segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Point of view - 21/09

Hoje foi o dia do vencimento de opções e girou R$3,3 bilhões. Durante o intraday, o mercado apresentou boa volatilidade, abrindo em baixa de -1,1%. Apesar de ter superado a máxima da semana passada nos 61.027 pontos, ainda assim fechamos abaixo, mas com todo o potencial de superar e seguir rumo aos 63/64 mil pontos.

O Ibovespa finalizou o dia com alta de 0,37% aos 60.928 pontos e volume financeiro de R$8,6 bilhões, e mesmo assim subiu na contra-mão dos mercados globais. O Dow Jones encerrou na região negativa aos 9.778 pontos com queda de -0,42%.

Os destaques positivos do índice Ibovespa foram:
Prga3 alta de 4,1%
Sdia4 alta de 3,4%
Tnlp3 alta de 3,3%
Fora do índice, podemos destacar as altas de Kepl3 alta de 31,6%, Inpr3 com valorização de 14,6%, Jhsf3 alta de 5,0% e Ecod3 alta de 3,6%

E de baixas:
Elet3 baixa de -2,9%
Cesp6 baixa de -1,9%
Jbss3 baixa de -1,7%

Graficamente, o Ibovespa segue forte para o forte objetivo nos 63/64 mil pontos. Mas estamos numa região que todo o cuidado merece atenção. Vários analistas conceituados prevendo o Ibovespa nos 150 mil pontos. Nada impossível, porém, acredito numa forte realizada antes de prosseguir para esses patamares. Mas ainda continua valendo por enquanto o KK(caiu comprou). E há outros acreditando no Ibovespa a 15 mil pontos.

Segue a matéria divulgada pela folha: Analistas têm dúvidas sobre atual patamar da Bovespa

Análise Gráfica de alguns ativos
:

Operações Especulativas (abaixo de 2%):

- Ecod3, passando a impressão de querer subir um pouco mais. Stop nos 0,70.

- Mmxm3, continua firme e forte. Acima de 10,15 ganhará um pouco mais de espaço.

Operações para swing-trade (trade acima de 2%):

- Embr3, stop nos 9,70 e objetivo na região dos 10,65. Primeiro objetivo cumprido, agora mira os 11,20.

- Usim3, enquanto mantiver acima de 42,0 vale a compra. Objetivo imediato na região dos 46,15.

- Ggbr4, superou uma congestão de algum tempinho, objetivo nos 25,5 e stop nos 23,0.

- Itub4, poderá testar o topo a qualquer momento, stop nos 32,50.

Operações especulativas finalizadas:

- Kepl3, indicada na sexta e finalizada hoje com alta de 31%.

- Jhsf3, operação finalizada com alta de 5,0%.

- Inpr3, operação finalizada com alta de 14,6%.


Bons trades.

20 comentários:

  1. Boa noite Alexandre, boa noite a todos.
    Impressionante essa alta da kepler hoje. Tem motivo aparente?

    ResponderExcluir
  2. To desconfiado, petróleo em queda, VIX(índice do medo)em alta de 0,6%, reuniao do FED na quarta, e o Didi falando em correção mais forte. Que você acha Alexandre?
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Alexandre,

    irei começar a ler os dois livros do Alexander Elder que você indica aqui do lado no seu blog, eu já conhecia há algum tempo mas nunca tive oportunidade de ler eles.
    Bom, sobre análises, quais você utiliza geralmente para tirar suas conclusões? E quais materiais você indica pra ter como aprendizado?

    abraço!

    ResponderExcluir
  4. Alexandre, boa noite nosso camarada... Tens bola de cristal??? Na sexta vc falou da Kepler weber!!! Por que houve a alta??? Tem alguma ação que vc recomende para esta semana??? E sobre a INPR3 que em dois dias subiu quase 25 por cento, amanhã há espaço para mais? E a LLXL3, Klabin, Agra, Aracruz, tenda, ainda dá para entrar do lado comprado? Com relação aos day trades, é melhor operar com ações com valor baixo, tipo cinco reais, ou operar com maiores, tipo, GGBR4, Petrobras e Vale? Alexandre, só de olhar sua perfomance no folha inveja, considero vc um mago!!! POrque nem de perto você está ameaçado!!! Ter sucesso no mercado de ações é uma coisa que depende 95 por cento de nós mesmos... Num precisa puxar saco de chefe, falar besteira. Só se empenhar e estudar, e estudar e estudar!!! Vc é show cara... Abração!!! Um dia quero ser como vc, do fundo do coração!!!

    ResponderExcluir
  5. Alexandre, boa noite. e sobreo programa que vc utiliza para detonar na bolsa? Eu baixei um aqui estes dias e fiquei todo empolgado, com gráficos de até 1 minuto, e na hora do vamos ver, a troço ficou congelado o dia inteiro. Vc teria alguma dica tipo, que ofereça um período de teste pra nós operadores tirarmos nossas conclusões??? Abraços...

    ResponderExcluir
  6. Alexandre, mais uma vez: Eu!!! Com relação á LLX, ela num vai parar de subir não??? Hoje em questão de minutos eu vi a bichinha valorizar vinte centavos, quase 3 e meio por cento!!! E hoje num seria valorização na bolsa??? De repente ela contrariou todos os mercados e vlapt, subiu! Tem algum fundamento para isso??? Abraços...

    ResponderExcluir
  7. Alexandre, agora é só para elogiar o espaço... Muito bacana... Boa noite a você e a todos... Um abraço e força sempre...

    ResponderExcluir
  8. Fala Alexandre, espero que esteja tudo bem contigo.
    Ja estou fazendo o simulado na folha e no UOL mesmo assim voce recomenda os dois livros ou somente o segundo?
    Meus parabens, deveriamos criar algo do tipo zemayerfacts pra ti... Um abraçao

    ResponderExcluir
  9. Não Busquem explicaçao, para o que não pode ser explicado, essas altas, como o Proprio Alexandre disse, são especulativas, nao há o que explicar, são eventos aleatorios que levam a alta, ou tambem alguem que comprou bastante papel com o preço baixo ( caso da Kepl3 ), forgou uma alta, para atrair compradores, e vender seu lote no caminho da baixa. nda mais, concentre-se nas cotaçoes, e parem de tentar encontrar explicaçoes para tudo.

    Grande abraço a todos, e parabens pelo Blog, Alexandre.

    Ricardo

    ResponderExcluir
  10. Boa noite !

    Por isso que o nome ja diz "operações especulativas" , e quando uma destas da bem certo, 31% por exemplo, ai fica tudo muito bem.

    Nao acredito em sorte na bovespa, sabemos que ganhar dinheiro ai é questao de estudo e experiencia, mas vejamos uma coisa, todo mundo fica feliz quando entra num trade por exemplo com pontecial de ganho de digamos 5% e ai dispara para 20%.
    Abs e bons trades

    ResponderExcluir
  11. Diogo, a alta de kepl3, por enquanto não tem motivo relacionado a empresa, mas sim a especulação de mercado. O ativo ficou na congestão cerca de um ano e a qualquer momento iria disparar, para algum lado, por sorte dos comprados foi para cima.

    ResponderExcluir
  12. Diogo, o Didi ta falando em bolsa aos 150 mil pontos, veja a matéria divulgada pela Folha de São Paulo no link.

    Em relação a correção, todo ciclo de alta necessita de uma realização, isso faz parte do capitalismo, até para a saúde das bolsas e mercados. Uma queda mais forte esta iminente.

    ResponderExcluir
  13. Rafael, um bom começo é realmente ler os dois livros do Alexander Elder.

    Para tirar as minhas conclusões em relação ao mercado, utilizo os gráficos do broadcast da Agência Estado. (www.ae.com.br). A empresa fornece um período de cortesia para teste.

    ResponderExcluir
  14. Augusto, nada de bola de cristal, apenas análise técnica. Um diferencial é saber ler os gráficos. Uma analogia, vários médicos vendo o mesmo raio x, cada um interpretara de uma forma diferente, alguns receitarão o remedio correto, outros não. No mercado tb é assim, cada um vê o que quer no gráfico e toma as suas decisões.
    A alta da kepl3, apenas especulação.
    Em relação ao preço, nada a ver, pode se operar com qualquer ativo e preço. Mas o ideal é operar ativo que tem liquidez.
    Para ser um bom operador, estude muito, leia muito, faça cursos, opere com pouco no começo e tenha muita disciplina. Os grandes trader são aqueles que tem como objetivo superar a renda fixa e poupança, e não aqueles que querem ficar ricos da noite para o dia.

    ResponderExcluir
  15. Tem vários sistemas gráficos no mercado, para citar alguns:
    www.ae.com.br
    www.cma.com.br
    www.enfoque.com.br
    www.nelogica.com.br
    www.tradergrafico.com.br
    Todos eles tem um periodo de teste gratuito.

    ResponderExcluir
  16. As altas dos ativos ora tem fundamento ora não. As vezes as altas são apenas pq a pressão compradora esta maior que a vendedora, isso já suficiente para levantar o ativo.

    ResponderExcluir
  17. Kiko, recomendo os dois livros do Alexander Elder. Agora se vc já é experiente, apenas o segundo basta.

    ResponderExcluir
  18. Ricardo, valeu pela ajuda! muito bom o seu conhecimento. Nem tudo merece uma explicação...rs. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  19. Alexandre, Ricardo, Bom dia. Concordo plenamente com vocês ao dizerem que nem tudo tem uma explicação, lógico. Só que existe um universo de notícias muito grande, igual esses dias mesmo: LLX despencou e fui ver sobre a licença ambiental para a construção do pátio de manobras. Aí, num dia desses, disparou a alta, recuperando e ultrapassando toda a queda anterior. Aí nesse caso eu nem vi a notícia, mas já sabia que havia saído alguma coisa favorável à empresa. É dessas coisas que falo quando procuro uma explicação ou notícias com vocês, que já possuem anos de estrada. E mais importante do que o dinheiro, é realmente a capacidade de ler, enteder e aplicar as etratégias e ver que ela está funcionando. É ver que o fruto dos estudos já começa a brotar, são coisas vamos dizer assim que dependem do empenho de cada um.
    Bom dia e bons trades a todos. Um abraço...

    ResponderExcluir
  20. Caro Augusto
    Tente acompanhar meu raciocinio, tentarei ser o mais claro possivel, existe um universo de noticias, mas não se pode ter sucesso operando sobre noticias ( a menos que voce seja um mega-power-insider ), pois noticias muitas vezes podem ser forjadas pelas proprias empresas, e muitas vezes o mercado não responde como deveria a algum fato novo. A algum tempo parei de acompanhar o noticiario, e posso te dizer que, meu desempenho no mercado, melhorou consideravelmente. Ao inves de procurar explicaçoes, procure pontos de entrada, não desejo saber o motivo de uma alta, desde que eu tenha identicado que ela esta ocorrendo, e apos estar nela, busco ver, qdo o mercado se enfraquece para ela, para que eu possa sair.

    Pense sobre isso, mais informaçao, não é necessariamente mais conhecimento.

    Ricardo

    ResponderExcluir