sábado, 3 de outubro de 2009

Point of view - 02/10

Salve as Olimpíadas! Azulou tudo, enquanto as bolsas de valores ao redor do globo sangrava, o Ibovespa era tudo verde ou melhor azul ou ainda amarelo pelo meu painel de cotações!!! Sete anos ainda nos separa para o magnífico evento, porém, já se fala em elevada valorização dos imóveis, novas construções, obras de infra-estrutura e fluxo de capitais. Uns são contras outros favoráveis ao evento, mas o que importa é a oportunidade de o Brasil provar para si mesmo e para o mundo que é capaz de fazer parte do primeiro bloco de países desenvolvidos. Adquirir respeito e mostrar que o Brasil vai muito além de apenas: Amazônia, Carnaval, Crimes, Índios e Futebol.

Tudo lindo e maravilhoso, mas vamos retornar a realidade dos gráficos, porque aqui não tem sentimentos e sim fatos. Enquanto o Ibovespa não perdeu a mínima da semana passada, o Dow já perdeu e fez um candle de continuação baixista para a semana. Acredito que o índice se segurou em função da expectativa da decisão do COI para a sede das Olimpíadas. Resta apenas aguardar e acompanhar o movimento na semana.

Graficamente, notamos nos dois gráficos acima:

- Dow Jones e Ibovespa ainda acima da LTA (linha de tendência de alta).

- O Ibovespa não perdeu a mínima da semana anterior, enquanto o Dow Jones perdeu.

- O stocastico do Dow virou para baixo, enquanto no Ibovespa ainda não.

O grande desafio para a semana que se inicia será o seguinte: - O Ibovespa seguira o padrão do Dow, ou conseguira se manter altista e seguir rumo aos 64.000 pontos?

Como havia dito, alguns setores foram favorecidos com a decisão do COI.

- Construtora (Cyrela, Gafisa e Camargo Correa)

- Setor aéreo (Goll e Tamm)

- Siderurgia (Gerdau)

Fora do índice, algumas ações de pouca liquidez se destacaram (Hoteis Othon – Hoot4 com alta de 77,8% e Tecnosolo – Tcno3 com 19,2%).


Bons trades.

Um comentário:

  1. Olá Alexandre,
    muito bom seu comentario e aproveito a oportunidade para falar sobre o meu.Ser contra um evento como a olimpiada 2016 ou mundial de futebol 2014 é digno de miopia politica, social, estrutural-logistica, de marketing epropaganda, esportiva, educacional, empresarial, etc,etc,etc........
    Abs.

    ResponderExcluir