quarta-feira, 19 de maio de 2010

Point of view - 19/05


Ibovespa pesado na venda em todos os tempos (diário, semanal e mensal). Depois de perdido o suporte agora mira os 55 mil pontos como o primeiro objetivo, mas antes de atingir tal patamar, devera ocorrer um repique de alta (pullback) nos suportes rompidos (média de 255 dias, LTA) por volta dos 62/63 mil pontos.

Estamos a 8 pregões para completar o mês de maio e as perdas acumuladas do Ibovespa é nada menos que -11%, ou seja, quase dois anos de renda fixa perdidos em alguns dias. Por isso sempre digo da importância do stop, tendo em vista que as projeções para os próximos meses não são muito animadoras. Mas acredito ainda que o Ibovespa termine o mês de maio acima dos 60 mil pontos e que o objetivo dos 55 mil venha a acontecer apenas no próximo mês.

O gráfico do Dow Jones ainda não configurou um pivot de baixa, podendo surpreender para cima. No entanto, se romper o suporte dos 9.870 pontos, o cenário se tornara mais pessimista do que o atual momento. Além disso, os preços serão negociados abaixo da média de 255 dias, região que os Ursos dominam.

Detalhe, todos os ´´circuit breaker`` que ocorreram em 2008 foram abaixo da média de 255 dias. Logo, não queiram ficar comprados com os preços sendo negociados abaixo da média de divisor de tendência.

Projeção do Ibovespa para os próximos meses:

Situação normal: Ibovespa nos 55 mil pontos;
Situação boa para começar a montar uma carteira de longo prazo: 42 mil pontos (ativos blue ships);
Situação de extremo stress no mercado: Ibovespa testando o fundo anterior nos 29 mil pontos. Compra de mais alguns lotes de ativos para compor a carteira;
Situação de euforia e desespero: final da onda C na região entre 16 e 24 mil pontos. Região excelente para compras.

Bons trades.

16 comentários:

  1. Boa Noite Alexandre.

    Vc acredita que este é um bom momento para entrar no mercado?
    Vale acpostar em quais papeis para montar uma carteira de curto prazo?
    Obrigado e parabens pelo sucesso no UOL Invest.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Ola amigo. Eu estive sumido e agora estou ligadão na bolsa. Pela última postagem sua, vc acredita que podemos ficar abaixo do fundo de 2008? Essa chance é real? De quantos por cento é a chace disso ocorrer? Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Alexandre, boa noite. Tudo bem??? O que seria a onda C??? Será que existe tanta chance assim de o ibovespa ir parar nos 16 a 24 mi pontos???

    Hoje li no itautrade que essa crise nem chega perto da que ocorreu em 2008. É isso mesmo??? abraços e ótimos trades...

    ResponderExcluir
  4. Alexandre, bom dia. Tudo bem?

    O que significa o termo "days of short interest"? Eu isso num gráfico e não sei exatamente o que significa... Eu vi também a aguns dias dizendo que as ações da Klabin estavam vendidas a X dias (num era exatamente este termo, mas passada similarmente essa idéia). O que significariam estes termos???

    Abraços e ótimos trades (tá meio difícil, mas o lance é num desanimar não...)...

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Iura

    Estive observando que o volume negociado quando a bolsa cai é maior quando esta em alta.
    Isto é uma regra ou depende?

    1 Abraço

    Roberto

    ResponderExcluir
  6. Olá Iura,

    Gostei do post, eu sabia que no fundo vc tinha interesse em longo prazo...
    Particularmente estou adorando o mercado desta forma.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Thiago, bom dia!
    Não acho o melhor momento para comprar ações, isso se dara apenas no segundo semestre. Agora se for para especular, operação de alguns dias, acredito no setor de mineração, petroleo e siderurgia.

    abs

    Alexandre

    ResponderExcluir
  8. Alan, bom dia!
    Opa, boa pergunta, não sou eu que estou dizendo que pode ficar abaixo do fundo de 2008. E sim um estudo de ondas. Tudo é possível, mesmo pq essa primeira onda de queda que saiu dos 72 mil e hoje esta nos 58 mil realizou direto, demonstrando que o mercado não esta para brincadeira. Como eu disse, abaixo dos 29 mil pontos é stress total, mas podera ocorrer, não descarto essa hipotese. Essa correção toda até agora foi sem circuit breaker...imagina quando começar. Por isso digo, comprar por etapas, em zonas de suportes. Pq o valor do fundo (minima)nem o maior guro dos trades e investidores não saberão lhe informar com exatidão.

    abs

    Iura

    ResponderExcluir
  9. Renato, bom dia!
    Resumidamente: Onda C se configura depois que perde o fundo anterior. Como o Ibovespa caiu dos 74 mil para os 29 mil pontos e depois subiu para os 72 mil e não superou os 74 mil e voltou a cair...isso significa que há toda a possibilidade de perder o fundo dos 29 mil ptos...formando uma onda C. Acredito que a crise de 2008 nem foi sentida tanto pelo Brasil e mesmo assim foi até os 29 mil...imagina se houver algum estouro la fora, ou seja, uma crise ainda não anunciada...acredito que perdera o fundo sem grandes problemas. Não sei o dia de amanhã, por isso trabalho por etapas. Vamos aguardar o suporte de 55 mil...se perdido...dai buscara outro e assim por diante...ate formar um pivot de alta no diario ou os preços começarem a trabalhar acima da média de 20 e 255 dias para a tendência de alta retornar e assim pensarmos em compras novamente, ou com outras estrategias...por exemplo ir montanto uma carteira de longo prazo, comprando pequenos lotes.

    abs

    Iura

    ResponderExcluir
  10. Augusto, bom dia.
    Esse termos ´´days of short interest`` relacionado a analise grafica infelizmente desconheço.
    abs

    Iura

    ResponderExcluir
  11. Roberto, isso é muito relativo, o aumento de volume pode ocorrer em várias situações. Quando cai e perde um fundo anterior...tb há aumento de volume em função de acionar vários stops de fundos de investimentos, trades e etc. Mas dizer que é maior que qdo sobe...não é o caso.

    abs

    Alexandre

    ResponderExcluir
  12. Marcos, td bem! Eu tb estou adorando o mercado desta forma, tenho preferência por mercado com volatilidade e isso não esta faltando nas últimas semanas.

    Se o Dow Jones perder o fundo anterior...dai sim..veras o que é volatilidade.

    abs

    Alexandre

    ResponderExcluir
  13. Fala Alexandre, beleza???

    Caraca, quer dizer então que ainda tem como ser mais volátil??? Por que vc prefere??? Tem um coração de reserva né, rrsr... E por falar nisso, aquela coisa de comprar uma ação e botar um stop na mínima do candle anterior dá certo mesmo cara!!! POr várias vezes eu fingi que comprei e teria dado um bom trade... E hoje eu fiz isso uma vez de verdade, claro que associado ao acompanhamentodo IFR e do estocástico, volume... E aí subiu e eu coloquei o stop e num é que a bicha caiu depois??? E aí se eu num faço isso eu iria ficar enredado e ter que esperar voltar... Muito legal cara, valeu pela dica... Com essa queda toda, no desespero até que a gente começa a melhorar... E por falar nisso, como é esse negócio de circuit braker mesmo??? É acionado quando a bolsa cai muito rápido???

    Ótimos trades a você e a todos e um ótimo final de semana!!!

    ResponderExcluir
  14. Alexandre, ouvi dizer que tem economistas acreditando que o índice ibovespa chegará a 200 mil pontos em 5 anos, você acredita nisso?
    E como você acha que termina o ano?

    Desde já agradeço e belo trabalho no blog
    Raúl

    ResponderExcluir
  15. Augusto, tudo bem!
    Eu prefiro porque a queda tem mais volatilidade e é mais rapida. Para um trader, esse é o melhor dos cenários. Ainda não tivemos circuit breaker nessa atual correção, veras o que é volatilidade quando ocorrer.
    O circuit breaker é acionado quando o Ibovespa atingir uma queda de -10% dando uma pausa em todo o mercado em torno de meia hora.

    abs

    ResponderExcluir
  16. Raúl, tudo bem! Num prazo de 05 anos acredito que o indice Ibovespa podera ate superar os 200 mil pontos, mas antes tera que superar os 74 mil pontos que foi o topo histórico. Olha esse ano não sera facil, ano de eleição e crise por vir na Europa e etc.
    Como terminara o ano, infelizmente não saberia dizer com exatidão, mesmo pq não sei o fundo que o mercado ira fazer. Por exemplo, se respeitar o suporte dos 42 mil ptos, podera terminar dezembro bem acima. Agora se perdido essa região, dai meu amigo...o Natal podera ser magro e doloroso.

    abs

    Bons trades!

    ResponderExcluir