quinta-feira, 27 de maio de 2010

Point of view - 27/05



Ibovespa repicando dentro do previsto, com stocastico subinte e com sinal de fundo confirmado. Porém, conforme o gráfico acima, observa-se duas resistências R1 e R2 em linhas pontilhadas, ou seja, pontos que deverão segurar o índice no curto prazo. Com a alta de hoje de 3,1% aos 62.091 pontos restam dois pregões para o final do mês e provavelmente alguma resistência ainda será testada pelo Ibovespa.

Hoje o índice testou a média de 255 dias como pullback e ainda falta pouco para o teste da média de 20 períodos e o Canal de alta. Mais acima encontramos a média de 55 dias, na região dos 65 mil pontos. No meu ponto de vista, a tendência somente mudara para altista novamente quando os preços começarem a trabalhar acima dela novamente.

Graficamente, o Ibovespa e o Dow Jones remetem a permanência do padrão baixista no médio prazo, tendo em vista que os indicadores mensais ainda continuam cainte.

O nome do jogo agora é volatilidade total, ativos sobem 10% e caem 10% sem muitos fundamentos, apenas especulação pura. Bom para trades, porém o risco aumenta. Nessas épocas de turbulência dos mercados, tenha uma estratégia montada, ou então é melhor não fazer nada. Há várias oportunidades de ganho, mas de perdas também.

Além disso, o mercado trabalha com muitos pontos falsos em tempos de realização, tu pensa que é um fundo e no dia seguinte, vem uma queda maior que a do dia anterior. Logo, muita cautela e paciência para os comprados porque dentro de alguns meses, teremos pontos de entrada com maiores chances de sucesso.

Bons trades.

13 comentários:

  1. Alexandre,
    Em sua opinião, quais as chances do ibovespa cair abaixo de 50 mil pontos, 45 mil pontos até o final do ano? E caso não caia quais as chances de no futuro (daqui há 2 anos, 10 anos) voltar a esse patamar? E uma última perguntinha, existem chances reais de em algum dia o ibovespa voltar a 30 mil pontos ou só se ocorrer uma crise super séria e ocorrer situações de extremo desespero?

    Desde já agradeço,
    Marco

    ResponderExcluir
  2. Fala Alexandre, tudo bem???

    No seu artigo de hoje, entendi perfeitamente sua visão sobre a tendência baixista do índice, mas tipo, só não tendi o porquê da volatilidade máxima, dos 10% subindo, depois caindo... Não consegui ainda fazer uma ligação com a psicologia de massa. Se vai ficar volátil, o pessoal num vai ficar mais na defensiva e arriscar menos??? E então quer dizer que o índice mesmo com a recuperação que estamos vendo, tende a cair mais??? Parece que as notícias externas causadoras deste vuco vuco todo já estão sendo resolvidas por enquanto...

    Abraços e ótimos trades...

    ResponderExcluir
  3. Marco, tudo bem! Vamos trabalhar por etapas e não com futorologia, mesmo pq não sou vidente...rs.
    As chances de o Ibovespa perder os 50 mil são reais, tendo em vista que os indicadores mensais continuam cainte, mas antes de buscar os 50 mil precisa perder os 55 mil que é o próximo suporte a ser testado. Mas até o final do ano acredito que buscara valores abaixo dos 50 mil. Prever o Ibov daqui 10 anos eu não faço. Mas te digo, caso ultrapasse os 74 mil, projetara o Ibov acima dos 200 mil pontos. O famoso fundo dos 30 mil pontos, acredito que podera ir la sim, sabe pq, nas ondas de elliot ainda nao foi formado a onda C, que seria na perda dos 30 mil e bom objetivo na região entre os 16 e 24 mil ptos. Além disso, o mercado mostrou a fraqueza de testar os 72 mil ptos e não ultrapassar o topo histórico nos 74 mil. Agora te pergunto, pq chegou aos 72 mil e não teve força para avançar apenas 3 mil ptos a mais para superar os 75 mil e deixar um topo maior que o anterior? Para quem saiu dos 29 e foi para 72 mil não poderia ter subido mais 3 mil pontinhos. Isso acontece pq o mercado não esta para brincadeira, ou seja, debilitado e com reais chances de ceder muito mais.
    Mas para testar os 30 mil ptos não precisa estar com uma crise muito séria, o ano de 2008 houve uma crise nos EUA que mal sentimos e chegamos lá. Se houver qualquer crise na Europa ou em outro lugar...30 mil é moleza.

    abs

    ResponderExcluir
  4. Opa, valor do stop não é moleza para ninguém. Colocar um valor de stop correto vai muito de cada um, em alguns casos podera funcionar em outros não. Mas é assim mesmo, até encontrar um ponto de equilibrio.

    abs

    ResponderExcluir
  5. Augusto, bom dia!

    Qdo digo que sobe 10% e cai 10% muitas vezes não tem explicação, apenas especulação pura. Na última quarta feira a Bvmf3 subiu 11% e boa parte dessa alta foi feita no leilão de fechamento, ou seja, especulação dos gringos. Todos os trades gostam de volatilidade, pq as chances de ganhos são maiores. Imagina um ativo variando entre a máxima e a minima do dia 1%, agora imagina outro variando 10%. Em qual ativo o trader tera maiores chances de ganho? Mesmo com essa recuperação, a tendência é cair mais, até que prove o contrário. No ano de 2008, tivemos varios fundos perdidos em torno de 13. Em cada fundo houve um repique de alta, e todos pensavam que era o final de uma queda...e logo depois caia novamente perdendo o fundo anterior. Logo, muita cautela.

    abs

    ResponderExcluir
  6. ola á todos!
    realmente apenas especulação, em minha pinião o país já está entrando em uma certa crise oque afetará muitos os despreparados. o ibovespa como sempre digo e controlado pelos grandes especuladores, que são alimentados pelos pequenos que houvem notícias compram na hora de vender e vendem na hora de comprar e assim se alimentam os grandes. como o alexandre disse, quando todos pensavam que iria superar a resistencia e subir mais um pouco todos compravam e ai a surpresa... CAIUUU... pq? pq os grandes venderam o que tinham justamente dps que todo mundo comprou, e o prejuizo de muitos, É o grande lucro desses NEGOS GRANDES, que compraram novamente,dessa vez mais, pq ganharam mais dinheiro e pq sera mais barato o valor da ação, as acoes vao subir oq ira motivar os pequenos a comprarem , e cairao o que trara novamente lucros aos grande em relação o prejuizo dos pequenos, é apenas especulação, da qual ja virou uma especie de mafia...
    essa é a minha opinião;
    ABS
    Brenno

    ResponderExcluir
  7. Bom Dia Alexandre.
    Apesar de toda essa possibilidade de variacoes bruscas, com quais papeis vc montaria uma carteira vislumbrando resultados satisfatorios de medio prazo?

    Abraco

    Thiago M.

    ResponderExcluir
  8. Alexandre, eu não tenho perguntas a fazer, estou só escrevendo aqui para te parabenizar pelo blog, sempre leio seus comentários e nunca havia escrito nada, então, parabéns e obrigado por compartilhar seus conhecimentos.

    Alexandre B.T.

    ResponderExcluir
  9. Alexandre, tudo bem? A bolsa anda bem movimentada ultimamente...
    Me corrija se eu estiver errado, mas eu consigo ver 2 linhas retas: uma passando nos topos e outra passando nos fundos, formando um triângulo.
    Será esse o raciocínio nos próximos pregões?
    Abraço.

    ResponderExcluir
  10. Breno, tudo bem!

    Realmente, os tubas realizam a grande parte da movimentação do mercado e especulam de todas as formas. Mas não é o final do mundo, desde que vc esteja operando na direção correta. E o mais importante é ter uma estratégia de ganho e fazer o seu capital render mais que a renda fixa nessas epocas de turbulência.

    abs

    Alexandre

    ResponderExcluir
  11. Thiago, tudo bem! Se for montar uma carteira de médio prazo, adquira de pouco em pouco, porque no momento o grafico indica mais realização pela frente.

    Uma carteira para o médio prazo para aquisição de pequenos lotes:

    1- Ogxp3
    2- Itub4
    3- Csna3
    4- Brfs3.

    Abs

    Alexandre

    ResponderExcluir
  12. Alexandre, boa noite,

    Opa, obrigado pela força!

    abs

    Iura

    ResponderExcluir
  13. Alan, td bem! Sim temos mais ou menos duas linhas, uma no topo e outra no fundo dos 60 mil pontos. Esse fundo foi rompido para baixo, no entando com esse repique de alta os preços voltaram a trabalhar acima da linha. O ibovespa deixou um fundo nos 57.700 pontos. Caso perca esse suporte, a tendência é intensificar bem a queda.

    abs

    Alexandre

    ResponderExcluir