segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Point of view - 19/10



Depois do anuncio da nova taxação para investimentos de estrangeiros no país pelo Ministro Guido Mantega, com a alíquota de 2%, os ativos começaram a avermelhar no after market, e a grande maioria operou na mínima (queda) de 2% permitido. Em função disso, há toda a possibilidade de os ativos abrirem com gaps de baixa nesta terça feira.

Apesar de não ter deixado figura de topo, o Ibovespa apresentou a oitava máxima (eight to ten new price high) e abre espaço para uma eventual correção.

O Ibovespa finalizou o dia com valorização de 1,57% aos 67.239 pontos e volume financeiro de R$10,5 bilhões em dia de vencimento de opções. O Dow Jones segue rumo aos 10.300 pontos, encerrando o dia com alta de 0,96% aos 10.092 pontos, pouco abaixo da resistência.

Graficamente, o Ibovespa rompeu uma pequena congestão nos 60 minutos para cima. Porém os indicadores se encontram sobrecomprados e distantes do suporte. Nesses atuais patamares de preços, cabe cada investidor analisar o risco x retorno em relação à abertura de novas compras.

Para amanhã, destacamos a divulgação dos balanços corporativos da Pfizer, Coca-Cola, Caterpillar, Du Pont.

Os destaques positivos do índice Ibovespa foram:
Brap4 alta de 4,1%
Usim3 alta de 3,9%
Csna3 alta de 3,6%

E de baixas:
Goll4 baixa de -2,8%
Brtp4 e Cyre3 com baixa de 2,1%

Análise Gráfica de alguns ativos:

Operações Especulativas (abaixo de 2%):

- Agen11, ativo parou em cima do topo anterior e com volume, acima dos 1,03 ganhara espaço para a busca dos 1,25/1,30.

O Ibovespa se encontra esticado e longe dos suportes. Abertura de novas posições apenas para tiro curto e com stops.

Operações finalizadas:

- Ecod3, depois da indicação, subiu nada menos que 35% e atingiu o objetivo.

- Sgps3, sem muita liquidez, porém valorizou 9,70% depois da sugestão.

- Sanb11, subiu apenas 1,3%.

- Usim3, parou exatamente no objetivo dos 52,0. Operação com mais de 15% depois do setup de compra.

- Petr4, objetivo cumprido nos 37 (máxima de hoje nos 37,49). Depois do setup, alta de 5,7%.

Bons trades.

12 comentários:

  1. Olá Alexandre, boa noite. Tudo bem??? No comentário acima, vc diz sobre a AGEN11 que tem potencial de valorização pois parou em cima do topo anterior e com volume. Isso também foi dito para a ECOD3. Isso "geralmente" antecede uma alta importante de uma ação???

    Outro ponto que vc nos desse uma ajuda é sobre A ARCZ6, onde li numa análise do ITAÚ que acima de R$ 4,23 ganha força e fôlego novamente. Hoje prensei que fosse, mas no after, caíram um monte (deve ser por causa da taxação de 2% né?)...
    Com relação à EMBBR3, ela tá andando de lado a um tempo já né? E pela análise gráfica ainda vai ficar nessa por muito tempo? Ah, só por último, na semana passada a LLX3 caiu quase um real em menos de meia hora. Será que teve uma queda mais acentuada dessas ações que saiu disparando os STOPS de todo mundo? Foi muito estranho...Alexandre, vc sabe o que é pivô de alta??? E quando se fala em divergência de Baixa com o Índice de força relativa???

    Alexandre, mais uma vez obrigado pela atenção e por nos prestigiar com seu vasto conhecimento... "Um dia eu vou ser como vocÊ!"... Abração a você e a todos. Bons trades...

    ResponderExcluir
  2. Alexandre, tinha me esquecido...Quando uma determinada ação tem uma queda, que supostamente aparenta ser uma pequena correção, e a maioria das outras ações continuam acompanhando a tendência de alta do IBOVESPA, quando tem uma realização do índice, essas ações que sofreram uma realização antecipada tendem a realizar novamente, ou "geralmente" elas continuam na sua tendência???

    Abraços e bons trades a você e a todos...

    ResponderExcluir
  3. Alexandre, sobre a KEPL3, qu foi uma outra ação que já estava a um ano na mesma, ela tem potencial de subir mais??? Em pouco tempo ela quase dobrou de preço!!!

    Abraço...

    ResponderExcluir
  4. Isso depende muito do momento da bolsa e qual ativo esta se negociando, no caso dessas duas que na média não tem muita liquidez e de repente o volume aumenta, pode se considerar.
    Exato, acima de 4,23 ganha espaço para mais alta, que seria o rompimento do topo anterior.
    A Embr3 apesar de estar de lado, esta no suporte da media de 55 dias. Mas acima de 11,30 ganha espaço para mais alta.
    Pivot de alta é o rompimento do topo anterior sem a perda do fundo anterior.
    Divergencia de baixa pelo IFR, é quando o IFR esta indicando baixa (topos descendentes) e os preços estao fazendo topos ascendentes.

    ResponderExcluir
  5. A ação sobe por algum motivo e caem tb por algum motivo, cada caso é um caso, não podemos generalizar. Se um ativo cai, podera continuar caindo até o nivel 0,1. Na alta é infinito. Tem ativos que percorrem contra a tendência do Ibovespa, mas é raro.
    Se a kepl3 tem potencial de subir mais, podera ate ter, mais eu não compro mais. Se não comprou a 0,16 que ficou mais de um ano dando sopa, não sou louco de pagar 0,37.

    ResponderExcluir
  6. Ola alexandre !
    gostaria de saber se essa queda do ibvsp hoje dia 20 de outubro, ja estava pra aconteçer ou o fator da queda eh a taxa de 2% para os estrangeiros.
    Bruno

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde Alexandre, tens alguma indicação de ativo dentre os listados no INVESTFOLHA?
    atenciosamente,

    ResponderExcluir
  8. Caro Alexandre,
    BVMF desceu abaixo do suporte da média de 50 dias! será q cai mais amanhã?
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Felipe, depende muito do tipo de gap (gap de fuga, gap de topo, gap de fundo, e etc). No caso da Odpv3, foi gap de fuga em função da boa noticia relacionada ao Bradesco.

    ResponderExcluir
  10. Essa queda já era prevista, os 2% foi um empurrãozinho. Mas nada ainda que mude a tendência de alta do ibovespa.

    ResponderExcluir
  11. Bolero, a Bvmf3 deixou um belo gap, e caiu bem, e a qualquer momento esse gap sera fechado. A ecod3 mostrou força em pleno dia de queda.

    ResponderExcluir
  12. Em função do Gap de hoje, a Bvmf3 poderá ate cair mais um pouco, mas acredito na alta dela no curto prazo em função do gap.

    ResponderExcluir