terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Point of view - 26/01


O Ibovespa pesou na venda e com volume. Os preços estão sendo negociados abaixo da média de 20 dias e também de 55 dias. Enquanto mantiver esse cenário, a tendência é bearish (mercado dominado pelos ursos). Com certeza devera vir repiques de alta, mas enquanto os preços se mantiverem abaixo das médias móveis, o segredo é operar liquido ou ficar vendido em contratos do Ibovespa ou alugar ativos. Um dado importante é que os estrangeiros tiraram do mercado R$1,2 bilhão nos dias 20 e 21 de janeiro, ou seja, vamos remar a favor da maré, junto com os tubarões (tubas).

Depois de uma abertura em forte baixa, beirando queda de -2,2% o índice se fortaleceu e encerrou o dia com desvalorização de -1,05% aos 65.523 pontos e volume financeiro de R$6,4bilhões.

Amanhã, provavelmente teremos outro dia de forte volatilidade, tendo em vista à divulgação do FOMC (taxa de juros) nos EUA e depois do pregão a reunião do Copom divulgara a nova taxa de juros no mercado local.

Graficamente, para os comprados não há nada a fazer por enquanto. Apenas acima de 68.800 pontos o mercado começaria a anular a tendência baixista instalada na semana passada e no pregão de hoje. Até acredito em um repique de alta, mas o Ibovespa deixou espaço de uma configuração pior, ou seja, uma realizada maior nas próximas semanas. Alguns ativos mostraram uma reação, mas ainda muito pouco: ggbr4, usim5, csna3, cyre3, cesp6, cmig4, rdcd3, tamm4, goll4 e mmxm3. Para qualquer abertura de compra, aconselho stopar na perda da mínima de hoje do respectivo ativo.

Os destaques positivos (de alta) do índice Ibovespa foram:
Cesp6 alta de 4,8%
Elpl6 alta de 4,7%
Cmig4 alta de 4,5%

Os de baixas foram:
Natu3 baixa de -5,4%
Llxl3 baixa de -4,0%
Elet3 baixa de -3,8%

Análise Gráfica de alguns ativos:

Operações swing-trade:

- Cyre3, enquanto mantiver acima dos 20,8 tem como objetivo nos 26,50. Stop nos 20,8.

- Magg3, ao romper a congestão, agora mira a região dos 17,0. Stop na perda dos 13,0.

- Ecod3, graficamente esta comprada e tem como objetivo inicial a região dos 1,85. Stop curto na perda dos 1,20.

- Plas3, acima de 3,80, mira a região dos 4,30 como o primeiro objetivo. Stop curto na perda dos 3,0.

- Petr4, operação finalizada, stop acionado.


Bons trades.

8 comentários:

  1. Boa noite Alexandre!
    Na parte que vc diz para operar liguido, vc quer dizer para ficar com todo o capital em conta "livre" ?

    Obrigado, abs!

    Alberto Martyn

    ResponderExcluir
  2. Ei alexandre, tudo certo?

    Você citou que os estrangeiros retiraram cerca de 1,2 bilhão. Aonde você conseguiu esse dado?

    obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Alexandre, galera, boa noite. Tudo bem???

    Alexandre, com relação à notícia de que as ações da Eletrobrás passarão a ser negociadas ex dividendos a partir do dia 30 deste mês, que no caso vai cair no sábado, a galera que estiver com as ações até o dia 1 de Fevereiro no caso, terá direito aos dividendos??? São os tais dividendos que estão retidos desde a década de 70. NO caso da ELET3 serão mais ou menos 11 reais por ação... A minha dúvida é a seguinte: se eu encerrar o pregão do dia 29 com as ações em carteira, eu terei direito a estes dividendos? No caso se eu quiser vender na segunda feira, depois do dia 29, será que as ações correm risco de ter uma forte queda? Você já teve experiências anteriores com relação a este assunto? Galera, alguém aí já teve conhcimento do comportamento de uma açõa após acontecimentos semelhantes???

    Obrigado a todos e ótimos trades... E tomara que a bolsa volte a dar alegrias novamente... Tá parecendo até aquela música da Fafá de Belém: vermelhô, no curral, na na na nam...

    Abraços...

    ResponderExcluir
  4. Alberto, exato, qdo a tendência é de baixa, o melhor a fazer é ficar liquido ou com muito pouco na posição comprada.

    ResponderExcluir
  5. João, através do site do Valor Econômico.
    abs

    ResponderExcluir
  6. Augusto, td bem! Caso vc amanhaça no dia primeiro com as ações da Elet3 em custodia, vc tera o direito aos dividendos.

    Agora como os papeis irão se comportar depois do pagamento, isso depende muito do cenário atual do mercado. O mercado vem realizando, logo, tem toda a possibilidade de acompanhar, mas é imprevisivel determinar o que acontecera.

    Em relação a experiência, já presenciei fortes quedas e subidas depois do dividendos.

    abs

    ResponderExcluir
  7. Valeu Alexandre!
    Alberto Martyn

    ResponderExcluir