quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Point of view - 28/10




Apesar da forte queda de hoje, já era previsto uma correção em função de ontem ter montado um pivot de baixa no gráfico diário. O suporte intermediário dos 62.200 pontos foi perdido de forma cruel e testou de vez a região dos 60.500 pontos. O suporte mais forte ficara na região dos 58.000, porém eu acredito que o índice poderá buscar o canal de alta primário na região dos 53.000 pontos em vista da intensidade da correção nesses últimos pregões.

Alguns indicadores vêm mostrando que a correção poderá se intensificar em função de:
- Estrangeiros saindo de posição comprada nos últimos pregões;
- Aumento do número/volume de contratos de dólar na posição comprada;
- Pivot de baixa no diário;
- Perda da média móvel de 20 dias no diário;
- Stocastico no semanal enfim virou para posição vendida.

O Ibovespa finalizou o dia com forte queda de -3,8% aos 60.717 pontos e volume financeiro de R$7,6 bilhões. O Dow Jones intensificou as perdas no final do pregão e encerrou com -1,2% aos 9.762 pontos.

Graficamente, no intraday deve vir um repique de alta depois desses dois dias de correção acentuada, porém no gráfico semanal, os indicadores ainda se encontram esticados e com possibilidade de continuar as perdas para as próximas semanas. Os pontos de prováveis suportes são os 58.000 e 53.000 pontos.

Para amanhã, destacamos a divulgação dos resultados da Exxon Mobil, Procter & Gamble e Kraft Foods, além dos indicadores de Novos Pedidos de Auxilio Desemprego. No Brasil, destaque para a Ata do Copom, e balanços da CCR, Brasil Telecom, Embraer e Br Foods.

Os destaques positivos (de alta) do índice Ibovespa foram:
Csan3 alta de 2,8%
Trpl4 alta de 0,4%

Os de baixas foram:
Mmxm3 baixa de -9,3%
Klbn4 baixa de -8,2%
Jbss3 baixa de -8,1%

Análise Gráfica de alguns ativos:

Operações Especulativas (abaixo de 2%):

Com a montagem do Pivot de baixa no gráfico diário e a virada do stocastico no gráfico semanal, as compras ficam limitadas aos prováveis suportes dos 58 mil ou 53 mil pontos.

Nesse momento, as operações estarão mais voltadas para a venda descoberta, aluguel de ações, venda de mini contratos da BMF ou compra de contratos em dólar.


Bons trades.

7 comentários:

  1. Prezado Alexandre,

    Acompanho seu Blog, assim como outros sobre o assunto, e posso dizer que é um dos melhores que existe na internet.
    Excelente análise sobre a tendência do mercado, principalmente no tocante aos próximos pontos de suporte que a Bovespa deverá testar.
    O repique a que voce se refere já esta acontencendo hoje. Acredito que devamos sair no final do pregão, no maximo amanha, e aguardar por uma nova acomodação em um nivel bem mais abaixo do que se encontra hoje. Estou correto?
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá Samurai, exato, em função desse repique de hoje que ainda podera dar continuidade amanha, o ibovespa tocara na resistencia no intraday. A semana que vem sera determinante para o futuro do Ibovespa, caso perca a minima dessa semana, restara os 58.000 pontos como o proximo suporte. O Dow Jones ficou devendo os 10.300 pontos. O que podera anular maiores quedas. O Dow Jones vem se segurando em cima do canal de alta que não foi perdido ainda, se mantiver acima, podera retomar a alta anulando a correção mais intensa do Ibovespa.
    Pelo stocastico semanal, o ibovespa caira mais, mas nesse mercado nada é tão exato que podemos afirmar algo. E isso que o torna tão fascinante.

    PS. Valeu pelo elogio, mas não precisa exagerar! Tem vários sites e blogs bons por ai....rssss.

    ResponderExcluir
  3. Caro Alexandre,

    Retiro o que eu disse.
    Seu Blog é uma porcaria. (rsss.)
    FUI...

    ResponderExcluir
  4. Caro Alexandre,

    Tenho te seguido no twitter,embora ultimamente vc não tem feito muito comentário por lá ,mas sempre que posso dou uma passadinha aqui em seu blog para aprender este mundo louco e maravilhoso das ações.Gostaria que vc se pudesse desse uma analisada em um dos participantes do Folhinvest chamado Subires Garcia. Ele começou outubro em primeiro lugar no ranking e ontem pulou para 220,000. Que erro ele teria cometido e que papeis oscilam tanto desta maneira?
    Um abraço

    Luiz Caruso Jr.

    ResponderExcluir
  5. Alexandre, seu blog é ótimo! Parabéns!!!

    Apesar de ser novo no mercado deu pra entender alguma coisa, queria aproveitar a oportunidade para te perguntar quais empresas seria uma boa pra investir nesses dias(Para ter um retorno rápido)

    Atenciosamente

    Alberth T. Silva

    ResponderExcluir
  6. Luiz, tudo bem. Olha não saberia te explicar em função de não ter acompanhado de perto a evolução do Subires. Mas que me lembre não houve nem um ativo que caiu tanto a ponto de obter essa queda toda. O melhor a fazer é direcionar uma pergunta na caixa de mensagens do Folhainvest do Subires.

    ResponderExcluir
  7. Alberth, se vc perdeu esse repique todo de alta de hoje, melhor aguardar a semana que vem para melhor definição do ibovespa.

    ResponderExcluir