terça-feira, 25 de maio de 2010

Point of view - 24/05



O Ibovespa sentiu o fundo anterior e a média de 8 períodos no gráfico diário na região dos 61.000 pontos e plotou um candle de topo, ou seja, muito perigoso para quem opera na ponta compradora e possivelmente poderá anular o fundo dos 58 mil pontos e seguir rumo aos 55 mil como o próximo objetivo. Infelizmente indicaria o final prematuro do repique de alta verificado na sexta e parte da segunda feira.

O sentimento que nos passa é de muita cautela tendo em vista que o Ibovespa e o Dow Jones não conseguem manter uma alta consistente. Operações de compra somente com stop curto. Pelas médias móveis, a tendência atual já se encontra baixista ha muito tempo, logo, se deve operar apenas na ponta vendedora (alugando ativos e vendendo a descoberto no intraday).

Dow Jones com a correção de hoje, praticamente anulou a alta de sexta feira e provavelmente perdera o fundo anterior na região dos 9.870 pontos e seguira rumo a região dos 9.420/9.530 pontos como o próximo objetivo do Fibonacci.

Para o Ibovespa segue a esperança de se segurar na região dos 55.000 mil pontos, caso perdido o forte suporte, o mercado projetara os níveis bem abaixo nos patamares de 42/43 mil pontos. Outro ponto a destacar é o movimento da Petrobras, uma vez que tem forte peso no índice e sem sinais de reversão para alta, demonstrando muita fraqueza. Pelo visto devera seguir direto para casa dos 61,8% do Fibonacci na região dos 24,80 para daí sim tentar alguma recuperação.

Pelo gráfico semanal do Ibovespa, a média de 8 cruzou a de 20 períodos, fato ocorrido apenas na crise de 2008, além da perda da LTA. Não querendo desanimar os comprados, mas a realidade que os gráficos nos passam é preocupante para os próximos meses. Enquanto o mercado trabalhar com padrão de correção/escadinha de baixa (topos e fundos descendentes), não recomendarei compras de ativos!

Bons trades.

6 comentários:

  1. É... agora é só aguardar....
    O difícil é controlar a ansiedade...

    ResponderExcluir
  2. Alexandre, boa noite. TUdo bem??? É estranho mas vendo seu comentário anterior sobre a volatilidade, você consegue controlar a ansiedade sobre ela??? Tipo, em tempos de quedas severas, eu já tenho mais ou menos a impressão de que em tempos assim o mercado num respeita muito os suportes, então tipo, como identificar um ponto de compra se a galera num respeita muito os suportes? Seria através dos Stops??? E tipo, nessas épocas, mesmo que sejam nos trades, muitos stops loss seus são acionados???

    Abraços e ótimos trades a você e a todos...

    ResponderExcluir
  3. Fala Alexandre, beleza???

    Alexandre, estive observando 2 gaps no gráfico diário da PETR4, e já li em algum lugar que eles tendem a ser fechados... É isso mesmo??? E com respeito aos tais canais de alta ou baixa por exemplo, quando a gente vai considerar as duas linhas paralelas que formam o canal, quando existem as tais sombras nos candles, para baixo ou para cima, devemos considerar elas dentro do canal também???

    Abraços e ótimos trades...

    ResponderExcluir
  4. Alan, tudo bem!
    Realmente não é facil controlar a ansiedade. Por isso numa tendência de baixa opere com aluguel de ações para pelo menos ficar posicionado e ganhando e não ficar de braços cruzados.

    abs

    Alexandre

    ResponderExcluir
  5. Augusto, td bem! Não fico ansioso pq opero nas duas pontas, ora comprado ora vendido, logo sempre estou posicionado.
    Suportes e resistência servem para ser rompidos. Mas geralmente gera um trade de curto prazo. Por exemplo na queda de 2008 tivemos 13 fundos rompidos antes de começar a tendência de alta, ou seja, bela escadinha de baixa. Este ano tivemos por enquanto 4 fundos rompidos.
    Em queda, o que é mais acionado são os stop. Pq a sardinhada compra em plena tendência de queda...dai só resta ser stopado. Se operar a favor da tendência sera mais dificil de acionar o stop.

    abs

    ResponderExcluir
  6. Opa Augusto, sim os gaps servem para ser fechados, principalmente qdo se trata de ativos de liquidez e blue ships. Mas os gaps podem ser fechados bem depois de abertos e não necessariamente logo em seguida. Tem gaps que duram ate mais de uma ano para serem fechados, mas ao final da conta são fechados. A vale5, tem gap a ser fechado na região dos 26 e 21 que ja dura mais de um ano. Vamos acompanhando para ver se algum dia sera fechado...ate como aprendizado.
    Em relação ao canal geralmente devemos sim considerar a sombra, mas cada caso é um caso.

    abs

    Alexandre

    ResponderExcluir