sexta-feira, 7 de maio de 2010

Point of view - 06/05


Com erros ou sem erros, o mais importante do dia de hoje foi que a maioria dos ativos testou em apenas alguns minutos os fortes suportes. Para citar alguns, Ibovespa nos 61 mil pontos testou o fundo anterior, Petr4 testou a projeção de queda do Fibonacci e a LTB e a Vale5 testou a LTA e a média de 255 dias no gráfico diário.

Provavelmente haverá um repique de alta, tendo em vista os fortes pontos testados. O fundo de hoje será o grande definidor de tendência para o médio prazo. Se nas próximas semanas houver a perda da mínima de hoje nos 61 mil ptos, será perdido o fundo do ´´M`` do Ibovespa e a projeção levara o índice para os 40/42 mil pontos como o primeiro objetivo. Numa visão mais pessimista, a projeção final do Fibo ficara entre 20/25 mil pontos.

Durante o pregão, o Ibovespa chegou a estar caindo -6,4% e alguns ativos como cyre3 e mmxm3 passaram dos -12%, lembrando claramente a época do circuit breaker. Além disso, foi o dia de maior queda do Dow Jones na história que chegou a cair -9%. Dizem que foi em função de um erro de ordem de venda de uma grande firma de investimentos nos EUA. (que história mal contada...rsrsrs). A grande verdade é que dificilmente saberemos o que realmente aconteceu de fato.

Operar com essa volatilidade é muito bom, porém o risco é enorme para quem não está acostumado com as fortes oscilações. Por exemplo, o Ibovespa variou entre a máxima e a mínima cerca de 5.000 pontos (7,2% de variação).

Mais um indicativo de que o Ibovespa poderá ter feito um fundinho foi um padrão de candles com 10 mínimas desde o topo dos 72 mil pontos. Essa configuração se chama ´´Eight to Ten New Price Low``.

Para os investidores que operam na ponta compradora, resta rezar para o Ibovespa não perder a região dos 61.000 pontos. Caso perca esse fundo, com certeza voltaremos a presenciar os piores dias da crise de 2008 e o circuit breaker voltará a fazer parte do nosso cotidiano.

Bons trades.

2 comentários:

  1. Bom dia Iura

    Você aconselharia vender agora, mesmo com perdas de 4% para comprar depois ?

    1 Abraço e agradeço antecipadamente.

    Gamberini

    ResponderExcluir
  2. Gamberini, tudo bem!

    Aconselharia vc a vender caso perca a minima do dia 06/05 ou num repique altista perto da resistencia.

    abs

    ResponderExcluir