segunda-feira, 15 de junho de 2009

Point of view - 15/06

Dia de turbulência no mercado mundial, com principais perdas nos mercados de commodities. Logo pela manhã, a Europa e o futuro do Dow Jones já sinalizavam baixa com mais de 1,5%. O Ibovespa chegou a perder um ponto importante durante o intraday nos 51.600 pontos, mas no final do pregão recuperou e encerrou a atividade nos 52.033 ptos. Enquanto fechar acima de 51.600 pontos, podemos considerar mercado comprador e força total dos touros, abaixo desse ponto, começaremos a pivotar para baixo e a tendência poderá mudar para o médio prazo.

O índice desvalorizou -2,85% com volume financeiro total de R$7,9 bilhões, sendo que mais de R$2,0 bilhões foi em função do vencimento de opções. O Dow Jones também finalizou em forte baixa de -2,13% aos 8.612 pontos.

Hoje não tivemos muitos destaques positivos, apenas a Ligh3 que subiu 1,3% e Natu3 com alta de 1,1%.

Como destaques negativos, tivemos a Tam, Cyrela, Gerdau Meta. com baixas por volta dos 6,0%.

Graficamente, depois da lateralização comentado na semana passada, o mercado abriu as bandas bollinger e as médias móveis para baixo, e o rally foi intenso. Para os compradores, todo cuidado é pouco. Perdendo os 51.500 pontos, o Ibovespa perderá a consistência da tendência de alta.

Para amanhã, destacamos a divulgação dos indicadores de Construção de Casas Novas, Produção Industrial e Pesquisa Semanal sobre Vendas no Varejo.

Algumas indicações:
Vale5 stopar caso perca os 30,5.
Goll4 stopar caso perca os 9,40.
Dura4 stopar caso perca os 17,80.
Wege3 stopar caso perca os 13,0.

Observação: apenas stopar caso o fechamento seja abaixo dos pontos citados.

Bons trades.

5 comentários:

  1. alexandre no caso da gerdau , recentemente formou um W e ainda permanece acima desse W, tanto no diario como no semanal, para vc quais a perspectiva desse ativo? abaixo de 19,30 vc acha q os ursos seram rapidos?

    ResponderExcluir
  2. Alexandre, parabéns pelo blog, acompanho todos os dias e gosto muito de sua redação e comentários.
    Meus parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Leon, rompeu o W e cumpriu o primeiro objetivo. O ativo ainda mantêm a tendência de alta no diário e semanal, mas abaixo dos 19,0/19,30 começa a pesar realmente para a venda. Mas no diário, aliviou os indadores e esta em cima da MM20, tendo boa probabilidade de voltar a subir.
    Bernado, valeu! continue assim e daqui um tempo, será um excelente investidor.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia alexandre!

    O que vc acha de da trades com essa posivel baixa da ibvsp, Estou meio parado esperando uma posivel alta entre essa semana e semana que vem.
    Pois vc vem falando e os graficos comprova se cair pra menos de 51.500 , pode ter uma queda ainda maior ..
    mais to otimista com uma posivel alta.
    Esto indo no caminho certo?

    ResponderExcluir
  5. Anônimo, esta no caminho certo, numa possivel baixa, podemos arriscar e comprar com stop curto.
    A csna3 deixou um gap lá em cima e ira fechar a qq momento, apenas não sabemos qdo. Isso é bom que da uma boa indicação que o mercado ainda ira retornar para cima. abs

    ResponderExcluir