terça-feira, 18 de maio de 2010

Point of view - 18/05



O Ibovespa cedeu novamente e testou a média de 255 dias no gráfico diário além de ter sido negociada perto do suporte dos 61.000 pontos. Suporte este forte e muito perigoso, uma vez perdido, poderá trazer grandes perdas para o índice com o primeiro objetivo na região dos 55 mil pontos.

Temos uma boa resistência na região dos 66 mil pontos e qualquer repique de alta devera testar essa região. Acima desse ponto o mercado poderá voltar com a força compradora, tendo em vista que os preços serão negociados acima da média de 20 dias e com pivot de alta.

O que me preocupa é que alguns ativos já fizeram novamente pivot de baixa no gráfico diário, mostrando a fraqueza do mercado. Para citar alguns ativos (Usim5, Cyre3, Fibr3, Mmxm3, Jbss3 e Btow3).

No intraday, tanto o Ibovespa quanto o Dow Jones depois de estarem caindo forte, perdendo a mínima da semana passada na parte da manhã, recuperou ao final do pregão com chances de repique no curto prazo. O Ibovespa finalizou o dia com queda de -0,86% depois de ter cedido mais de 2% aos 62.866 pontos. Já o Dow Jones encerrou no campo positivo com alta de 0,05% depois de estar caindo -1,7%, de positivo: plotou um candle ´´doji`` de indefinição no gráfico diário.

Bons trades.

4 comentários:

  1. Alexandre, bom dia. Tudo bem?

    O que seria um pivot de alta ou de baixa? Seria um candle grande??? E quando você fala em mercado vendedor operando abaixo das MME de 20 dias, isso seria um divisor pra sabermos se o mercado está vendedor ou comprador? Tipo, passando acima disso, os preços tendem a subir? Ou no caso assim, os preços estão operando acima da MME de 20 períodos, e aí há uma queda e eles caem abaixo dela no diário, aí no outro dia a chence maior é da queda continuar(lógico que existem ous suportes, canais que também são levados em conta)?

    Abraços e ótimos trades a você e a todos...

    ResponderExcluir
  2. Olá Alexandre

    Temos agora o mercado plenamente dominado pelos ursos? Visto que o Ibov está trabalhando abaixo da MME de 255 dias do graf. diário. O Gráfico intraday, semanal e mensal estão vendidos, e detalhe: cruzamento para baixo da MME8 em cima da MME20 do gráfico semanal, um forte sinal como vc diz(Isso ocorreu pela última vez antes da crise de 2008).

    Abraços, Júlio.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Pivot de baixa é quando o ativo perde o fundo anterior e não consegue romper o topo anterior, mostrando a fraqueza dos preços. Ou seja, faz escadinha de baixa. Pivot de alta é o inverso.
    A média de 20 dias...me da uma bela visão do atual cenário do ativo ou do Ibovespa. Se os preços estão abaixo dela, opero mais na venda do que na compra. Agora para saber realmente a tendência vigente...o divisor mesmo é a média de 255 dias, se os preços forem negociados abaixo dela, não queira ficar comprado...pq vem chumbo grosso pela frente. Pode notar que o circuit breaker acontece apenas abaixo da média de 255 dias. Pode acontecer de os preços ficarem negociando em cima da média de 20 dias...isso mostrara que o mercado esta de lado ou sem rumo...mas não é isso que esta acontecendo no atual cenário.

    abs

    Iura

    ResponderExcluir
  4. Júlio bom dia, os preços sendo negociados abaixo da média de 20 e 255 dias...mercado fortemente dominado pelso URSOS. Exato, esse cruzamento acabou de acontecer...em 2008 apos esse cruzamento a queda se intensificou...agora...veremos o que podera acontecer neste atual cenário.

    abs

    Iura

    ResponderExcluir