terça-feira, 30 de junho de 2009

Point of view - 30/06

Realmente não foi confirmado o padrão altista que queixou ontem no Ibovespa após ter finalizado acima de 52.000 pontos. Durante o pregão de hoje, o mercado abriu até otimista, com máxima de 0,57% atingindo os 52.435 ptos, mas foi pressionado pelo indicador americano de Confiança do Consumidor do Conference Board que ficou abaixo das expectativas.

No final do pregão, o Ibovespa finalizou o dia abaixo da resistência nos 51.465 pontos, com desvalorização de -1,30% com volume financeiro de R$5,2 bilhões. Nos Estados Unidos não foi diferente, o Dow Jones encerrou com baixa de -0,97% aos 8.447 pontos. Enquanto mantiver abaixo de 52.000 pontos, a projeção é de queda, com forte suporte nos 45/46 mil pontos.

Hoje foi o último dia do mês, com saldo negativo do Ibovespa em -3,26% (benchmark). Mas algumas ações contrariam o índice e se destacaram:
Gol e Tam foram o destaque do mês com as maiores altas de 27,3% e 20,2% respectivamente. Além do setor aéreo, a Duratex (dura4) também se destacou com valorização de 15,3%, seguido de Eletropaulo com 13,3%.

Do lado negativo, a campeã foi a Brasil Telecom com desvalorização de -46,7%, seguido da Aracruz com queda de -15,4%. A Embraer também apresentou saldo negativo de -11%, diretamente relacionado com o desempenho dos seus indicadores financeiros, com queda no lucro líquido e vendas.

Graficamente, além de ter anulado a boa alta de ontem, fechamos abaixo da mínima também. A mínima de ontem foi 51.488 pontos e o fechamento de hoje foi 51.465 pontos. De fato, isso demonstra uma fragilidade no mercado nessa região dos 52 mil pontos.

Com queda de -48% em 6 pregões, a Brtp3 começa a ficar interessante para os investidores do Folhainvest. Graficamente tem forte suporte na região dos 30/31, patamar que poderá dar uma parada nessa acentuada queda.

Bons trades.

8 comentários:

  1. Bom dia Alexandre, tudo bom??
    Essa queda da BRTP3 tem explicacao??
    Sera possivel retornar ao patamar dos 50 pontos??
    Mais uma vez Parabens pelo trabalho e obrigado pelas informacoes...

    Bons trades!!!

    Carlos

    ResponderExcluir
  2. Será que a expectativa não é de alta para esse resto de semana, tendo em vista uma grande venda de ações na sexta-feira? Outra coisa, o que aconteceu ontem foi aquilo que tu explicastes no post de sábado do OCO, ou não teve nada a ver?
    Vlw, Abs!

    ResponderExcluir
  3. Alexandre, a BRTP3 também é uma boa sugestão para a "vida real" não achas?

    Obrigado pelas ajudas.

    ResponderExcluir
  4. Carlos, após a oferta pública de aquisição (OPA) realizada na Bolsa paulista as ações da Brtp3 só desvalorizou.
    De acordo com a analista Maria Tereza Azevedo, da Link Investimentos, a baixa é resultado da perda do prêmio de controle que era oferecido até ontem pela Oi. Pela Lei das S/A, a companhia, que acertou a compra da BrT em abril do ano passado, era obrigada a oferecer aos minoritários pelo menos 80% do valor pago pelas ações dos controladores, o chamado tag along. "Passado o leilão, os papéis remanescentes, que serão agora convertidos em ações da Oi, devem se ajustar à perda desse prêmio", afirma.
    Voltar para os 50, pode até voltar, mas será no longo prazo. Pela minha experiência, sempre qdo um ativo se desvaloriza dessa forma a retomada para alta é muito longa.

    ResponderExcluir
  5. Jean, estamos numa região que a expectativa pode ser de alta ou de baixa, região de resistência. Em relação ao OCO, ela será acionada apenas na perda dos 49.000 ptos, que projetará a região dos 46.000 ptos.

    ResponderExcluir
  6. Chico, para trade curto sim, além do stop curto também. Disse ontem que havia um suporte nos 31,0 e foi a mínima do dia. Agora vamos ver se segura por ai. Na real não aconselho muito pq não há muita liquidez no papel, e muitas vezes abre spread até de um real entre os preços. Por exemplo, comprador a 31 e vendedor a 32.

    ResponderExcluir
  7. alexandre , bom dia vc confirma a fftl4 na formação de um ocoi? volume baixo nos ombros e volume alto na cabeça, qual sua analise .
    obg

    ResponderExcluir
  8. Leon, td bem! ainda não é um ocoi pq ainda não rompeu de fato o segundo ombro. Apenas acima dos 18,50, que haverá projeção de alta.

    ResponderExcluir