domingo, 13 de setembro de 2009

Aula 08 - Agulhada do Didi




  • A Agulhada do Didi foi criada por um brasileiro, Odir Aguiar.
  • Ela é baseada no comportamento das médias móveis de 3, 8 e 20 períodos em gráficos de qualquer periodicidade e a sua presença pode indicar reversão de tendência.
  • A agulhada funciona melhor em ativos de grande volume e boa liquidez.
  • Pode acontecer quando as três médias começam a correr juntas ou muito próximas.
  • Quando ela acontece, as três passam por dentro de um mesmo candle e depois se separam, como se fossem linhas passando por uma agulha.
  • O posicionamento das três linhas, o candle seguinte – bem como um maior volume de negócios – poderão dizer para onde o mercado vai e com força!
  • Na de alta, a de 3 períodos sai por cima, a de 8 pelo meio, a de 20 por baixo.
  • Na de baixa, a de 3 períodos sai por baixo, a de 8 pelo meio, a de 20 por cima.
Uma breve passagem sobre a história de um grande astro: Didi

Odir Andrade Aguiar, de 50 anos, é um sujeito interessante. Ele é formado em administração de empresas e engenharia mecânica. Tem 25 anos de experiência trabalhando em bancos e corretoras de valores. O carioca é reconhecido pelos colegas por ter desenvolvido um modelo gráfico, o Didi Index (Agulhada do Didi), baseado no estudo do comportamento médio do mercado, que é derivado do estudo de médias móveis. Ele também ganhou muito, muito dinheiro com ações.

Graças a fortuna que acumulou, tem uma rotina que pode causar inveja em muitos executivos. Trocou o eixo Rio-São Paulo para morar em Natal (RN). Acorda às 5h da manhã para pegar onda, volta para casa por volta das 7h e toma café da manhã. Aí, dorme um pouco e acorda para acompanhar o mercado financeiro. “Se tem coisa boa para operar, eu opero, senão deixo para lá”, diz. O gosto pela praia vem de longe. Recém-formado, Didi começou a trabalhar em uma corretora de um amigo do pai e viu que conseguiria fazer dinheiro fácil no mercado financeiro.

Com jeito e gosto pela coisa, ele trabalhava três meses, ganhava dinheiro e depois ia morar pelo menos um ano no litoral paulista. Quando o dinheiro acabava, ele voltava para o mercado financeiro, ganhava mais grana e voltava para a praia. “Até que um dia os caras sacaram que não adiantava me contratar porque eu não ia ficar muito tempo, fiquei com fama de vagabundo, merecidamente. Foi quando decidi montar uma empresa de análise gráfica, em 1999, a Doji Star Four Gráficos”.

Segundo o Didi, os gráficos refletem a expectativa humana em relação a um determinado ativo... eles mostram o que é o consenso de todas as forças atuantes no mercado..... Os “fundamentalistas”, os “grafistas”, os “loucos” e os “insiders”.

Os “insiders” , não precisam de nada... Basta serem o que são.... É o suficiente para operar e acertar.......

Os “loucos”, também não precisam de nada..... Afinal são “loucos”... E os “loucos” operam na “louca” !!! Só precisam de crédito na corretora e uma certa “intuição”..... A grande maioria das vezes, deixam de ser “loucos” e tornam-se “pobres”... Não que não hajam histórias de “loucos” bem sucedidos...

Os “fundamentalistas”, acordam cedo, devoram jornais, lêem relatórios, acompanham entrevistas, participam de reuniões,.. Etc...etc..etc.. E operam !!

Os “grafistas”, abrem o gráfico e vêem tudo o que os outros pensam, observando o que eles estão fazendo, de que maneira estão fazendo e a que preço.....os gráficos nos revelam o consenso do mercado... Com uma vantagem enorme: enxergamos os “insiders”... Não sabemos o porquê de um determinado movimento, não sabemos quem .... Mas sabemos “o quê”!! E isto é o que interessa.

O ideal, é que encontremos oportunidades, onde todos os gráficos mostrem um mesmo caminho do mercado e ao mesmo tempo... Isto, combinado com os números de força ou figuras de impulsão , nos dizem aonde vamos.....

Aí ficamos “em guarda”, para ver se não aparece nenhuma informação que possa nos importunar no trade, como “kick’s” no adx, fechamentos de bollinger, divergências ou figuras de reversão no candle.... Estes são sinas claros de cansaço da tendência.

12 comentários:

  1. Alexandre,

    Muito boa a história do Didi.Gostei também do curso, é bem objetivo!

    Marcelo Oda

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante o curso.
    Obrigado pelo aprendizado.
    Abs

    ResponderExcluir
  3. Alexandre muito bom..
    tudo que vc falo ai, tem no livro axiomas de zurique.
    Pra mim um livro muito bom ,que fala muito daquelas pessoas que pensa em compra um ativo e ficar com ele pra "sempre"
    Esses são os loucos do mercado ..
    kkk
    muito bom mesmo ..
    abç

    ResponderExcluir
  4. legal..
    n sei se é autirizado puxar outros assuntos no comentario, mas:

    O que achas das acoes da Ecodiesel?
    Vale a atenção para especular?

    ResponderExcluir
  5. Em qual site gratuito é recomendado para fazer análise gráfica.
    Não consigo achar uma ferramenta gráfica que tenha opção de média móvel tripla.
    Sugestões?

    ResponderExcluir
  6. Carlos, Ecodieses enquanto mantiver acima de 0,70 a opção é compradora.

    ResponderExcluir
  7. Campos, tenta a advfn.com ou a cedrofinances.com.

    Agora se quiser um pago, dai tem várias opções.

    abs

    ResponderExcluir
  8. Opa Marcelo Oda, tudo bem! Além de ser um bom investidor, o Didi é uma figura em pessoa. Quando tiver uma oportunidade, vale a pena fazer o curso.

    abs

    ResponderExcluir
  9. O estranho é que esses vendedores de setup's e cursos, só dizem como entrar agora sair que é importante eles nem dão importância.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite meu caro senhor.
      Por você ser um puta lerdão do caralho, me sinto na obrigação de fazer o serviço publico de te responder para que outros não venham a pensar similarmente.
      Ora, ô caralho, se você sabe como é um sinal de entrada por consequência lógica você sabe como é um sinal de saída.
      Cenário 1: você está comprado. a saída é quando der o sinal de venda.
      Cenário 2: você está vendido. a saída é quando der o sinal de compra.

      PS: utilize sinais decentes e não seja uma bixa mão de alface.
      Se liga rapá eu hein

      Excluir
  10. Boa Noite,

    Em qual time frame ele é usado? e pode ser utilizado emmercado futuro?

    ResponderExcluir