segunda-feira, 1 de junho de 2009

Aula 06 - Uma breve definição de Candlestick

No século XVIII os japoneses desenvolveram um método de análise técnica para analisar os preços de contratos futuros de arroz. O arroz era a riqueza e os fazendeiros de todo o Japão podiam mandar sacas de arroz que eram mantidas em armazéns, em troca, recebiam um cupom representativo do valor, o qual poderia ser vendido a qualquer momento. Apenas na bolsa Dojima operavam cerca de 1300 traders de arroz. Candlestick é o nome de uma técnica de análise gráfica de mercado, criada no Japão em meados do século XVIII, nas antigas bolsas de arroz de Osaka.
Na época do Japão Feudal, o centro comercial do Japão localizava-se em Osaka, que era uma cidade portuária e favorecia muito o comércio, pois as viagens por terra eram demoradas e perigosas. Esse período feudal no Japão é lembrado como Sengoku Jidai (Tempo do País em Guerra).
A base da economia era o arroz, muitos viviam do comércio do arroz e que se tornou a moeda nacional. Um dos homens mais ricos era o Yodoya Keian, tinha uma imensa capacidade de transportar e distribuir o arroz, além de rico tornou-se um dos homens mais poderosos do Japão, em seu jardim formou-se o primeiro local de comércio de arroz (Primeira bolsa de arroz).
Devido ao enriquecimento da classe dos mercadores o governo militar ficou preocupado com o poder e riqueza adquirida por esses, resolveu confiscar os bens de Yodoya como exemplo. Mesmo o governo militar agindo desta maneira a bolsa de comércio de arroz que estava localizado no jardim de Yodoya continuou a crescer e que mais tarde tornou-se oficializado como bolsa de arroz Dojima (Dojima Rice Exchange).
Nessa época existia uma família rica de fazendeiros de arroz, chamada Homma, quando o patriarca da família Homma faleceu o controle dos negócios passou para Munehisa Homma, apesar de ser o filho mais novo acabou controlando os negócios da família, o que não era comum, pois na tradição japonesa quem deveria receber o controle era o filho mais velho, no entanto como a família percebeu a capacidade de Munehisa Homma ele ficou a frente dos negócios.
Munehisa Homma desenvolveu teorias, guardava registros detalhados sobre condições de clima, negociações realizadas e preços do arroz. Para entender melhor a psicologia dos investidores analisou todos os trades, até mesmo os realizados no jardim de Yodaya.
Munehisa acumulou grandes fortunas, dominando a bolsa de Dojima. Diante de tanto conhecimento, recebeu o título de Samurai. Através dessas teorias evoluíram as técnicas de candlestick.

O Candlestick tem esse nome, pois o corpo parece uma vela.A parte mais grossa do candlestick é chamada corpo, que mostra o preço de abertura e fechamento do período analisado. A parte mais fina é chamada de sombra.

Através do candlestick é possível consultar o preço de abertura, preço de fechamento, preço mínimo e preço máximo do período analisado.Quando o corpo é preenchido, significa que o fechamento foi abaixo da abertura, quando a parte do corpo é vazia (clara) o fechamento foi acima da abertura.Podem ocorrer variações, como cores vermelhas e verdes ou corpo cheio e corpo vazio.

Um comentário:

  1. Só não entendi muito bem o finalzinho:

    "Quando o corpo é preenchido, significa que o fechamento foi abaixo da abertura, quando a parte do corpo é vazia (clara) o fechamento foi acima da abertura.Podem ocorrer variações, como cores vermelhas e verdes ou corpo cheio e corpo vazio."

    Michel

    ResponderExcluir