quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Análise gráfica - Ibovespa - diário




Depois de várias altas e máximas, o ibovespa fez um topinho nos 61.000 pontos, compra boa apenas acima dos 61.027 pontos ou num provável suporte das médias.

Infelizmente, no gráfico notamos que o volume de hoje praticamente anulou o volume de ontem de alta. Mas de qualquer forma, uma correção é saudável para buscar os objetivos dos 63/64 mil pontos.
Cabe destacar também, o martelo invertido em cima da resistência das Bandas de Bollinger. Mas isso não significa que não pode continuar subindo, tudo dependerá do apetite dos investidores estrangeiros.

4 comentários:

  1. Ola Alexandre, boa noite. Gostaria de pedir uma ajuda. Ontem, no simulador, depois do fechamento eu mandei comprar ações da Vale5 e da Petr4 em valor de mercado... até aí normal... Só que eu fiquei pensando... Vai que essa s bombas resolvem desmoronar no dia seguinte? Pois no simulador eu só posso colocar stop depois que eu comprar a ação efetivamente. Não chegou a ser um desastre, pois o máximo que eu perdi foi 1% na vale5... Mas poderia ser bem mais... Como eu resolvo essa questão no mundo real? Grato.

    ResponderExcluir
  2. Alan, td bem! No bolsa real, vc terá que saber o seu perfil e montar a sua estratégia. Quais são os perfis:
    - Day trader: operação de curto prazo;
    - Swing trader: de alguns dias;
    - Position trader: operação de meses;
    - Longo prazo: operação de anos.

    Para cada situação acima, existe uma estratégia, mas no geral, se deve colocar um stop nos três primeiros. No seu caso, se perder os 2%, venda o ativo.

    ResponderExcluir
  3. E ai Alexandre!

    Só uma curiosidade.
    No indicador de volume, tu sabe oq quer dizer essa mudança de cores d um dia pro outro?

    abraço!!

    ResponderExcluir
  4. Mateus, tudo bem. Essa mudança de cores é a diferenciação das cores das barras em função do preço, aplicando uma cor para as barras positivas e outra para negativas (preço maior ou menor que o da barra anterior, respectivamente).

    ResponderExcluir