sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Point of view - 17/12



Hoje o mercado foi dominado pelos Ursos do começo ao fim do pregão, sem reação dos touros durante todo o intra. O Ibovespa perdeu a LTA secundária e parou quase em cima da LTA primária no gráfico de 60 minutos. Provavelmente virá um repique no intraday na sexta ou na segunda feira.

O Ibovespa finalizou o dia com forte baixa de -2,27% aos 67.067 pontos e volume financeiro de R$7,3 bilhões (acima da média). O dia foi marcado pela valorização do dólar no mundo e no Brasil. O Dow Jones encerrou o pregão quase na mínima do dia aos 10.308 pontos com baixa de -1,27%.

Graficamente, já havia alertado ontem sobre a perda dos 68.820 pontos que gerou um pivot de baixa. Hoje perdeu mais um ponto importante nos 67.307 pontos e parou exatamente em cima da média de 255 dias nos 60 minutos. A LTA primária esta por volta de 66.500 pontos o que poderá gerar mais uma correção no intraday, antes do repique altista.

Os destaques positivos (de alta) do índice Ibovespa foram:
Ccro3 alta de 1,8%
Tnlp3 alta de 1,3%
Cpfe3 alta de 1,3%

Os de baixas foram:
Tcls3 baixa de -6,4%
Tamm4 baixa de -5,2%
Fibr3 baixa de 5,0%

Análise Gráfica de alguns ativos:

Operações swing-trade:

- Cyre3, enquanto mantiver acima dos 20,8 tem como objetivo nos 26,50. Stop nos 20,8.

- Bvmf3, na congestão e sem tendência no momento pelo indicador DMI. Objetivo nos 13,30. Stop nos 11,0.

- Petr4, perdeu força em função da queda dos preços da commodity petróleo no mercado internacional. Objetivo nos 40,50. Stop nos 34,0.

Bons trades.

3 comentários:

  1. boa tarde!
    em relacao ao DMI, como sei se uma ação tem tendência altista ou baixista?
    e em relação ao volume, qual a melhor hora de comprar ações?

    ResponderExcluir
  2. tenho essa duvida tbm!!! poderia nso dar uma orientação ???

    t+

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, desculpe a demora, mas o indicador DMI é para indicar tendência, se temos ou não.
    Somente em duas situações não temos tendência: 1-quanto o ADX esta por baixo do AD+ e do AD- também. 2-quando o ADX for decrescente e com valor menor ou igual a 32. Em qualquer outro universo de possibilidades, possuimos tendencia, seja ela forte ou fraca.
    Agora para saber se a tendência é altista ou baixista basta ver as linhas Ad+ e Ad-, se a linha Ad+ estiver acima da Ad- a tendência é altista, se estiver abaixo é baixista.
    Em relação ao volume, ira depender muito do momento em que se encontra o mercado e o ativo, ou seja, cada caso é um caso e não tem definição exata.

    abs

    ResponderExcluir