o gráfico diário do Ibovespa acima, notamos que mesmo com esse repique de alta acentuado, ainda nem tocou na média de 20 dias, tão forte foi a correção nas últimas semanas. O stocastico continua subinte, porém já chegando em zona perigosa de apontar para baixo novamente. Uma boa região para alugar ativos, venda a descoberta no intraday de ações ou ainda vender contratos de mini índice futuro do Ibovespa.

Geralmente, todo repique de alta numa tendência de baixa é um bom motivo para operar na venda quando os preços e o stocastico chegam a uma região de resistência. Em relação ao stop, o interessante seria acionar na máxima do último candlestick que gerou a entrada da venda.

O quadro acima do PIB nos mostra que o crescimento esta nos países emergentes em geral, ou seja, mesmo com a queda da bolsa ao redor do mundo e os preços das empresas sendo negociados na bolsa abaixo do seu PL em função do risco sistemático (risco de mercado), os preços das empresas em si estão ficando atraentes a partir do momento em que o mercado precificar os fatores externos.

E o Brasil por enquanto não esta sentindo o ´´efeito crise``, mas as ações de primeira linha não param de se desvalorizar. Um bom momento de começar a montar uma estratégia com a finalidade de pegar o próximo ciclo de alta da bolsa. A estratégia consiste em comprar todo o mês um pouquinho de ações com o objetivo de vender somente acima de 100 mil pontos do índice.

O outro quadro nos mostra que a dívida / PIB do Brasil se encontra em patamares bem consistente e com grande potencial de funding para os próximos anos, podendo favorecer principalmente os setores dependente de crédito como por exemplo o Imobiliário.



Bons trades

2 comentários:

  1. Bom dia, Iura. Gostaria de lhe fazer uma pergunta, por favor. Na postagem do dia 13/6/11, você aconselhou a compra do ativo Posi3 (que havia rompido uma média de curto prazo e que, em decorrência disso, apresentava substanciais chances de ocorrer, em seguida, uma Lta, também de curto prazo: e foi o que realmente sucedeu). No entanto, depois que o preço da ação subiu, ocorreu intensa queda (haja vista que a LTA efetivamente era de curto prazo). Como você lida com isso? Você usa stop? Ou vocÊ prevê a reversão de alta dessa Lta de curto prazo e já vende os papéis do ativo? Obrigado. Eduardo Cantarin.

    ResponderExcluir
  2. Olá Eduardo, então, depois de ela tocar na média de 255 suporte que foi nos 7,25 subiu até os 8,0 uma valorização de 10%. Quem opera no curto, se deu bem, e para quem não vendeu deveria stopar qdo o ativo perdeu o suporte dos 7,25. Eu ja teria vendido no curto prazo, pq sou operador que visa o intraday.

    Grato,

    Alexandre

    ResponderExcluir