segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Point of view - 01/02

O repique do Ibovespa já era previsto em função da correção dos últimos dias. Para abertura de novas compras, o stop mais evidente é a perda da mínima da semana passada. Alguns dos ativos que poderão subir com maior rentabilidade caso o mercado resolva voltar para a tendência altista no curto prazo são: a Btow3, Cyre3, Ecod3 e Csna3. Mas o cenário ainda é perigoso, tendo em vista que os estrangeiros ainda continuam saindo do mercado local.

O Ibovespa começou o mês de fevereiro com toda a força na ponta compradora e finalizou o dia com alta de 1,8% aos 66.571 pontos e volume financeiro de R$5,7 bilhões. A próxima resistência agora em torno de 67.815 pontos.

Graficamente, o Ibovespa continua vendido no gráfico diário enquanto no intraday o cenário vem melhorando, mas ainda incerto. Agora mira os 67.500/68.000 pontos, mas essas resistências são fortes e ainda não mostrou uma reversão de tendência. Pelas médias móveis ainda continua vendido no gráfico diário.

Alguns balanços a serem divulgados durante a semana:
Quarta feira: Cisco Systems e Pfizer (EUA)
Sexta feira: Duratex (Brasil).

Para amanhã divulgação de Vendas de Casas Pendentes as 13:00hs nos EUA.

Os destaques positivos (de alta) do índice Ibovespa foram:
Csan3 alta de 10,7%
Bbas3 alta de 6,8%
Llxl3 alta de 5,1%

Os de baixas foram:
Elet6 baixa de 3,1%
Embr3 baixa de -3,0%
Tamm4 baixa de -1,9%

Análise Gráfica de alguns ativos:

Operações swing-trade:

- Cyre3, enquanto mantiver acima dos 20,8 tem como objetivo nos 26,50. Stop nos 20,8.

- Ecod3, suportou bem a correção do Ibovespa. Enquanto mantiver acima de 1,20, tem como objetivo a região dos 1,85.

- Plas3, acima de 3,80, mira a região dos 4,30 como o primeiro objetivo. Stop curto na perda dos 3,0.

- Btow3, um dos ativos que mais corrigiu na queda do índice. Stop na perda dos 37,20. Objetivo nos 41,50 enquanto mantiver acima do stop.


Bons trades.

8 comentários:

  1. Boa noite Alexandre, tudo bem??? Em seus comentários sobre o "Stop curto" em PLAS3, a ação está cotada a R$ 3,57. Você cita stop curto nos R$ 3,00. Como classificamos stop para ele ser chamado de curto? Nesse caso do stop a R$3,00, caso aconteça uma queda, já vai ter sido perdido quase 20 por cento de lucro. Dá uma ajudinha aí!!!
    Abração e ótimos trades!!!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, melhor o stop curto é nos 3,20 no fundinho anterior. E o stop longo na região dos 3,0.

    Quando se pega um ativo que ja andou, o stop tende a ficar longe. Por isso a melhor forma de arriscar é no suporte e corrindo o risco de ser stopado. No caso da plas3, o ativo ficou quase 10 meses andando de lado pela região dos 2,30. No meu caso que opero curtissimo prazo, meu stop sempre é a perda da minima do candle anterior.

    ResponderExcluir
  3. Alexandre, bom dia. Entendido... Então no caso, vc opera com base na mínima do candle anterior. MAs seria no gráfico diário??? Abraços...

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Alexandre!
    Sempre fico impressionado com sua performance na bolsa, mas me diga por favor:

    *Você opera somente swing trade?
    *Qual a porcentagem de capítal que você usa por trade? (Conseguia na faixa de 5% a 8% por mes usando +- 30% do meu capital em cada operação, isto é, geralmente estou operava 3 ativos por vez no swing)(Isto mesmo "operava" pois agora estou quebrado, entrei pela 3º vez nas opções e tomei toco).
    *Você aplica em renda fixa?
    *Opera com opções? (Imagino que quem tenha um rentabilidade de mais de 400% no ano não precise se aventurar por estes mercados, é o que eu faria ushaus)

    Alexandre, responda somente as perguntas que quiser, mas como qualquer candidato a trader fico curioso com certos detalhes, por exemplo ja vi manejo de risco que o trader usava apenas 2% do capital operavel por trade.Acho muito pouco...
    Obrigado Alexandre!!
    Sucesso a todos!

    ResponderExcluir
  5. Ah mais uma coisa que com certeza você vai poder me ajudar devido a sua enorme experiencia:

    *Tenho 2.000,00, e digamos que eu goste da operações com opções a descoberto no day trade, isso porque acerto muitos trades seguidos, antes de eu quebrar tinha conseguido 100% sobre um capital de 1.500,00 em uma semana, até que um belo dia vendi uma opção ATM de VALE e nao fiquei acompanhando o pregão (Q amadorismo...), então perdi 110%...Agora juntei dinheiro de novo os R$2.000,00 e queria transforma-los em pelo menos uns R$30.000,00 , dentro de uns 6 a 8 meses...
    ***O que vc acha disso tudo?
    ***Com swing trade ja consegui resultados satisfatorios , porem com ações.(Bom isso foi ano passado, com toda aquela alta e tal...), porem como tenho pouquissimo dinheiro, iria demorar muito para ter mais , entao prefiro as opções (Como todo iniciante e amador)
    *** O que vc aconselha a um simples mortal?

    Obrigado Alexandre, sei que vc não é consultor , apensar que poderia ser hehe, mais ficaria muito agradecido se vc me desse sua opinião!

    Até mais!

    Bons trades

    Alberto Martyn (A mensagem o manejo de risco e se vc aplica em renda fixa foi minha tb )

    ResponderExcluir
  6. Exato, eu opero com a mínima do candles anterior, para entrada no gráfico diário. Para especulação intraday, vc poderá utilizar a mínima do gráfico de 5, 15 ou até 60 minutos.

    abs

    ResponderExcluir
  7. Alberto, eu opero todos os tempos, mas isso dependera muito do momento do mercado. Neste momento estou envitando posição de position em função do mercado se apresentar esticado no grafico mensal. Eu gosto muito de operar daytrade, ou seja, operação de especulação pura.
    Para daytrade, geralmente, utilizo mais de 100% do capital, opero alavancado, tendo em vista que a corretora fornece margem de 4 vezes o capital aplicado.
    Não aconselho investir 100% do capital em bolsa de valores. Temos que diversificar os investimentos.
    Opção: quando opero, apenas a seco, e na última semana antes do vencimento, qdo as opças ganham maior volatilidade e com pouco capital.
    Transformar R$2mil em R$30mil em questão de 8 meses, acho muito complicado. Se tiver muita sorte, apenas no mercado de opções. Se conseguir me avise, porque dai contratarei vc para ser o meu investidor pessoal.
    Com um capital pequeno, deve-se realmente correr mais riscos, até mesmo para aumentar o montante, mas nunca se esqueça de utilizar o stop, pq as opças tem a desvantagem de virar pó.

    abs

    ResponderExcluir
  8. Alexandre,
    Muito obrigado por contar um pouco destes detalhes operacionais, vao ser de muita utilidade para mim, estas coisas sao meio dificies de se saber, pelo menos para eu que nao tenho muitos contatos com trader experientes, as pessoas que me cercam dao risada quando falo da bolsa, dizem que sou sonhador e visionario. Bom , isso é porque elas gostam de ganhar salarios e seguir ordens de empresarios e patroes chatos, como eu prezo minha liberdade, meus objetivos sao outros, nada a ver com patroes e salarios.
    Um dia chego la, pois para se criar uma empresa lucrativa, qualquer negocio que seja incluindo operaçoes em bolsa, é realmente dificil no começo, bolsa e negocios oferecem riscos, exigem em sua maioria algum capital e mais importante: experiencia.
    Em contato com voce e outros traders (todos por blog) e fazendo cursos e lendo muitos livros, um dia chego la tambem.
    Parabens pelo sucesso Alexandre e pela humildade em responder as questoes de mais um iniciante na bolsa

    Obrigado e bons trades!

    Alberto Martyn

    ResponderExcluir